Último da Série A em 2020, na pior campanha de seus três rebaixamentos, o Botafogo estreou no Campeonato Brasileiro da Série B de 2021 empatando em 1 x 1 com o Vila Nova, vice-campeão goiano, na noite de ontem (28), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, no setor Leste universitário da capital de Goiás. Willian, lateral-esquerdo paranaense de 26 anos, fez o gol do Vila Nova aos 8 minutos do segundo tempo, e o atacante Navarro empatou aos 14 minutos.
EXPULSÃO – O Vila Nova jogou todo o segundo tempo com 10, com a expulsão do estreante Deivid, volante mineiro que hoje (29) completa 33 anos, por duas faltas em sete minutos. A primeira, aos 34, em Pedro Castro, e a segunda, aos 41, parando o contra-ataque de Navarro, quando recebeu o segundo amarelo seguido do vermelho. O Botafogo chegou a fazer pressão, mas não conseguiu a virada. Foi o nono empate do time em dezoito jogos na temporada 2021.
1 x 1 JUSTO – O resultado se ajustou ao rendimento dos times, com boas defesas, mas sem bons atacantes. O técnico baiano Marcelo Chamusca fez boa leitura do jogo e até conseguiu melhorar um pouco a criatividade do Botafogo na volta do intervalo. Ele trocou Ricardinho por Chay, décima terceira contratação do clube em 2021, depois de artilheiro da Portuguesa com 5 gols em 13 jogos no Carioca, e ele criou a jogada para o gol de empate de Navarro.
MAIS QUATRO – O técnico fez mais quatro substituições simultâneas, em oito minutos, que pouco acrescentaram ao rendimento do Botafogo. O lateral Warley e o volante Romildo saíram aos 25, entrando Daniel e Guilherme, lateral que se saiu bem na meia, e aos 33, os atacantes Ronald e Marco Antonio saíram, entrando Felipe e Marcinho. Ficou outra vez claro, como durante a campanha da Série A de 2020, em que o time foi rebaixado, que o Botafogo não tem atacantes.
BASTA LEMBRAR – O Botafogo foi o último dos 20 da Série A de 2020, com 27 pontos dos 114 disputados em 38 jogos: 5 vitórias, 12 empates, 21 derrotas e o absurdo saldo negativo de 30 gols, com 32 marcados e 62 sofridos, ou seja, menos de um gol marcado (0,84) e quase dois gols sofridos por jogo (1,63). E não houve mudança nos cinco meses de 2021: o Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil, e sexto no Carioca, ao perder a Taça Rio para o Vasco nos pênaltis.
DOUGLAS BORGES, Warley (Daniel), Kanu, Gilvan e Paulo Victor; Romildo (Guilherme), Pedro Castro e Ricardinho (Chay); Ronald (Felipe), Navarro e Marco Antonio (Marcinho) – o Botafogo da estreia na Série B 2021. O segundo jogo será no próximo sábado (5), no estádio Nilton Santos, com o Avaí, que estreia hoje (29) com o Coritiba, no estádio Couto Pereira, na capital do estado do Paraná. Bom dizer: o Avaí é o campeão catarinense de 2021 (2 x 1 na Chapecoense).
ÚNICO A VENCER – O Náutico, campeão pernambucano, completou 18 jogos de invencibilidade em seu estádio dos Aflitos, no Recife, e foi o único a vencer nos quatro jogos da abertura da Série B, com o gol do meia paranaense Jean Carlos, de 29 anos, no 1 x 0 sobre o CSA, campeão alagoano. Na segunda rodada, o Náutico jogará domingo (7), no Barradão, em Salvador, com o Vitória, que empatou (1 x 1) em Campinas com o Guarani. Em Pelotas, Brasil 0 x 0 Londrina.
Foto: Metrópoles