A RECOPA SUL-AMERICANA, que começa a decidir 5ª feira (20) com o Racing, no estádio El Cilindro, em Buenos Aires, é o segundo título inédito que o Botafogo disputará em 2025, depois de perder a decisão da Supercopa do Brasil em jogo único com o Flamengo (3 x 1), em Belém.

RACING E BOTAFOGO nunca se enfrentaram. O Racing perdeu a final da primeira edição da Recopa Sul-Americana, em 1989, para o Nacional, do Uruguai: 1 x 0 em Montevidéu, com arbitragem do paulista Romualdo Arpi Filho, e 0 x 0 no jogo de volta, em Buenos Aires.

O BOTAFOGO só disputou a final da Recopa Sul-Americana em 3 de abril de 1994, perdendo o jogo único para o São Paulo por 3 x 1, em Kobe, no Japão. Leonardo, Guilherme e Euler fizeram os gols do São Paulo, de Telê Santana, e Roberto Cavalo, de pênalti, o gol do Botafogo, do técnico Dé.

O BOTAFOGO pode ter a estreia de Jair, zagueiro paulista de 19 anos, 1,98m, comprado do Santos por R$90 milhões. Ele chegou na madrugada desta 3ª feira (18) com a seleção que ganhou o Sul-Americano Sub-20, na Venezuela, e disputará o Mundial Sub-20, em setembro, no Chile.

JAIR deve estrear ao lado do argentino Barboza, de vez que o angolano Bastos ainda continua se recuperando de problema no joelho. O Botafogo ainda não contará com o meia-atacante uruguaio Santiago, e o ponta Artur continua em avaliação, após lesionar a coxa no jogo com o Nova Iguaçu.

O BOTAFOGO também avalia a recuperação do ponta Nathan, de 20 anos, comprado do Grêmio por R$57 milhões, que ficou fora dos três últimos jogos da seleção Sub-20, devido à lesão na coxa no jogo com a Colômbia. É possível que ele só entre no jogo de volta, dia 27, no estádio Nilton Santos.

POR SUA VEZ, o Racing não terá os zagueiros Basso, com trauma na perna, e Sosa, com dores no joelho, mas contará com a volta de Adrian Martinez, artilheiro da Copa Sul-Americana. Sétimo do Grupo A do Campeonato Argentino, o Racing perdeu domingo (16) para o Argentinos Juniors (3 x 2).

DOS TIMES da Série A, o Botafogo é o que mais perdeu: seis derrotas em 11 jogos, e o único ainda sem técnico, dirigido pelo assistente Claudio Caçapa. Entre os jogos decisivos da Recopa Sul-Americana, o Botafogo ainda tenta a vaga nas semifinais do Carioca, domingo (23), com o Vasco, em São Januário.

RACING x BOTAFOGO será apitado pelo chileno Felipe Gonzalez, de 44 anos, e o jogo de volta, dia 27, no estádio Nilton Santos, pelo venezuelano José Valenzuela, de 41 anos, que em 2022 apitou Inglaterra 0 x 0 Estados Unidos e França 3 x 1 Polônia, na Copa do Mundo do Catar.

Foto: Divulgação