O BOTAFOGO VENCEU O BAHIA por 2 x 1, na noite de ontem (24) na Arena Fonte Nova, em Salvador, repetindo o placar da vitória na estreia sobre o São Paulo e se mantendo invicto, junto com o Fluminense, que lidera o Campeonato Brasileiro de 2023 como único sem sofrer gol. Com a 5ª vitória consecutiva, o Botafogo completou 10 jogos sem perder, e o gol da vitória sobre o Bahia foi do meia paulistano Tchê Tchê, aos 33 minutos do 2º tempo.
NO PRIMEIRO JOGO de 2ª feira à noite do Brasileiro de 2023, o Botafogo marcou dois belos gols. No primeiro, o atacante baiano Junior Santos, de 28 anos, tabelou com Tiquinho Soares e finalizou de canhota, no primeiro chute do Botafogo na direção do gol. Titular pelo terceiro jogo, Junior Santos fez seu 1º gol. O atacante cearense Vitor Jacaré, de 23 anos, fez o gol do Bahia aos 40 minutos, aproveitando uma desatenção da defesa do Botafogo.
O MEIA TCHÊ TCHÊ substituiu Lucas Fernandes aos 17 do 2º tempo, e marcou o belo gol da vitória, de fora da área, aos 33 minutos, após tabela com Tiquinho Soares. O apelido de Tchê Tchê, do paulistano Danilo das Neves Pinheiro, de 30 anos, foi dado por Alex, meia e amigo de adolescência, quando jogavam no Audax. Ele gostou do apelido e disse que só os pais o chamam pelo nome: “Meus pais e o Fernando Diniz, quando era meu técnico no Audax e ficava bravo comigo”.

O BOTAFOGO, vice-líder invicto do Brasileiro de 2023: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson (Philipe Sampaio), Victor Cuesta e Rafael; Danilo (Marlon), Lucas Fernandes (Tchê Tchê) e Eduardo; Junior Santos (Matias Segovia), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique). O Botafogo, do técnico Luis Castro, deve confirmar a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, 5ª feira (27), no estádio Nilton Santos, podendo perder por um gol para o Ypiranga, após vencer por 1 x 0 em Erechim.
FOI O 3º CONFRONTO de técnicos portugueses no Brasileiro de 2023, com a segunda vitória de Luis Castro e a segunda derrota de Renato Paiva, do Bahia, que na estreia levou a virada do Bragantino (2 x 1). O goleiro Marcos Felipe evitou o terceiro gol do Botafogo, após o chute rasteiro, forte e bem colocado, aos 35 minutos, do lateral argentino Di Plácido, um dos advertidos com cartão amarelo – o outro foi Tiquinho Soares – pelo árbitro paulista Raphael Claus.
O FLUMINENSE LIDERA com 6 pontos, duas vitórias, cinco gols marcados e nenhum gol sofrido. Depois do Botafogo, vice-líder com 6 pontos e saldo de 2 gols (4 a 2), do 3º ao 7º, também invictos e com 4 pontos, Fortaleza, Palmeiras, Vasco, Internacional e Bragantino. O Flamengo caiu mais uma posição e terminou a 2ª rodada em 8º, com 3 pontos, seguido do São Paulo, Goiás, Athletico, Cruzeiro, Grêmio e Corinthians, com 3 pontos e uma derrota.

DOS QUATRO ÚLTIMOS, só o Santos tem 1 ponto, em 17º lugar. O Bahia sofreu a 2ª derrota, mas Santos, e os dois últimos, Coritiba e América Mineiro, além de perderem nas duas primeiras rodadas, são os únicos que ainda não fizeram gol, ao sofrerem duas derrotas por 3 x 0. Na 1ª rodada, 26 gols; na 2ª, 25. Dos 51 gols, 20 foram marcados no 1º tempo. A vitória do Botafogo foi a sétima por 2 x 1, placar mais registrado nas duas primeiras rodadas.
OS MANDANTES ganharam 12 dos 20 jogos das duas primeiras rodadas; os visitantes venceram 6 e houve 7 empates, o que mantém a base dos números dos últimos cinco campeonatos. Na 1ª rodada, uma virada: Bragantino 2 x 1 Bahia; na 2ª rodada, duas: Internacional 2 x 1 Flamengo, Goiás 3 x 1 Corinthians. Dos dois técnicos estreantes, Dorival Junior, do São Paulo, venceu o América Mineiro (3 x 0), e Cuca, do Corinthians, perdeu do Goiás (3 x 1).
A TERCEIRA RODADA terá os primeiros clássicos do Brasileiro de 2023: sábado (29), Palmeiras x Corinthians, no Allianz Parque, e domingo (30), Flamengo x Botafogo, no Maracanã. Em maio, outros dois clássicos: Fluminense x Vasco, dia 6, pela 4ª rodada, e Botafogo x Fluminense, dia 20, pela 7ª rodada.
NOVOS PROTESTOS CONTRA CUCA
SESSENTA TORCEDORAS do Corinthians protestaram na noite de ontem (24), na entrada da sede do Parque São Jorge, onde conselheiros estavam reunidos para aprovar as contas de 2022, contra o técnico Cuca, pelo assédio sexual a uma adolescente de 15 anos, em 1987, quando ainda jogava no Grêmio. Cuca foi condenado, sem nunca ter cumprido a pena de três anos, assim como os demais jogadores do Grêmio permaneceram em liberdade.
NOVO TÉCNICO – O ex-zagueiro Antonio Carlos Zago, paulista de 53 anos, campeão paulista e brasileiro no Palmeiras e São Paulo, será apresentado hoje (25) como novo técnico do Coritiba, substituindo o português Antonio Oliveira, demitido após a derrota da 1ª rodada. O time foi dirigido na 2ª derrota por 3 x 0 para o Fortaleza pelo ex-meia Leomir de Souza, funcionário do clube, integrante da comissão técnica permanente.
Foto: Vitor Silva / Botafogo