COM O GOL DE ERISON, aos 6 minutos do 2º tempo, o Botafogo voltou a vencer o Flamengo (1 x 0) depois de oito jogos, neste domingo das mães, com mais de 55 mil torcedores no estádio Mané Garrincha, em Brasília. R$4.800.370,00. 54.981 pagantes. A segunda derrota, no terceiro jogo consecutivo sem gol, eleva a tensão no Flamengo, 14º só com uma vitória e sem saldo de gol, que pode terminar a rodada em 15º.
O FLAMENGO iniciou com tudo e teve as melhores chances do 1º tempo, com a cabeçada de Willian Arão na trave aos 13 minutos, após defesa de Gatito, um dos principais nomes do jogo, e o gol de Gabriel, aos 27, anulado por impedimento pelo VAR. O lateral Filipe Luis foi o único substituído no 1º tempo, sentindo dores musculares na panturrilha, aos 23 minutos, e a equipe se soltou mais com Ayrton Lucas.
O BOTAFOGO foi cauteloso no primeiro tempo e se soltou mais na volta do intervalo e decidiu o jogo aos 6 minutos com o gol de Erison, que passou por David Luiz e soltou a bomba de fora da área. O zagueiro Willian Arão tentou, mas não conseguiu cortar o cruzamento de Diego Gonçalves, e o goleiro Hugo foi na bola, sem chegar a tempo, mas não é justo que se lhe impute culpa pelo gol.
O FLAMENGO NÃO INICIA BEM o Brasileiro de 2022. Depois do 1 x 1 na estreia com o Atlético Goianiense, a única vitória, 3 x 1 no São Paulo no Maracanã, quando fez sua única boa exibição. Desde então, derrota para o Athletico Paranaense (1 x 0), 0 x 0 com o Palmeiras e a derrota para o Botafogo por 1 x 0. Será visitante no jogo da 6ª rodada com o Ceará, sábado (14), na Arena Castelão, em Fortaleza.
O BOTAFOGO ESTREOU MAL, decepcionando mais de 40 mil torcedores na derrota para o Corinthians por 3 x 1; por igual placar, recuperou-se com a vitória como visitante sobre o Ceará, e após 1 x 1 com Atlético Goianiense e Juventude, em outra decepção em casa, venceu o Flamengo por 1 x 0. Com direito a apenas 10% dos ingressos, o Botafogo teve pouco mais de cinco mil torcedores no estádio Mané Garrincha.
O FLAMENGO CAIU PARA 14º com 5 pontos – 1 vitória, 2 empates, 2 derrotas, sem saldo de gol (4 a 4) – e pode terminar a rodada em 15º ou 16º, se o Fluminense vencer o Palmeiras e se o Atlético Goianiense, primeiro do rebaixamento, ganhar do Goiás. Pela Copa do Brasil, o Flamengo irá 4ª feira (11) ao estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para o jogo da volta com o Altos do Piauí.
O BOTAFOGO, em 5º, pode cair e terminar a rodada em 10º ou 11º, se Santos, Internacional e São Paulo vencerem ainda neste domingo das mães, e se houver vencedor amanhã (9) em Avaí x Coritiba, jogo que completa a quinta rodada. O Botafogo fará os próximos jogos no estádio Nilton Santos, 5ª feira (12) com o Ceilândia, pela volta da Copa do Brasil, e domingo (15) com o Fortaleza, às 18 horas, pela 6ª rodada.
FLAMENGO – Hugo, Isla (Rodinei, 16 do 2º tempo), Willian Arão, David Luiz e Filipe Luis (Ayrton Lucas, 23 do 1º tempo); Andreas (Lázaro, 34 do 2º tempo), Tiago Maia (João Gomes, 16 do 2º tempo), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Bruno Henrique. Foi a 4ª derrota do técnico Paulo Sousa, 2ª no Campeonato Brasileiro, após 6 empates e 14 vitórias, com saldo de 24 gols (46 a 22).
BOTAFOGO – Gatito, Saravia (Hugo, 12 do 2º tempo), Kanu, Victor Cuesta e Daniel Borges; Luis Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Romildo, 31 do 2º tempo); Gustavo Sauer (Diego Gonçalves, 27 do 1º tempo), Erison (Mateus Nascimento, 31 do 2º tempo) e Vitor Sá. Foi a 2ª vitória do técnico Luis Castro, depois de uma derrota e dois empates no Campeonato Brasileiro.
DUAS DAS DECLARAÇÕES MAIS IMPORTANTES, após o jogo: a de Erison, autor do gol: “Esses torcedores do Botafogo nos contagiam e nos inflamam. Não há como deixar de correr por eles do início ao fim”. E a de Paulo Sousa, desabafando sobre Jesus Jesus: “Ele ganhou títulos, mas o técnico Carpegiani foi bem mais importante na história do Flamengo, ao ganhar no mesmo ano a Libertadores e o Mundial de clubes”.
Foto: Lance! | Marcelo Cortes / CRF