DEPOIS DE FAZER 3 x 1, no 1º minuto do 2º tempo, o Botafogo levou a segunda virada por 4 x 3 para o Grêmio, com três gols em 18 minutos do uruguaio Luis Suarez, 3º artilheiro do campeonato, com 14. O Grêmio é o novo vice-líder, com 59 pontos e 18 vitórias, igual ao Botafogo, que se mantém líder pelo saldo de gols. Foi a 4ª vitória consecutiva do Grêmio e o 5º jogo sem vitória do Botafogo, que sofreu a 4ª derrota seguida, duas sem fazer gol.

BOTAFOGO 3 x 4 GRÊMIO foi um jogo emocionante. Substituto de Tiquinho Soares, suspenso, Diego Costa abriu o placar logo aos 6 minutos e o Grêmio empatou, com Everton Galdino, aos 9. Junior Santos fez 2 x 1 aos 29, e logo no 1º minuto do 2º tempo, Marlon Freitas ampliou a vantagem do Botafogo. A reação do Grêmio foi imediata, com três gols de Luis Suarez em 18 minutos, aos 5, 8 e 23 minutos, isolando-se como 3º artilheiro do campeonato.

OITO DIAS DEPOIS de fazer 3 x 0 no Palmeiras e de levar a virada por 4 x 3 no Estádio Nilton Santos, que alugou para show, o Botafogo sofreu a segunda derrota consecutiva em São Januário, três noites após perder para o Vasco (1 x 0). O Botafogo havia vencido os 10 jogos do turno em seu estádio, 7 sem sofrer gol, e no returno só ganhou o primeiro (3 x 0 do Bahia), perdendo quatro e empatando dois.

O BOTAFOGO terá mais quatro jogos fora de casa, domingo (12), com o Bragantino, e depois com Fortaleza, Coritiba e Internacional (última rodada), e só mais dois jogos em seu estádio, com Santos e Cruzeiro. O Grêmio, com muita chance de ser campeão, fará mais três jogos em casa, domingo (12), com o Corinthians, e com Goiás e Vasco, e será visitante em mais dois jogos, com o Atlético Mineiro e Fluminense (última rodada).

OS NOVOS VICE-LÍDERES: Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald (Gustavo), Villasanti e Carballo (Cristaldo); Besozzi (Ferreira), Luis Suarez (c) e Everton Galdino (Natan). O Grêmio passou a ter o ataque mais positivo (57), com mais 4 gols que o Palmeiras e mais 6 que o Botafogo. Igualou o líder Botafogo em pontos (59) e em vitórias (18), mas tem menos 15 gols de saldo (8 a 23).

O TIME DO 5º JOGO SEM VITÓRIA e da 4ª derrota consecutiva: Lucas Perri, Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta (c) e Hugo (Marçal); Danilo (Eduardo), Marlon e Tchê Tchê (Janderson); Jr Santos (Luis Henrique), Diego Costa e Victor Sá (Carlos Alberto). O Botafogo já projeta a reformulação da comissão técnica para 2024, com interesse em tirar o argentino Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e tendo no português Pedro Caixinha, do Bragantino, a segunda opção.

VASCO PODE SUBIR MAIS UMA POSIÇÃO

A DERROTA DO BAHIA para o Cuiabá por 3 x 0, gols de Deyverson, Isidro Pitta e Ronald, na noite desta 5ª feira (9), na Arena Fonte Nova, em Salvador, foi boa para o Vasco, que pode subir uma posição e terminar a 34ª rodada em 15º, com 40 pontos, se vencer o America Mineiro, já rebaixado, domingo (12), em São Januário. O Vasco terá mais dois jogos em casa, com Corinthians e Bragantino (última rodada), e visitará Cruzeiro, Athletico Paranaense e Grêmio.

O VISITANTE SANTOS subiu uma posição e terminou a 33ª rodada em 13º, com 41 pontos, ao vencer o Goiás por 1 x 0, gol do meia-atacante argentino Julio Furch, aos 41 do 2º tempo, pouco depois de substituir o meia Jean Lucas. Foi a 11ª vitória do Santos, junto com Flamengo e São Paulo, os três nunca rebaixados. Já o Goiás, com a 14ª derrota, estacionou em 18º com 35 pontos, cada vez mais perto do rebaixamento.

O EMPATE COM o Atlético Mineiro (1 x 1), na noite desta 5ª feira (9), voltou a ligar o sinal de alerta no Corinthians, que pode voltar a ser rebaixado depois de 16 anos, tal como em 2007, quando terminou em 17º. O Corinthians fez 1 x 0, gol do meia paraguaio Romero, mas Paulinho, novo artilheiro do campeonato com 17, empatou no 2º tempo, com seu sexto gol nos últimos quatro jogos. O Corinthians caiu para 14º com 41 pontos; o Atlético manteve o 6º lugar com 54.

Foto: ND Mais e Divulgação