COM MAIS UMA GRANDE ATUAÇÃO, o Botafogo mostrou que é líder até debaixo d’água, ao vencer o Bahia por 3 x 0, na tarde chuvosa deste último domingo (27) de agosto, mês dos 124 anos da criação do seu futebol, de títulos históricos e craques consagrados, tais como Nilton Santos, que dá nome ao estádio, onde o único mandante invicto ganhou todos os 11 jogos. O Botafogo igualou sua própria marca de 2013, de 19 jogos sem perder, com 15 vitórias e 4 empates.

O BOTAFOGO impôs a 10ª derrota ao Bahia, que já havia vencido por 2 x 1 no jogo do turno em Salvador, e abriu o placar logo aos quatro minutos, com Diego Costa, sergipano de 34 anos, campeão e artilheiro no Atlético de Madrid e no Chelsea, completando boa jogada de Eduardo e Victor Sá. O potencial de Diego Costa, somado ao de Tiquinho Soares, perto de reaparecer, deve aumentar ainda mais o poderio ofensivo do time de futebol rápido, prático e objetivo.

O BOTAFOGO voltou ainda melhor do intervalo e ampliou a vantagem com o segundo gol de Diego Costa, aos seis minutos, completando de cabeça o cruzamento preciso de Gabriel Pires, bem lançado por Eduardo, que aos 24 criou a chance para o terceiro gol, mas Janderson, que acabara de substituir Diego Costa, acertou a trave direita. O Bahia tentou reagir, mas foi bem contido pela defesa menos vazada, que chegou à 11ª vitória, 8ª sem sofrer gol em casa.

Diego Costa Botafogo x Bahia pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Niltos Santos. 27 de Agosto de 2023, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo. Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.

O HABILIDOSO Luis Henrique, ponta veloz e bom driblador, fez por merecer o terceiro gol da 16ª vitória do time líder. O lateral Hugo, em grande arrancada da própria área, deu assistência precisa para Luis Henrique avançar e até driblar o bom goleiro Marcos Felipe, completando de pé direito com o gol vazio. Os jogadores voltaram a agradecer o apoio dos torcedores em sintonia perfeita: “Jogam 11. Ganham todos. Seguimos unidos, assim na terra como no céu”.

OS LÍDERES dos 3 x 0 no Bahia: Lucas Perri, Galvão (Matteo Ponte), Adryelson, Victor Cuesta (c) e Hugo; Marlon, Gabriel Pires e Eduardo; Segovia (Diego Hernandez), Diego Costa (Janderson) e Victor Sá (Luis Henrique). O técnico Bruno Lage voltou a dar o crédito da vitória aos jogadores: “São aplicados, conscientes, sem vaidade, um apoiando o outro”. O técnico português enalteceu de novo os torcedores: “Só não entram em campo, mas jogam junto com o time”.

O BOTAFOGO terminou a 21ª rodada com 51 pontos, mais 11 que o vice-líder Palmeiras (40); com o ataque mais positivo (38, mas 1 gol que o Palmeiras) e a defesa menos vazada (11, menos 6 gols que a do Palmeiras). O Botafogo tem mais 15 pontos que o Grêmio (3º com 36) e o Flamengo (4º com 36), e mais 16 pontos que o Fluminense (5º com 35) e que o Bragantino (6º com 35). 

BOTAFOGO 3 x 0 BAHIA registrou R$1.322.700,00. 35.556 pagantes. 39.610 presentes. Atuação correta do árbitro FIFA Flavio Rodrigues de Souza, paulistano de 43 anos, que advertiu com cartão amarelo Diego Costa e Janderson, e Cauly, Mingotti e Yago Felipe. A chuva não deu trégua, mas a qualidade do gramado sintético do Estádio Nilton Santos evitou que o nível técnico do jogo, de muita intensidade, fosse prejudicado.

O BOTAFOGO vai decidir a vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, 4ª feira (30), no Estádio Florencio Sola, do Banfield, na província de Buenos Aires. Depois do 1 x 1 no jogo de ida, os times precisam vencer nos 90 minutos ou decidir nos pênaltis. O técnico Bruno Lage lamentou o pouco intervalo para que o time jogue sábado (2) com o Flamengo, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos.

COM A 10ª DERROTA, 7ª como visitante, 5ª sem fazer gol, o Bahia, do técnico português Renato Paiva, manteve o 16º lugar, primeiro fora do rebaixamento, com 21 pontos, 5 vitórias, 6 empates, saldo negativo de seis gols (22 a 28). O Bahia recebe o Vasco no próximo domingo (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Mesmo que vença, o Vasco ficará mais uma rodada em 18º.

Fotos: Vitor Silva / Botafogo