DEPOIS DE 2 x 2 na estréia com o Magallanes, no Chile, o Botafogo goleou o Cesar Vallejos, do Peru, por 4 x 0, na noite de ontem (20), no estádio Nilton Santos, onde poderá assumir a liderança do Grupo A da Copa Sul-Americana, se vencer a LDU, do Equador, dia 4 de maio. Três dos quatro gols de bola parada, dois de pênalti, e um de falta, em primorosa cobrança, no ângulo, do meia paulista Eduardo, que voltou a ser o destaque da equipe.
O BOTAFOGO, vice-líder do Grupo A com 4 pontos, com 6 gols marcados e 2 sofridos, igualou-se à LDU com o ataque mais positivo, e o time equatoriano só tem vantagem de 1 gol no saldo, com 6 marcados e apenas 1 gol sofrido. De acordo com a previsão, Botafogo e LDU, bem superiores ao chileno Magallanes e ao peruano Cesar Vallejos, decidirão o 1º lugar do Grupo A nos confrontos diretos que terão, dia 4 no Rio, e dia 6 de junho no Equador.
O BOTAFOGO já saiu para o intervalo com 2 x 0, gols de Victor Sá aos 14 minutos, com assistência de Danilo, e de Tiquinho Soares, aos 47, convertendo pênalti que sofreu do zagueiro Villacorta, de 17 anos, expulso pelo árbitro argentino Maximiliano Ramirez. No 2º tempo, Eduardo fez 3 x 0, em primorosa cobrança de falta no ângulo, aos 12, e Tchê Tchê, aos 28, fechou a goleada, cobrando pênalti do zagueiro Renzo Garcês, com o braço, e expulso.
O BOTAFOGO concluirá a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro com o Bahia, 2ª feira (24), na Arena Fonte Nova, em Salvador, onde tentará a segunda vitória, depois de vencer o São Paulo por 2 x 1 na estreia. 5ª (27), na volta ao estádio Nilton Santos, o Botafogo deve confirmar a vaga nas oitavas da Copa do Brasil, depois de vencer o Ypiranga de Erechim no jogo de ida por 2 x 0, no Norte gaúcho. Fechando abril, dia 30, o clássico da 3ª rodada do Brasileiro com o Flamengo.
O TIME DA 1ª VITÓRIA NA SUL-AMERICANA: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Rafael (único advertido com cartão amarelo); Danilo (Tchê Tchê), Lucas Fernandes e Eduardo (Raí); Junior Santos (Gustavo Sauer), Tiquinho Soares (Janderson) e Victor Sá (Luis Henrique). O técnico Luis Castro disse ter sido o melhor jogo do time no ano: “Tivemos 22 tentativas de gol e marcamos 4, e poderíamos ter feito mais. Estamos com 13 gols e só 3 sofridos”. O técnico português classifica os jogadores do Botafogo como “sérios e dignos, com elevado senso profissional”.
BOTAFOGO 4 x 0 CESAR VALLEJOS registrou R$760.874,00. 19.486 pagantes. Cesar Vallejos é nome de uma universidade, em homenagem ao mais influente poeta das letras hispano-americanas. Cesar Vallejos – 1892 – 1938 – é reconhecido por Pablo Neruda – 1904 – 1973 -, maior poeta chileno de sempre, prêmio Nobel de Literatura de 1971, como o mais destacado nome da cultura peruana e um dos mais expressivos do mundo.
O BOTAFOGO cogitou contratar o meia colombiano James Rodriguez, de 31 anos, livre depois de 23 jogos e 5 gols pelo Olympiacos, da Grécia, mas praticamente desistiu, depois de algumas exigências de seus agentes, principalmente quanto às condições financeiras. James Rodriguez viveu sua melhor fase no Real Madrid, em 125 jogos e 37 gols, entre 2014 e 2020.
NEYMAR VÊ SANTOS EMPATAR
DE MULETAS, em recuperação da cirurgia do tornozelo, feita em 10 de março no Catar, Neymar foi a surpresa da noite de ontem (20), na Vila Belmiro, onde viu o Santos dominar, mas sem acertar nas finalizações, no 0 x 0 com o Audax Italiano, penúltimo do Campeonato Chileno. O Santos é vice-líder do Grupo E da Copa Sul-Americana, com 4 pontos, e o próximo adversário, dia 2, na Argentina, é o Newell’s Old Boys, com 100% (6 pontos). Ambos sem sofrer gol em duas rodadas.
FORTALEZA MANTÉM 100%
COM A VITÓRIA sobre o San Lorenzo por 2 x 0, na noite de ontem (20), no estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires, o Fortaleza manteve 100% de aproveitamento na liderança invicta do Grupo H, com 6 gols marcados e nenhum gol sofrido, depois de golear na estreia o Palestino, do Chile, por 4 x 0. Tinga, lateral gaúcho, fez o 1º gol aos 47 do 2º tempo, e Guilherme, atacante paulistano, emprestado pelo Grêmio, marcou o 2º, aos 48 minutos.
GOIÁS VACILA NO FINAL
DEPOIS DE FAZER 2 x 0, gols do meia Everton Morelli, emprestado pelo Maringá, aos 13 minutos do 2º tempo, e do lateral Magno, aos 20, o Goiás cedeu o empate ao Universitário do Peru, no último jogo da noite de ontem (2), em Lima, e deixou de assumir a liderança do Grupo G da Copa Sul-Americana. Com os gols do zagueiro paraguaio Riveros, aos 43, e do atacante peruano Varela, aos 48, o Universitário é o líder com 4 pontos, pela vantagem no saldo de gols sobre o Santa Fé, da Colômbia, e o Goiás caiu para o 3º lugar, com 2 pontos, depois do 0 x 0 na estreia em Goiânia com o Santa Fé.
Foto: Vitor Silva/Botafogo.