Botafogo e Fluminense ganharam um ponto no 1 x 1 da manhã nublada deste primeiro domingo (4) de outubro, no estádio Nilton Santos, mas podem perder posições na sequência da décima terceira rodada. Com o nono empate e 12 pontos em 13 jogos, o Botafogo pode cair para o último lugar, se o Coritiba (11) ao menos empatar com o São Paulo, e o Goiás (9) vencer o Santos. O Fluminense, com 18 pontos em 13 jogos, cairá, se Flamengo (18), Sport e Santos (17) e Fortaleza (16) ganharem.
EMPATE 40 – Botafogo 1 x 1 Fluminense foi o quadragésimo empate em 139 jogos do Brasileiro 2020, com o Botafogo ampliando seu recorde para 9 empates, só uma vitória e três derrotas, que o deixam com saldo negativo de três gols (12 a 15). O Fluminense, igual em vitórias e derrotas (5), empatou pela terceira vez e tem saldo de dois gols (17 a 15), sem que os números deixem de evidenciar a campanha bem ruim que os times realizam, após pouco além da metade do primeiro turno.
GOL CONTRA –Um dia depois de completar 37 anos, Fred tentou ganhar o crédito do gol da vantagem do Fluminense, mas o árbitro Anderson Daronco, da Federação Gaúcha e da FIFA, agiu certo em colocar na súmula, gol contra do lateral Kevin, que acertou o próprio gol, ao rebater a cabeçada de Fred, após escanteio de Nenê, aos 41 minutos. Fred havia feito o último gol no Botafogo, em 16 de outubro de 2016, na derrota (3 x 2) do Atlético Mineiro, em jogo no estádio da Portuguesa, na Ilha. O Botafogo é o time em que Fred mais fez gol: 16 em 31 jogos.
POUCO MELHOR – Se o clássico merecia um vencedor, por justiça seria o Botafogo, um pouco melhor que o Fluminense, que levou duas bolas no travessão, em cabeçadas de Rhuan, pouco antes do gol contra de Kevin, e de Benevenuto, além da defesa de Muriel, que evitou a derrota aos 48, em finalização de Pedro Raul. O goleiro do Fluminense, com sua nova e vistosa camisa (27) rosa, em homenagem ao Outubro Rosa, pela prevenção contra o câncer de mama, foi um dos poucos bons nomes do clássico.
BOTAFOGO – Diego Cavalieri, Kevin, Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Forster (David Souza), Caio Alexandre (Luis Otávio) e Renteria (Pedro Raul); Kalou (Enio), Mateus Babi e Rhuan (Warley). Técnico – Bruno Lazaroni. O time volta ao estádio Nilton Santos, quarta (7), para o jogo com o Palmeiras, único invicto – 5 vitórias, 7 empates -, e domingo (11) será visitante no jogo com o Sport, na Ilha do Retiro, em reencontro com seu ex-técnico Jair Ventura. O Botafogo não vence há 10 jogos.
FLUMINENSE – Muriel, Igor Julião, Mateus Ferraz (Digão), Nino e Danilo Barcelos; Hudson (Caio Paulista), Dodi e Nenê; Michel Araújo, Fred (Felipe Cardoso) e Fernando Pacheco (Yago Felipe). Técnico- Odair Hellmann. Os próximos jogos também serão no Rio, quarta (7), com o Goiás, e domingo (11), com o Bahia. Muriel ficou sentido com o corte do irmão Alisson, do Liverpool, com problema no ombro, dos jogos das eliminatórias com Bolívia e Peru. Ederson, do Manchester City, foi convocado.
Foto: FogãoNet