O Botafogo goleou o Sol de América, do Paraguai (4 x 0), com dois gols em cada tempo, na noite desta quarta (29), no estádio Nilton Santos, e terá como adversário nas oitavas de final da Copa Sul-Americana o Atlético Mineiro, que na noite anterior eliminou o Union Calera (3 x 0, nos pênaltis), com o goleiro Victor defendendo as três cobranças do time do Chile. O primeiro jogo será no estádio Nilton Santos, e a decisão da vaga no estádio Independência, em Belo Horizonte.
FIM DE JEJUM – O Botafogo dominou amplamente desde o início e já saiu para o intervalo com 2 x 0. Logo aos sete minutos, Cicero marcou seu terceiro gol com a camisa alvinegra, aproveitando com uma cabeçada forte, o escanteio de João Paulo. O segundo gol foi de Luis Fernando, aos 29, com assistência de Diego Souza. No segundo tempo, Gustavo fez 3 x 0 aos oito minutos – seu primeiro gol em 35 jogos, desde que se tornou profissional -, após cruzamento do lateral Gilson.
DIEGO SOUZA não sabia o que era fazer gol desde o primeiro que marcou, abrindo a goleada (4 x 1) sobre a Portuguesa, em jogo da quinta rodada do Campeonato Carioca de 2019, na noite de 21 de março, no estádio Nilton Santos. Dois meses e uma semana depois, o meia voltou a fazer gol na noite desta quarta (29), no mesmo estádio, só que desta vez fechando a goleada (4 x 0) sobre o Sol de América, aos 27 do segundo tempo. No minuto seguinte, saiu aplaudido ao ser substituído.
OS CONTRASTES – O Botafogo completou quatro jogos sem sofrer gol na Copa Sul-Americana, contrastando com dois jogos sem fazer gol no Campeonato Brasileiro. O Botafogo saiu de campo, pela primeira vez, na atual temporada, sem ter jogador advertido com cartão amarelo. Bem diferente do jogo com o Palmeiras, em que o time teve 11 advertências! O técnicoEduardo Barroca mostrou-se muito satisfeito com a aplicação do time: Gatito, Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Alex Santana (Gustavo, 38 do primeiro tempo), João Paulo e Cicero; Luis Fernando (Lucas Barros, intervalo), Erik e Diego Souza (Igor Rabello, 28 do segundo tempo). O Botafogo volta ao estádio Nilton Santos, domingo (2), para o jogo com o Vasco pela sétima rodada do Brasileirão.
O JULGAMENTO – Está marcado para a primeira sexta-feira (7) de junho o julgamento do recurso do Botafogo, que tenta anular o jogo perdido (1 x 0) para o Palmeiras, sábado passado (25), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Botafogo alega erro de direito do árbitro Paulo Roberto Alves Junior, da Federação Paranaense. O julgamento do caso será feito por nove auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, sob a presidência de Paulo Cesar Salomão Filho, que determinou à CBF, que não homologue o resultado do jogo, até a decisão do STJD.
ARBITRAGEM sem problema do uruguaio Esteban Ostojich, que só aplicou dois cartões amarelos: o do meia Richard Franco, aos 9 do primeiro tempo, por falta em Erik, e o do atacante Salcedo, no último lance do jogo, por falta em João Paulo. Botafogo 4 x 0 Sol de América, R$352.526,00. 13.543 pagantes.
Foto: Lance