gfesporte.com.br

Depois de empatar na estreia com o Horizonte, do Ceará (1 x 1), e de perder (1 x 0) para o Cuiabá, o Botafogo se classificou para a fase mata-mata da Copa São Paulo ao vencer (2 x 1) a Francana, na noite desta terça (8), em jogo de gols e tensão no segundo tempo. O goleiro Lucas garantiu a classificação do Botafogo com duas grandes defesas, quando mais a Francana, que precisava do empate, pressionou. O segundo tempo teve oito minutos de acréscimos!

ABRIU 2 x 0 – O Botafogo só se classificaria se vencesse e a decisão da vaga ficou para o segundo tempo. Ênio fez 1 x 0 Botafogo aos 11, aproveitando a rebatida do goleiro Caio, em chute forte de Rhuan. E aos 33 deu assistência para Ramonzinho fazer 2 x 0, mas a Francana diminuiu em dois minutos com o gol de Guilherme, aos 35. O Botafogo quase pagou caro pelo recuo para garantir a classificação, mas o goleiro Lucas segurou a pressão da Francana.

O CUIABÁ, da capital do estado do Mato Grosso, empatou (1 x 1) no primeiro jogo, com o Horizonte, do Ceará – único do Grupo 9 que não pontuou – e garantiu o primeiro lugar com 5 pontos. Botafogo e Francana terminaram iguais com 4 pontos e o Botafogo se classificou pelo terceiro critério de desempate, o de gols marcados (3), enquanto a Francana fez 2. Ambos terminaram sem saldo de gols, o Botafogo marcou e sofreu 3, e a Francana marcou e sofreu 2.

Foto: Marcos Soares / Reprodução / Twitter BFR

ESTUDIOSO – A Copa São Paulo é o primeiro trabalho de Marcos Soares, paulista de 43 anos, que assumiu o sub-20 do Botafogo com a demissão de Anthoni Santoro, após má campanha no Torneio OPG, e a saída de seu assistente Felipe Lucena, que aceitou o convite de Maurício Barbieri, ex-Flamengo, técnico do Goiás no Brasileirão 2019. Marcos Soares é estudioso, preparado, fez estágios no Barcelona, Atlético de Madrid e Bayern de Munique, foi coordenador de logistica da seleção do Irã na Copa de 2014 e  trabalhou nas divisões de base do Corinthians e do Santos.

MESTRE x ALUNO – Na decisão da vaga, um detalhe: Marcos Soares, técnico do sub-20 do Botafogo, foi treinador de Marcos Aurélio Fernandes, técnico do sub-20 da Francana. Os dois não se viam há algum tempo e trocaram abraços, antes e depois do jogo, disputado em clima de bom nível técnico e disciplinar. Marcos Aurélio havia sido assistente do ex-jogador Paulinho McLaren, que comandou o time principal da Francana na Série B do Campeonato Paulista.

DUAS VAGAS, DUAS DESPEDIDAS

Enquanto Flamengo e Vasco estarão tentando o primeiro lugar de seus grupos no último jogo da fase de classificação, Boavista e Madureira estarão se despedindo nesta quarta (9) da edição histórica de número 50 da Copa São Paulo, o maior torneio de times sub-20 do futebol brasileiro. O Boavista, eliminado após duas derrotas, tenta pelo menos se despedir com a única vitória no Grupo 12, com o também eliminado Guarani de Campinas. Bahia e Taquaritinga decidirão o primeiro lugar.

  • O Madureira, que estreou perdendo para o Flamengo de São Paulo e depois empatou com o Coritiba, jogará nesta quarta (9) com o Garulhos, de São Paulo, único que ainda não pontuou no Grupo 26, com sede em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, a segunda mais populosa do estado e uma das mais ricas do país. Flamengo e Coritiba decidirão o primeiro lugar.
  • VASCO x TAUBATÉ – O Vasco tem a vantagem do empate para ser o primeiro do Grupo 27, no jogo desta quarta (9) com o Taubaté, do município da região do Vale do Paraíba, a 135 km da capital de São Paulo. Os times estão iguais em pontos (4), mas o Vasco tem mais saldo de gols (3), enquanto o saldo do Taubaté é de 1. O Vasco goleou (4 x 0) na estreia o Carajás, do Pará, e ficou no 0 x 0 no segundo jogo com o Tubarão, time do sul do estado de Santa Catarina.
  • FLAMENGO E O LANTERNA – O Flamengo é amplo favorito na última rodada, nesta quarta (9) com o já eliminado Jaguariúna, da região metropolitana de Campinas, a 122 km da capital paulista. O campeão da Copa São Paulo de 2018 deve terminar em segundo no Grupo 15, depois de golear (4 x 0) o River, do Piauí, e de perder (1 x 0) para o Trindade AC, de Goiás, que fará o outro jogo de hoje (9) com o River do Piauí.
  • FLUMINENSE 100% – Único do Rio que venceu os dois jogos e ainda não sofreu gol – 7 x 0 no Parnahyba, do Piauí, e 2 x 0 no Sete de Dourados, Mato Grosso do Sul -, o Fluminense decide quinta (10) o primeiro lugar do Grupo 23 com o Audax, de São Paulo, na região metropolitana de Osasco. Fluminense e Audax têm 6 pontos, mas a vantagem no saldo de gols é do Fluminense, que joga pelo empate, com 9 gols. O saldo do Audax é de 5.
  • VOLTA REDONDA – Depois de perder (1 x 0) na noite de segunda (7), no estádio do Canindé, para a Portuguesa, o Volta Redonda, com 3 pontos, deve terminar em segundo no Grupo 32, desde que vença quinta (10) o Santo André. O adversário da Portuguesa, com seis pontos, será o Paraná Clube.