EM SEU PRIMEIRO JOGO COM CHUVA, o Botafogo mostrou que é líder até debaixo d’água, ao vencer o Vasco por 2 x 0, na tarde deste primeiro domingo (2) de julho, mantendo 7 pontos de vantagem sobre o vice-líder Grêmio (26); 8 pontos sobre o Flamengo (3º,25), e mais três vitórias do que ambos (11 a 8). Com 100% de aproveitamento em casa, 7ª vitória, 4ª consecutiva sem sofrer gol; em 13 jogos, 11 vitórias, 8ª sem sofrer gol, e só duas derrotas como visitante. O Botafogo mostrou-se firme no primeiro jogo com técnico interino, três dias após a saída do desertor Luis Castro.

O LÍDER BOTAFOGO confirmou o favoritismo e só não obteve vitória mais ampla porque o goleiro Leo Jardim voltou a se destacar com grandes defesas, evitando que o Vasco já saísse para o intervalo perdendo. O Botafogo manteve o domínio no 2º tempo e abriu o placar aos 8 minutos, em boa tabelinha de Tiquinho Soares e Luis Henrique, que finalizou entre o goleiro e a trave direita. Alex Teixeira não soube aproveitar a falha de Adryelson e perdeu o gol de empate, aos 23, na frente de Lucas Perri, que defendeu com as pernas.

O BOTAFOGO só conseguiu o 2º gol nos acréscimos de sete minutos do 2º tempo, em arrancada forte do ponta paraibano Carlos Alberto, de 21 anos, emprestado pelo América Mineiro. Ele usou bem a velocidade e o físico para ganhar a disputa com o lateral argentino Puma e finalizar aos 50 minutos, sem defesa para o goleiro. De mãos dadas, os jogadores do Botafogo agradeceram aos quase 40 mil torcedores, que retribuíram com aplausos.

O VASCO NÃO TEVE COMO EVITAR a 8ª derrota, 4ª como visitante, que o mantém em 18º com 9 pontos dos 39 disputados, saldo negativo de 11 gols (11 a 22), três empates e só duas vitórias, a segunda depois de 10 jogos em que sofreu seis derrotas consecutivas, sem fazer gol em três. O Vasco não fez gol em 5 dos 13 jogos, o que reflete o planejamento mal feito do clube, mesmo com o suporte financeiro da estreante SAF, que não soube contratar bem.

O LÍDER DE 13 RODADAS – Lucas Perri, Rafael (Di Plácido), Adreyelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo) e Eduardo (Kayke); Jr Santos, Tiquinho Soares (Carlos Alberto) e Luis Henrique (Matias Segovia) – o Botafogo de 11 vitórias, 2 derrotas, único sem empate, saldo de 15 gols (22 a 7, defesa menos vazada). O Grêmio será o próximo adversário, domingo (9), na Arena Grêmio. 

O LATERAL-DIREITO Rafael, substituído aos 31 minutos do 1º tempo pelo argentino Di Plácido, passou por exame de imagem do joelho esquerdo, na noite deste domingo (2), depois de uma disputa com Figueiredo. O jogador do Botafogo não conseguiu se levantar e teve que sair de campo de maca. Figueiredo não voltou do intervalo, substituído por Erick Marcos, queixando-se de dores no tornozelo e no dorso do pé.

BOTAFOGO 2 x 0 VASCO, em jogo de torcida única e em tarde chuvosa no Estádio Nilton Santos, registrou R$2.019.825,00. 35.110 pagantes. 38.798 presentes. O árbitro paulista Raphael Claus fez sete advertências com cartão amarelo: Leo, Robson, Orellano, Rayan e Piton (Vasco); Adryelson e Segovia. Acertou em não marcar pênalti de Marlon Gomes, do Vasco, que usou o ombro na disputa com Eduardo, aos 13 minutos do 2º tempo.

O VASCO VOLTARÁ a jogar em São Januário, mas ainda sem torcida, sábado (8), com o Cruzeiro, pela 14ª rodada, sem o lateral Piton, suspenso pelo 3º cartão amarelo. O time que sofreu a 8ª derrota: Lucas Perri, Puma, Robson (Capasso), Leo e Piton; Zé Gabriel (Eguinaldo), Marlon Gomes e Alex Teixeira (Rayan); Figueiredo (Erick Marcos), Pedro Raul e Orellano (Carabajal). O interino William Batista minimizou mais uma atuação ruim de Pedro Raul e o gol perdido por Alex Teixeira à frente do goleiro: “Não há jogador que não seja passível de jogar mal e de falhar”.

ALÉM DA DERROTA, outros resultados não foram bons para o Vasco (18º), igual em pontos (9), vitórias (2), empates (3) e derrotas (8) ao América Mineiro (19º), que tem saldo negativo de 14 gols (15 a 29), e o do Vasco é de menos 11 (11 a 22). O América perdia para o Atlético por 2 x 0 e reagiu com dois gols do argentino Mastriani. E no último jogo do domingo (2), o Cuiabá venceu o Santos por 3 x 0 e subiu três posições, terminando a rodada em 13º com 15 pontos. O Vasco terá o Corinthians como vizinho, em 17º com 12 pontos, se o Goiás, com 11, vencer em casa o lanterna Coritiba, no último jogo da 13ª rodada, na noite desta 2ª feira (3).

Fotos: Terra, Vitor Silva/Botafogo, WANDERSON GOMES/Gazeta Press