O BOTAFOGO eliminou o São Paulo nos pênaltis (5 x 4), depois de 1 x 1 no tempo normal, na noite de ontem no Morumbi, e volta a ser semifinalista da Libertadores depois de 51 anos, quando perdeu para o Colo-Colo em 1973. Peñarol e Flamengo decidem a última vaga, hoje (26), no Uruguai.

O BOTAFOGO manteve a postura de jogar fora como joga em casa e foi superior no 1º tempo, abrindo o placar aos 15 minutos com o gol de cabeça do meia argentino Almada, após cruzamento de Savarino e rebote do goleiro Rafael.

O SÃO PAULO perdeu a melhor chance do empate com Lucas Moura, que chutou por cima o pênalti cometido pelo zagueiro argentino Barboza, desviando a bola com a mão, em lance que só o VAR, monitorado pelo argentino Mauro Vigliano, conseguiu ver. A bola ainda roçou no travessão.

NA VOLTA DO INTERVALO, o São Paulo partiu com tudo pelo empate, que só conseguiu aos 43 minutos, após cruzamento da esquerda de André Silva, que o argentino Calleri completou de cabeça, com belo salto, no canto direito, sem reação do zagueiro Bastos e do goleiro John.

HOUVE 10 MINUTOS de acréscimos e o São Paulo ainda tentou o desempate, mas o Botafogo se defendeu bem e a decisão acabou sendo mesmo nas cobranças dos tiros livres da marca da pênalti. Calleri, o primeiro a bater, acertou o travessão.

NA SEQUÊNCIA, Tchê Tchê, Danilo e Marçal converteram para o Botafogo, e Luiz Gustavo, Lucas Moura e Igor Vinícius para o São Paulo. Na oitava cobrança, o lateral Vitinho, do Botafogo, isolou, e Luciano colocou o São Paulo pela primeira vez em vantagem: 4 x 3.

O BOTAFOGO empatou com Almada. O São Paulo não aproveitou a penúltima cobrança, com chute rasteiro fraco do meia Rodrigo Nestor defendido à esquerda pelo goleiro John, e a classificação do Botafogo foi confirmada na cobrança de Mateus Martins.

SÃO PAULO 1 (4) x 1 (5) BOTAFOGO registrou R$7.792.604,00. 61.329 pagantes, na noite de ontem (25), no Morumbi. O árbitro argentino Dario Herrera expulsou dois do banco de reservas, o lateral Rafinha, do São Paulo, que havia sido substituído por Igor Vinicius, e o goleiro suplente Gatito, do Botafogo.

OS SEMIFINALISTAS: John, Vitinho, Bastos, Barboza (Adryelson) e Alex Telles (Marçal); Gregore (Danilo), Marlon (c) e Almada; Luiz Henrique (Mateus Martins), Igor Jesus e Savarino (Tchê Tchê). Técnico – Artur Jorge.

SÃO PAULO – Rafael, Rafinha (Igor Vinicius), Arboleda, Alan Franco e Wellington (Michel Araújo); Luiz Gustavo, Bobadilla (Rodrigo Nestor) e Lucas Moura; Wellington Rato (André Silva), Calleri e William Gomes (Luciano). Técnico – Luis Zubeldia.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF e Divulgação Botafogo.