Em sua nona derrota – oitava fora de casa -, o Botafogo foi goleado (4 x 0) pelo Grêmio, que já saiu para o intervalo em vantagem, com dois gols de Jael. No segundo tempo, Alisson e André completaram a goleada, diante de 14.852 pagantes na Arena Grêmio, em tarde chuvosa em Porto Alegre. O Botafogo parou nos 25 pontos – 6 vitórias, 7 empates e 9 derrotas – e viu o saldo negativo de gols aumentar para 11, com 20 a favor e 31 contra. Em 22 jogos foi o décimo em que o Botafogo não fez gol.
DOIS PÊNALTIS – Há coisas que só acontecem ao Botafogo, diz o velho ditado do futebol: o time sofreu dois gols de pênaltis, marcados com acerto pelo árbitro baiano Jailson Freitas. Jael converteu o primeiro, com cavadinha, aos 11 minutos, bola no braço do capitão Joel Carli, que recebeu o cartão amarelo, e André aproveitou o segundo, aos 29 do segundo tempo, para fechar a goleada, repetindo a bela cobrança do pênalti que classificou o Grêmio na Libertadores.
O outro gol do primeiro tempo, aos 44, foi de Jael, após lançamento longo, sob medida, de Cicero. Jael foi muito aplaudido ao ser substituído por André, aos 23 do segundo tempo. Mato-grossense de Várzea Grande, Jael tem 31 anos e chegou aos 10 gols em 54 jogos pelo Grêmio, que o contratou em 2017. O terceiro gol foi de Alisson aos 15 do segundo tempo, com chute forte, sem chance para o goleiro Saulo, que reapareceu bem, sem culpa nos gols sofridos.
O Botafogo volta a jogar na próxima quarta (5), com o Cruzeiro, no estádio Nilton Santos. O técnico Zé Ricardo não contará com Rodrigo Pimpão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jogo seguinte do Botafogo será com o Fluminense, no Maracanã. Com a décima primeira vitória – sétima em casa -, o Grêmio soma 40 pontos – 11 vitórias, 7 empates, 4 derrotas – e tem saldo de 18 gols (29 x 11). O próximo jogo, fora de casa, será com o Santos.
CARPEGIANI RECUPERA BEM O VITÓRIA
Com a segunda vitória consecutiva (1 x 0) e outra vez com gol do lateral-direito Léo Ceará, o Vitória chegou aos 25 pontos, mostrando excelente recuperação depois que o técnico gaúcho Paulo Cesar Carpegiani assumiu. A vitória sobre o América Mineiro, na tarde deste primeiro sábado de setembro, no estádio Barradão, em Salvador, foi conseguida com muita determinação, como a do domingo passado no 1 x 0, também com gol de Léo Ceará, sobre o Atlético Mineiro.
O Vitória superou o Botafogo – ambos com 25 pontos -, por ter uma vitória a mais (7 x 6) e ainda pode tirar proveito no confronto direto com o alvinegro carioca, no jogo que disputarão na vigésima sexta rodada, dia 23, em Salvador. O próximo jogo do Vitória será com o Fluminense, quinta (6), às 19 horas, no Maracanã. O América Mineiro, com a décima derrota, ficou nos 26 pontos – 7 vitórias, 5 empates, 10 derrotas – e saldo negativo de cinco gols (22 x 27). O próximo jogo será quinta (6), em Belo Horizonte, com o Vasco.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio Divulgação