NO PRIMEIRO JOGO sem o artilheiro Tiquinho Soares, que torceu o joelho e só volta em cinco semanas, o Botafogo só precisa do empate na noite de hoje (9) com o Libertad, do Paraguai, para se classificar às quartas de final da Copa Sul-Americana, por ter vencido o jogo de ida no Estádio Nilton Santos por 2 x 1. O Libertad precisa vencer por dois gols para se classificar, ou por um gol para decidir a vaga nos pênaltis.

O SUBSTITUTO de Tiquinho Soares deverá ser Janderson, com Eduardo mantido no meio-campo, embora o técnico Bruno Lage ainda não tenha descartado aproveitá-lo um pouco mais avançado. É possível que alguns titulares, entre eles o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson, sejam poupados para evitar o desgaste. O Botafogo quer a Sul-Americana, mas trata o Brasileiro, que lidera com vantagem de 13 pontos, como prioridade de 2023.

A PROVÁVEL ESCALAÇÃO para a noite de hoje (9) no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção: Lucas Perri ou Gatito, Di Placido, Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Marçal; Marlon, Danilo ou Eduardo e Lucas Fernandes; Gustavo Sauer ou Junior Santos, Janderson e Victor Sá. O Botafogo terminará o turno do Brasileiro, no último jogo de sábado (12) da 19ª rodada, no Estádio Nilton Santos, com o Internacional, motivado pela classificação da noite de ontem ( 8 ) na Libertadores.

        FORTALEZA, CLASSIFICADO E PUNIDO

O FORTALEZA se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana, que disputará com Bragantino ou América Mineiro, ao empatar com o Libertad (1 x 1), diante de 50 mil torcedores, na noite de ontem ( 8 ) na Arena Castelão, depois de vencer o jogo de ida no Paraguai (1 x 0, gol de Zé Welison). O Libertad fez 1 x 0, gol de Espinoza, aos 31 do 1º tempo, e esteve perto de levar a decisão da vaga para os pênaltis.

O PONTA MARINHO, ex-Santos e Flamengo, que entrou na metade do 2º tempo, marcou o gol da classificação do Fortaleza aos 47 minutos, com linda cobrança de falta no ângulo. O Fortaleza pressionou muito no 2º tempo e chegou a mandar duas bolas na trave do Libertad, em chute de Zé Welison, de fora da área, e de Marinho, que deu mais velocidade ao time, que vai, pela primeira vez, às quartas de final de um torneio continental.

O ÁRBITRO ARGENTINO Facundo Tello expulsou o zagueiro Marcelo Benevenuto, ex-Botafogo, e três do Olímpia: Óscar Cardozo, Néstor Gimenez e Ivan Piris, que agrediu Pikachu com uma cotovelada, falta que originou o gol de empate do Fortaleza. O adversário do pentacampeão cearense nas quartas de final da Sul-Americana será o Bragantino ou o América Mineiro, que precisam vencer para evitar os pênaltis, depois do 1 x 1 no jogo de ida em Belo Horizonte.

POUCAS HORAS antes do jogo, o Fortaleza foi punido pela Fifa, que acatou a denúncia do Colo-Colo, do Chile, feita em abril, acusando o clube cearense de aliciar o atacante argentino Martin Lucero, de 31 anos. O jogador recebeu punição de quatro meses de suspensão, enquanto o Fortaleza não poderá contratar novos jogadores, brasileiros ou estrangeiros, nas próximas duas janelas de transferências.

         CORINTHIANS GARANTE CLASSIFICAÇÃO

O CORINTHIANS soube administrar bem a vantagem da vitória por 2 x 1 no jogo de ida, na Arena Corinthians, e garantiu a classificação às quartas de final, com Goiás ou Estudiantes de La Plata, ao segurar o 0 x 0 na noite de ontem ( 8 ), no Estádio do Newell’s Old Boys, em Rosário, na Argentina. Hoje (9), no Estádio da Serrinha, o Estudiantes de La Plata é amplo favorito porque o Goiás, derrotado por 3 x 0 na Argentina, precisa vencer por quatro gols.

Foto: Joe Klamar / AFP e DOL