O VISITANTE BENFICA venceu o Porto por 1 x 0, na noite desta 6ª feira (21), diante de 48 mil torcedores no estádio do Dragão, e aumentou para seis pontos (28 a 22) a vantagem na liderança absoluta, como único invicto em 10 rodadas da Primeira Liga, como é tratado o Campeonato Português.

O GOL ÚNICO DO MAIOR clássico português, disputado pela 251ª vez, foi do meia Rafa Silva, de 29 anos, natural do Barreiro, distrito de Setubal. Ele completou de primeira o cruzamento rasteiro do ponta paulistano David Neres, de 25 anos, comprado em junho do Shakhtar, campeão da Ucrânia, por 15 milhões de euros.

O BENFICA VOLTOU a vencer o Porto depois de nove clássicos, desde março de 2019, por 2 x 1, quando também se manteve líder invicto. O Porto jogou com 10 desde os 27 minutos, quando o meia canadense Stephen Eustáquio, de 25 anos, foi expulso, pelo segundo cartão amarelo, por falta dura, pelo árbitro João Pinheiro.

O GOLEIRO VLACHODIMOS, grego-alemão de 28 anos, 1,89m, evitou dois gols do Porto, antes dos 15 minutos, em cabeçada e chute do iraniano Mehdi Taremi, vice-artilheiro do campeonato com cinco gols. O lateral Gilberto, ex-Fluminense, e o ponta David Neres, ex-São Paulo, que entraram no intervalo, melhoraram o Benfica.

TÉCNICO EXPULSO – O árbitro João Pinheiro, de 34 anos, da Associação de Futebol de Braga, expulsou o técnico Sergio Conceição, de 54 anos, pouco depois do encerramento do jogo, por aumentar o tom de voz nas reclamações. Das 33 faltas, o Porto cometeu 14, e dos 10 cartões amarelos, 7 foram do Benfica.

O TÉCNICO DA SELEÇÃO portuguesa, Fernando Santos, ex-zagueiro de 68 anos, assistiu da tribuna, ao lado de Jorge Nuno Pinto da Costa, de 84 anos, há 40 na presidência do Porto. Ele apresentou a lista prévia de 55 nomes e no dia 7 de novembro anunciará os convocados para a Copa do Mundo.

VLACHODIMOS, Alexander Bah (Gilberto), Antonio Silva, Otamendi e Grimaldo; Enzo Fernandez (Draxler e depois Musa), Fredrik Aursner, Florentino Luis e Rafa Silva (Mihailo Ristic); João Mario (David Neres) e Gonçalo – o time do técnico alemão Roger Schmidt, ex-meia de 55 anos, desde maio de 2022 no Benfica.

O BENFICA, 2º do Grupo H da fase de grupos da Liga dos Campeões, jogará 3ª feira (25), em seu estádio da Luz, em Lisboa, com a Juventus, que perdeu os três jogos. Nesta 6ª feira (21), em Turim, pela 11ª rodada do Campeonato Italiano, a Juventus, em 7º com 19 pontos, goleou o Empoli, 11º com 11 pontos, por 4 x 0.

DIOGO COSTA, João Mario, Fabio Cardoso, David Carmo e Zaidu Sanusi (Wendell); Otávio, Mateus Uribe, Stephen Eustáquio e Galeno (Toni Martinez); Evanilson (Gabriel Veron) e Mehdi Taremi – o FC Porto, do técnico Sergio Conceição, ex-meia-atacante de 47 anos, que sofreu a segunda derrota em 10 rodadas.

O PORTO, 2º do Grupo B, da fase de grupos da Liga dos Campeões, com 6 pontos, jogará 4ª feira (26), na Bélgica, com o Brugges, líder do grupo com 10 pontos e um dos oito invictos em cinco rodadas. Mesmo perdendo, e expulso após o jogo, o técnico Sergio Conceição disse que “o Porto deve se manter otimista e confiante”.

Fotos: Lance! Renascença