O BOTAFOGO INICIA hoje (23) a grande arrancada para voltar à final de um torneio sul-americano, depois de 30 anos, quando ganhou a segunda edição da Copa Conmebol, nome original da atual Copa Sul-Americana, ao vencer o Peñarol por 3 x 1 nos pênaltis, depois de 2 x 2 nos 90 minutos, diante de 45 mil torcedores, na noite da 5ª feira, 30 de setembro de 1993, no Maracanã. O time era dirigido por Carlos Alberto Torres, o capitão do tri, melhor lateral-direito do mundo.

BOTAFOGO e Defensa y Justicia fazem o jogo de ida das quartas de final, com arbitragem do boliviano Gery Vargas e 22 mil torcedores garantidos no Estádio Nilton Santos. O Botafogo garantiu a vaga ao eliminar o Guarani por 2 x 1 em casa e 0 x 0 no Paraguai, e o Defensa y Justicia eliminou o Emelec, com 2 x 1 no Equador e 1 x 0 na Argentina, onde receberá o Botafogo na próxima 4ª (30), no Estádio Florencio Sola, do Banfield, porque seu estádio só tem 15.700 lugares.

O BOTAFOGO poupará alguns titulares para o jogo da 2ª rodada do Brasileiro, domingo (27), com o Bahia, quando voltará ao Estádio Nilton Santos, entre eles o lateral Marçal, que sentiu a panturrilha no 0 x 0 com o São Paulo, e o meia Eduardo, que tem sido dos mais exigidos. O técnico Bruno Lage não antecipou a escalação, mas o artilheiro Diego Costa pode estrear na Sul-Americana com a camisa 19, que era de Gustavo Sauer, emprestado ao Rizespor, da Turquia.

BOTAFOGO e SÃO PAULO podem fazer uma semifinal brasileira da Copa Sul-Americana. O São Paulo visita a LDU, amanhã (24), na altitude de 3.650 metros de La Paz, e recebe o time da Bolívia na próxima 4ª feira (30), no Morumbi.

CORINTHIANS GANHA DO ESTUDIANTES

COM O GOL DO ZAGUEIRO GIL, aos 16 do 1º tempo, completando com o dorso do pé direito, na pequena área, o escanteio do meia argentino Rojas, o Corinthians venceu o Estudiantes de La Plata por 1 x 0, na noite de ontem (22), diante de 35.572 pagantes na Arena Corinthians. R$2.266.255,70. Na próxima 3ª (29), no Estádio Jorge Luis Hirsch, o mais moderno e tecnológico da Argentina, o Corinthians terá a vantagem do empate para avançar às semifinais.

AMERICA MINEIRO e Fortaleza fazem amanhã (24), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o primeiro jogo das quartas de final, em que o vencedor será adversário do Corinthians ou do Estudiantes de La Plata nas semifinais da Copa Sul-Americana. O Fortaleza é considerado favorito, por ter a vantagem do segundo jogo na Arena Castelão.

INTERNACIONAL VENCE NA LIBERTADORES

COM O GOL do atacante equatoriano Enner Valencia, de 33 anos, autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2022 no Catar, o Internacional venceu o Bolívar por 1 x 0, na noite de ontem (22), na altitude de 3.650 metros do Estádio Hernando Siles, em La Paz, e terá a vantagem do empate na próxima 3ª feira (29), na Arena Beira-Rio, em Porto Alegre, para avançar às semifinais da Libertadores. 

DEPOIS DE ELIMINAR o River Plate nos pênaltis, o Internacional atraiu bem o Bolivar e ganhou o jogo em contra-ataque, logo aos 16 minutos. O time boliviano pressionou forte, principalmente a partir dos 15 minutos do 2º tempo, mas a equipe gaúcha, bem orientada pelo técnico argentino Eduardo Coudet, segurou o resultado.