Escolha uma Página

QUATRO DIAS DEPOIS de completar 23 anos, o atacante paulista Erison, com dois gols e uma assistência, foi o destaque da 1ª vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2022 por 3 x 1 sobre o Ceará, na noite de ontem (17), na Arena Castelão, em Fortaleza. O Ceará estava invicto em casa desde outubro de 2021.

O TIME FOI DIRIGIDO PELA 1ª VEZ, à beira do campo, pelo técnico português Luis Castro, que na estreia, ainda sem o visto de trabalho, teve que ficar em um camarote do estádio Nilton Santos. Ele disse que a tendência é de evolução rápida, passado o nervosismo natural da estreia, depois de uma temporada em outra divisão.

DIFERENTE DO JOGO com o Corinthians, o Botafogo teve atuação defensiva mais compacta, mostrou mais intensidade nas ações e rapidez nas saídas de bola. O técnico português Luis Castro disse que a equipe precisa ajustar a marcação, a fim de evitar indecisões, como a de Philipe Sampaio e Kanu, no lance do gol do Ceará.

BOM DESTACAR: o Botafogo quebrou invencibilidade de 15 jogos do Ceará na Arena Castelão, onde o maior campeão cearense havia perdido pela última vez para o Palmeiras por 2 x 1, em outubro de 2021. Desde então, o Ceará venceu 10 jogos e empatou 5, antes de sofrer a derrota para o Botafogo por 3 x 1.

O 1º GOL FOI DE VICTOR SÁ, aos 17, com assistência de Erison. Após cruzamento do lateral Nino, o meia Lima aproveitou a falha de marcação de Philipe Sampaio e Kanu e empatou com chute forte aos 41. No 2º tempo, Daniel Borges bateu falta e Erison completou de cabeça aos 15, e aos 35, converteu o pênalti de Otávio em Romildo.

O BOTAFOGO está no meio da tabela, 10º com 3 pontos e sem saldo de gol (4 a 4). Time da 1ª vitória: Diego Loureiro, Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Hugo; Patrick de Paula (Kayque, 31 do 2º tempo), Luis Oyama (Barreto, 31 do 2º tempo) e Chay (Romildo, 12 do 2º tempo); Diego Gonçalves (Vinicius Lopes, 12 do 2º tempo), Victor Sá e Erison (Lucas Piazon, 40 do 2º tempo).

O BOTAFOGO PREPARA o lançamento do zagueiro argentino Victor Cuesta, de 33 anos, emprestado pelo Internacional, que ontem (17)ficou na reserva; do volante paulista Tchê Tchê, de 29 anos; do lateral-esquerdo finlandês Niko, de 25 anos, emprestado pelo escocês Queens Park Rangers, e do atacante boliviano Onofre, de 22 anos, do Crystal Palace, que perdeu ontem (17) para o Chelsea por 2 x 0, na semifinal da Copa da Inglaterra.

O BOTAFOGO completará os três jogos consecutivos fora do Rio, 4ª (20), em Brasília, com o Ceilândia, pela 3ª fase da Copa do Brasil, e domingo (24), em Goiânia, com o Atlético Goianiense, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time voltará ao estádio Nilton Santos, domingo, 1 de maio, às 11 horas, para jogar com o Juventude.

DEPOIS DO 0 x 0 NA ESTREIA com o Fluminense, no Maracanã, o Santos venceu o Coritiba por 2 x 1, ontem (17), na Vila Belmiro, com os três gols no 1º tempo. Leo Batistão marcou o 1º do Santos aos 12; Leo Gamalho empatou de pênalti aos 28, e o zagueiro Henrique fez contra o gol da vitória do Santos, diante de 13.052 pagantes.

Foto: UOL