O BOTAFOGO ficou no 1 x 1 com o Defensa y Justicia, na noite desta 4ª feira (23), no Estádio Nilton Santos, e terá dificuldade para se classificar às semifinais da Copa Sul-Americana, se não for com o time titular ao jogo de volta no Estádio Florencio Sola, na Argentina, na próxima 4ª feira (30). Três dias depois, o Botafogo fará o clássico da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro com o Flamengo, às 21 horas do sábado, 2 de setembro, no Estádio Nilton Santos.

MESMO POUPANDO quase todos os titulares, o Botafogo já poderia ter saído em vantagem para o intervalo, mas não aproveitou chances claras de gol, perdidas por Mateus Nascimento, sem ritmo, Lucas Fernandes e Hugo. O experiente Enrique Bologna, goleiro argentino de 41 anos, emprestado pelo Banfield, também fez boas defesas, por seu bom sentido de colocação. A defesa do Botafogo, liderada pelo zagueiro argentino Victor Cuesta, soube se impor no primeiro tempo.

O TÉCNICO português Bruno Lage acertou nas substituições de Victor Sá e Mateus Nascimento no intervalo, com as entradas de Luis Henrique e Diego Costa, que iniciou a jogada do gol aos 11 minutos, acionando Tchê Tchê. O volante cruzou sob medida e o meia Gabriel Pires, de 29 anos, emprestado pelo Benfica até o final de 2023, completou de cabeça, no canto. A bola ainda chegou a tocar na trave, antes de ir às redes.

O TÉCNICO ítalo-argentino Julio Vaccari, ex-meia de 43 anos, assistente de Marcelo Bielsa no Athletico Bilbao e no Olympique Marselha, também acertou na substituição. O volante Nicolás Tripichio, de 27 anos, campeão sul-americano Sub-17 e Sub-20, entrou aos 25, no lugar do meia German Solari, e oito minutos depois empatou, aproveitando a rebatida do goleiro Gatito, em chute forte de Nicolás Fernandez, que o zagueiro Victor Cuesta não afastou.

BOTAFOGO 1 x 1 DEFENSA Y JUSTICIA registrou R$805.470,00. 22.683 pagantes. 25.255 presentes no Estádio Nilton Santos. O árbitro boliviano Gery Vargas, de 42 anos, teve atuação correta, e advertiu com cartão amarelo Tchê Tchê, Galvão, Victor Cuesta, e Gabriel Pires, autor do gol, e o zagueiro argentino Julian Malatini. 

BOTAFOGO – Gatito, Galvão (Marlon Freitas), Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Hugo; Danilo, Tchê Tchê, Gabriel Pires (Junior Santos) e Lucas Fernandes (Janderson); Victor Sá (Luis Henrique) e Mateus Nascimento (Diego Costa). O técnico Bruno Lage preferiu não promover a estreia do lateral-direito uruguaio Mateo Ponte, de 20 anos, campeão mundial Sub-20 em junho, na Argentina, comprado do Danubio, de Montevidéu, por R$10 milhões.

TIQUINHO PODE VOLTAR CONTRA O FLAMENGO

A RECUPERAÇÃO de Tiquinho Soares apresenta evolução acima do esperado e o artilheiro do Campeonato Brasileiro pode voltar no clássico da 22ª rodada com o Flamengo, na noite do sábado, 2 de setembro, no Estádio Nilton Santos, onde o Botafogo receberá o Bahia, no próximo sábado (26). O Botafogo vai defender os 10 jogos de invencibilidade do turno como mandante, com 10 vitórias – 7 sem sofrer gol -, 23 gols marcados e só 3 gols sofridos em seu estádio.

NOS 10 JOGOS do turno no Estádio Nilton Santos, só o São Paulo, na estreia (2 x 1), e o Coritiba (4 x 1) e o Internacional (3 x 1), nas duas últimas rodadas, conseguiram fazer gol no Botafogo, que obteve cinco vitórias por 2 x 0; uma por 1 x 0 no Fluminense e outra por 3 x 0 no Corinthians. O Botafogo iniciará a 21ª rodada com 11 pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras (48 a 37), igual ao líder Corinthians, campeão de 2017, com 11 pontos a mais que o vice-líder Grêmio (50 a 39).

O BAHIA, adversário de domingo (27) do Botafogo, vem de goleada em casa sobre o Bragantino por 4 x 0, mas em 10 jogos como visitante no 1º turno, só venceu o Vasco por 1 x 0 em São Januário, empatando em 0 x 0 com Fortaleza e São Paulo, e perdendo seis jogos, quatro sem fazer gol. O Botafogo anuncia que 33 mil ingressos já foram vendidos para o jogo do próximo domingo (27) com o Bahia.

Fotos: André Durão/ge)