O BOTAFOGO manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, mas com o 0 x 0 da noite de ontem (28) com o Grêmio, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, viu a vantagem sobre o Palmeiras cair para um ponto (57 a 56), porque a equipe paulista, horas antes, venceu o Atlético Mineiro por 2 x 1, no estádio Brinco de Ouro, do Guarani de Campinas.
FOI O 17º 0 x 0 em 267 jogos, e com o segundo 0 x 0, o Botafogo passou a dividir o ataque mais positivo com 46 gols, mas o Palmeiras tem o melhor saldo (5), com 46 gols marcados e 20 sofridos (saldo de 26), e o Botafogo marcou 46 e sofreu 25 (saldo de 21 gols).
BOTAFOGO E PALMEIRAS têm 17 vitórias, primeiro item de desempate. O Botafogo tem mais um empate (6) que o Palmeiras, mas o Palmeiras tem mais uma derrota (6) que o Botafogo, que ficou no 0 x 0 pela segunda vez, desde 25 de agosto, na 24ª rodada com o Bahia, em Salvador.
FOI O SEGUNDO empate do Botafogo em 14 jogos com o mando de campo, depois de 10 vitórias – 6 sem sofrer gol – e duas derrotas (1 x 2 Bahia e 0 x 3 Cruzeiro), ambas no estádio Nilton Santos. 4º empate do Grêmio em 12 jogos como visitante, após 3 vitórias e 5 derrotas.
O MELHOR DA NOITE foi a volta de Junior Santos, que fraturou a tíbia em 20 de julho, no 1 x 0 sobre o Internacional, e reapareceu bem, substituindo Tiquinho aos 32 minutos. Ele deu assistência para o gol de Bastos, aos 41 minutos, mas se encontrava em impedimento.
O BOTAFOGO LÍDER – John, Vitinho, Bastos, Barboza e Marçal (Alex Telles); Danilo (Allan), Tchê Tchê e Almada (Savarino); Luiz Henrique, Tiquinho (Junior Santos) e Mateus Martins (Igor Jesus). O técnico Artur Jorge resumiu bem: “Não foi um jogo à imagem do que costumamos ter”.
BOTAFOGO 0 x 0 GRÊMIO registrou R$3.626.255,00. 30.735 pagantes. Atuação confusa do árbitro Maguielson Lima, do Distrito Federal, que aplicou seis cartões amarelos: Bastos, Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo), e Villasanti, Kannemann e Marchesin, e expulsou o meia colombiano Monsalve, do Grêmio.
EM JOGO DE TRÊS GOLS de bola parada, o Palmeiras venceu o Atlético Mineiro por 2 x 1. O meia Raphael Veiga converteu dois pênaltis, e Hulk, de falta frontal, marcou o mais bonito da noite no estádio do Guarani, em Campinas. R$735.045,00. 16.040 pagantes. O Palmeiras alugou o estádio para um show do guitarrista britânico Eric Clapton.
WEVERTON, Giay, Gustavo Gomez, Murilo e Caio; Moreno, Fabinho e Maurício (Lázaro); Felipe Anderson (Rony), Flaco Lopez (Vitor Reis) e Raphael Veiga (Gabriel Menino), o vice-líder Palmeiras, do técnico Abel Ferreira, na 11ª vitória em 15 jogos como mandante (6 sem sofrer gol).
O ATLÉTICO MINEIRO, 9º com 36 pontos, sofreu a oitava derrota, quinta em 13 jogos como visitante. O time do técnico argentino Gabriel Milito ainda tem dois jogos atrasados, em casa com o Grêmio e fora com o Athletico Paranaense.
Foto: Breno Esaki