MOSTRANDO ALGUMA EVOLUÇÃO, apesar da fragilidade do adversário, o Botafogo estreou na terceira fase da Copa do Brasil vencendo o Ypiranga por 2 x 0, gols do meia paulista Eduardo, de 33 anos, na noite de ontem (12), no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, segunda cidade com mais habitantes do Norte gaúcho. No jogo de volta, dia 27, no estádio Nilton Santos, o Botafogo poderá perder por um gol, que estará classificado à próxima fase.

O BOTAFOGO ABRIU O PLACAR logo aos quatro minutos, com o gol de cabeça de Eduardo, aproveitando o rebote do goleiro Caíque, baiano de 25 anos, 1,98m. Sem explicação, o Botafogo recuou e o Ypiranga esteve perto do empate e até da virada, em finalizações de João Pedro, bem defendidas pelo goleiro Lucas Perri. Aos 25, em belo voleio de Eduardo, quase o 2º gol. O 2º tempo foi mais equilibrado e o Botafogo só fez 2 x 0 aos 35, com outro gol de Eduardo.

LUCAS PERRI, Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal (Rafael); Tchê Tchê (Danilo), Marlon (Gabriel Pires) e Eduardo; Gustavo Sauer (Junior Santos), Tiquinho Soares (Mateus Nascimento) e Luis Henrique, o Botafogo do técnico Luis Castro, que voltará ao estádio Nilton Santos para a estreia no Campeonato Brasileiro, sábado (15). Será o primeiro jogo no novo gramado artificial, cujo custo final ainda não foi anunciado pelo clube.

                               VIRADA DO BICAMPEÃO PALMEIRAS

SEM O TÉCNICO ABEL FERREIRA no banco de reservas, para zerar suspensão, o Palmeiras estreou na terceira fase da Copa do Brasil ganhando de virada do Tombense por 4 x 2, na noite de ontem (12), no Allianz Parque, em São Paulo. R$1.163.935,25, com 33.603 pagantes. Mateus Frizzo fez 1 x 0 Tombense, aos 10 minutos, mas o Palmeiras virou ainda no 1º tempo, com Gabriel Menino, aos 36, e o argentino Flaco Lopez, aos 40 minutos, marcando pelo terceiro jogo seguido.

O PALMEIRAS MANTEVE o jogo sob controle na volta do intervalo, mas os gols só foram marcados nos minutos finais. O zagueiro paraguaio Gustavo Gomez, capitão do time, converteu aos 42 o pênalti, sofrido por Rafael Navarro, que aos 51 minutos fez o quarto gol. Marcelinho havia marcado o segundo gol do Tombense aos 45. Rony e Raphael Veiga, em tratamento, ainda não têm prazo para a volta à equipe.

O PALMEIRAS ESTREARÁ no Campeonato Brasileiro com o Cuiabá, em confronto de técnicos portugueses, sábado (15), no Allianz Parque, com expectativa de estádio lotado, ainda nas comemorações do bicampeonato paulista. O Cuiabá, 16º na Série A de 2022, estreia sob o comando de Ivo Vieira, ex-zagueiro de 47 anos, que passou toda a carreira no Nacional, da Ilha da Madeira, onde iniciou como técnico em 2011.

                                CAMPEÃO MINEIRO TAMBÉM VENCE DE VIRADA

QUATRO DIAS depois de comemorar o 48º Campeonato Mineiro, o recordista Atlético venceu de virada o Brasil de Pelotas, por 2 x 1, na noite de ontem (12), no Mineirão, e se classificará às oitavas de final da Copa do Brasil com o empate no jogo de volta, dia 26, no estádio Bento Freitas. O resultado representou mais um alívio para o técnico argentino Eduardo Coudet, ex-meia de 48 anos, que ainda segue pressionado por atuações e resultados que não convencem.

OS GOLS foram marcados no 2º tempo, com o zagueiro João Marcos abrindo o placar para o Brasil de Pelotas aos 10 minutos. O meia argentino Rodrigo Battaglia empatou aos 21 e o gol da virada só saiu aos 41, depois que a árbitra Edina Alves Batista reviu o lance do pênalti. O artilheiro Hulk fez a cobrança com a categoria habitual.

                                 CORINTHIANS PERDE JOGO TUMULTUADO

O REMO VENCEU o Corinthians por 2 x 0, na noite de ontem (12), no estádio Mangueirão, em Belém, com os gols do volante paraguaio Richard Franco, de 30 anos, aos 13 do 1º tempo, aproveitando rebote do goleiro Cassio, e do atacante carioca Muriqui, de 36 anos, aos 16 minutos do 2º tempo, após cruzamento de Lucas Mendes. No jogo de volta, na Arena Corinthians, o Remo, agora dirigido pelo técnico carioca Marcelo Cabo, pode perder por um gol.

ANTES DO JOGO, torcedores do Corinthians, que se deslocaram de São Paulo a Belém, foram vítimas de emboscada, não por torcedores do Remo, mas do arquirrival Paysandu, que acabara de perder para o Fluminense por 3 x 0 no Maracanã. Integrantes da torcida Terror Bicolor, que mantêm rixa antiga com a Gaviões da Fiel, soltaram rojões nas costas de dois torcedores, levados em estado grave ao Hospital Metropolitano.

OS JOGOS DE IDA da 3ª fase da Copa do Brasil serão concluídos na noite de hoje (13). O Náutico recebe o Cruzeiro, no estádio dos Aflitos, no Recife; o Grêmio visita o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal, e o Maringá FC recebe o Flamengo no ampliado estádio Willie Davids, da terceira maior cidade do Paraná e sétima da região Sul. O Flamengo será dirigido pelo interino Mario Jorge, de 45 anos, técnico do sub-20, enquanto o clube decide sobre o substituto de Vitor Pereira.

Foto: Lance!