O BOTAFOGO inicia mais forte o mata-mata das oitavas de final da noite de hoje (14) com o Palmeiras, com a lotação do estádio Nilton Santos esgotada, em jogo que será apitado pelo uruguaio Esteban Ostojich. O time terá a volta de Luiz Henrique, Bastos, Gregore, Marlon e Savarino.
O BOTAFOGO foi 2º do Grupo D, com 10 pontos, igual ao Junior Barranquilla, mas com saldo inferior de gols (1 a 3), embora com mais uma vitória (3 a 2). O time colombiano foi 1º do Grupo D no saldo de gols, por ter sofrido menos 2 que o Botafogo (4 a 6).
O PALMEIRAS, um dos quatro invictos da fase de grupos, foi 1º do Grupo F, com 14 pontos: 4 vitórias, 2 empates, e ataque mais positivo (14), igual ao Atlético Mineiro. E pode igualar hoje (14) seu próprio recorde de 18 jogos sem perder na Libertadores, entre 2021 e 2022, quando foi bi.
NO ENTANTO, a fase atual do Palmeiras como visitante é diferente, sem vencer desde o 4 x 0 no Atlético Mineiro, na 2ª feira, 17 de junho, pela 9ª rodada do Brasileiro, em que é 4º, com menos 5 pontos que o líder Botafogo (38 a 43) e menos duas vitórias (11 a 13).
SERÁ O 4º CONFRONTO, 51 anos depois de terem ficado no mesmo grupo, em 1973, com Nacional e Peñarol, em que só um se classificava. Palmeiras 3 x 2, Botafogo 2 x 0, e no desempate, no Maracanã, Botafogo 2 x 1, gol contra de Luis Pereira; Ademir da Guia 1 x 1, e Jairzinho, o da vitória.
BOTAFOGO – John, Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Marlon, Gregore e Thiago Almada; Luiz Henrique, Tiquinho (Igor Jesus) e Savarino, provável escalação de Artur Jorge, ex-zagueiro de 52 anos, em novo confronto de técnicos portugueses com Abel Ferreira, ex-lateral de 45 anos.
PALMEIRAS – Weverton, Gustavo Gomez, Vitor Reis e Murilo; Marcos Rocha (Giay), Aníbal Moreno, Raphael Veiga e Caio Paulista; Estêvão, Flaco Lopez e Felipe Anderson. Enquanto Estêvão retorna, o time não terá o atacante Dudu, que voltou a sentir dores na panturrilha.
ELIMINADOS da Copa do Brasil, pelo Bahia e pelo Flamengo, Botafogo e Palmeiras têm a Libertadores e o Brasileiro para fechar bem 2024. O Palmeiras tenta a quarta Libertadores, depois de 1999, 2021, 2022. O melhor do Botafogo foi a semifinal de 1973, eliminado pelo Santos.
Foto: Palmeiras Online