Escolha uma Página

O EMPATE SEM GOL NO FLA-FLU de 46 faltas, 15 cartões amarelos, 1 cartão vermelho e um gol bem anulado de cada time, só foi bom para o líder Botafogo, que aumentou para 12 pontos a vantagem sobre o Flamengo (39 a 27), que ainda pode perder a vice-líderança para o Grêmio, com 26 pontos, que teve o jogo fora de casa com o Corinthians adiado. O Flamengo foi um pouco melhor no 1º tempo, mas o Fluminense rendeu mais na volta do intervalo.

FOI O DÉCIMO 0 x 0 DO BRASILEIRO de 2023, primeiro de cada time, no 3º empate do Flamengo, 2º como visitante, e 3º empate do Fluminense como mandante, com 5 vitórias, 3 sem sofrer gol. O 100º Fla-Flu do século 21 homenageou os 150 anos de nascimento do mineiro Alberto Santos Dumont (20/7/1873), o pai da aviação, que projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Caças da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram o Maracanã.

O FLAMENGO começou pressionando o Fluminense, que só conseguiu sair do próprio campo em contra-ataques, mas o domínio exigiu poucas defesas do goleiro Fábio. O Fluminense foi advertido com cinco dos seis cartões amarelos, os dois primeiros simultâneos, aos 13 minutos, por falta de Felipe Melo em Arrascaeta, e reclamação de Ganso. O 3º, aos 22, no goleiro Pedro Rangel, que saiu da reserva para reclamar. Everton Ribeiro foi advertido aos 26, por chutar a bola na cara de Felipe Melo, controlado por Marcelo para não ser expulso, e os dois últimos aplicados em Cano e André.

NO 2º TEMPO, TIAGO MAIA foi advertido logo aos 4 minutos, por falta dura em Arias. 8º e 9º cartões, nos técnicos Sampaoli e Diniz. Antes de tocar na bola, André Luiz recebeu cartão amarelo aos 35, um minuto após substituir Arrascaeta, por falta em André. 11º cartão, Lima; 12º, Gabriel; o 13º virou vermelho para Luis Araújo, por chutar as pernas de Marcelo; o 14º de Kennedy em Filipe Luis, advertido com o 15º amarelo.

O FLA-FLU SEMPRE se destacou pela técnica, desta vez quase ausente por tantas faltas consecutivas, no total de 46, sendo 25 do Flamengo e 21 do Fluminense, que teve nove escanteios no 2º tempo, enquanto o Flamengo só criou 1. Savio Sampaio, único árbitro Fifa do Distrito Federal, foi chamado pelo VAR, monitorado pelo ex-árbitro Wagner Reway, paranaense de 42 anos, desde os oito criado no Mato Grosso, onde se tornou o primeiro árbitro Fifa do estado.

O GOL DE JHON ARIAS, em arrancada do próprio campo, aos 14 minutos do 2º tempo, com chute rasteiro de fora da área no canto direito, foi bem anulado na revisão do VAR, pela falta de André em Cebolinha, na origem do lance, na entrada da área do Fluminense. O gol de Gabriel, com chute da meia-lua no canto esquerdo, aos 42 minutos, foi bem anulado por falta de Pablo em Cano, quando o atacante se preparava para o contra-ataque.

FLUMINENSE 0 x 0 FLAMENGO teve 15 minutos de acréscimos. No 1º tempo, três minutos. No 2º, o árbitro ampliou de 8 para 12 minutos. R$3.593.120,50. 57.258 pagantes. 62.354 presentes. Em 15 rodadas, o Fluminense, 5º colocado, ganhou 25 dos 45 pontos – 7 vitórias, 4º empate, 4 derrotas, saldo de 7 gols (21 a 14), e o Flamengo, 2º colocado, ganhou 27 dos 45 pontos, com 8 vitórias, 3º empate, 4 derrotas, saldo de 9 gols (27 a 18).

FLUMINENSE – Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Kennedy) e Marcelo (Felipe Andrade); André, Martinelli (Lelê) e Ganso (Leo Fernandez); Jhon Arias, Cano e Lima. O Fluminense completará a 16ª rodada como visitante no Estádio Couto Pereira com o Coritiba, 2ª feira (24); depois, dois jogos seguidos no Maracanã com Santos, dia 29, e Palmeiras, dia 5 de agosto. O último jogo do turno, dia 13 de agosto, será com o Grêmio, na Arena Grêmio.

FLAMENGO – Mateus Cunha, Wesley, David Luis (Pablo), Leo Pereira e Filipe Luis; Tiago Maia (Luis Araújo), Gerson, Arrascaeta (André Luis) e Cebolinha (Allan); Everton Ribeiro (Victor Hugo) e Gabriel. Com a saída do meia chileno Arturo Vidal para o Athletico Paranaense, o técnico Sampaoli voltou a pedir a contratação de mais um reforço. Enquanto isso, Vidal estreou na vitória sobre o Bahia por 2 x 0 e desabafou: “Não fui bem aproveitado no Flamengo por um técnico perdedor, que não sabe utilizar bem os jogadores”.

                          5º JOGO DO PALMEIRAS SEM VITÓRIA

DEPOIS DO FLA-FLU, o 11º jogo sem gol foi Internacional x Palmeiras, o último da noite deste domingo (16), com o maior público de 2023 na Arena Beira Rio, em Porto Alegre – 41.823 -, superando os 37.182 da semifinal de 26 de março, Inter 1 x 1 Caxias (5 x 4 nos pênaltis) do Campeonato Gaúcho. O goleiro paulista Jhon Victor, paulista de 27 anos, 1,96m, voltou a fechar o gol do Inter, com defesas espetaculares, as mais difíceis em finalizações de Gabriel Menino e Artur. Segundo 0 x 0 de cada um.

O JEJUM DO PALMEIRAS aumentou para cinco jogos consecutivos sem vitória, com o terceiro empate seguido, no 200º jogo do técnico português Abel Ferreira, que não contou com Rony, com dores no tornozelo, e Dudu, com dores musculares. Quatro dias depois de eliminado da Copa do Brasil, o Palmeiras é o 6º do Campeonato Brasileiro com 25 dos 45 pontos disputados, 6 vitórias, 7º empate, 2 derrotas, saldo de 12 gols (25 a 13).

O INTERNACIONAL também caiu uma posição, 11º com 22 pontos, 6 vitórias, 4º empate, 5 derrotas, saldo negativo de três gols (13 a 16). O time do técnico Mano Menezes será visitante na próxima rodada, domingo (23), no Estádio Nabi Abi Chedid, com o Bragantino, em Bragança Paulista, a 90 km da capital. O Palmeiras receberá sábado (22) o Fortaleza, que perdeu a invencibilidade em casa, derrotado hoje (16) pelo Cuiabá por 1 x 0, gol de Deyverson, na Arena Castelão.

Fotos: Marcelo Cortes/Flamengo / Jogada10, Jogo 2 4, MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC e Cesar Greco/Palmeiras