OS JORNAIS ESPORTIVOS DA ESPANHA destacam em sua edição desta primeira sexta (5) de novembro a repercussão da revelação do lateral e meio-campo Joshua Cavallo, de 21 anos, que, muito emocionado, anunciou sua bissexualidade. O video viralizou rapidamente nas redes sociais, apoiado por colegas e atletas de elite do futebol, e de outros esportes, em várias partes do mundo. Os companheiros de equipe do Adelaide United aplaudiram a declaração “muito corajosa”.

CARL VEART, ex-atacante de 51 anos, técnico do Adelaide United, disse que “a revelação feita no video mostrou não só a coragem, mas a personalidade forte de Joshua” e salientou ainda que “os colegas de equipe classificaram também como acolhedora e excepcional a fala do companheiro”. O zagueiro espanhol Piqué, do Barcelona, e o meia francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, também apoiaram a revelação de Joshua.

A REVELAÇÃO DE UM JOGADOR AUSTRALIANO, assumindo a bissexualidade, não chega a ser novidade. O ex-meia John Warren, capitão da seleção que disputou a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, também assumiu, em passado mais antigo, em que os gays tinham participação mais discreta. John Warren convidou o ex-atacante Washington, campeão no Fluminense, nos anos 80, para um jantar, depois de vê-lo sair do chuveiro no vestiário do Maracanã.

O ADELAIDE UNITED é um clube relativamente recente, fundado em 2003, e teve logo três anos depois a participação do artilheiro Romário em quatro jogos no final da temporada de 2006. No auge da forma, Romário foi muito aplaudido no torneio internacional do bicentenário da Austrália, em 1988, por suas atuações na campanha vitoriosa da seleção, ganhando o prêmio de jogador do evento.

O EX-LATERAL CASSIO OLIVEIRA, do Flamengo, entre os anos 2000 e 2002, jogou no Adelaide United e foi eleito em 2011 o melhor brasileiro da história do futebol australiano. Seu filho Bernardo, de 17 anos, atualmente jogando com a camisa 31 do Adelaide United, é um dos destaques do campeonato. Por fim, os jornais ressaltam: “A revelação do jogador australiano Joshua aumentou ainda mais o orgulho da comunidade LGBTQIA+”

BOM DIZER – Adelaide, bonita e limpa, como todas as cidades do país, é a capital costeira cosmopolita da Austrália Meridional. A exemplo de Sydney e Melbourne, onde cobri em 1988 o torneio do bicentenário, está entre as mais visitadas. O então presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Octavio Pinto Guimarães, visitou vários museus, parques e fez várias fotos com cangurus e coalas, que passam a maior parte do tempo em cima das árvores.

Foto: Belize News