O BOTAFOGO, campeão da Libertadores de 2024, entrou no Grupo da Morte do sorteio de hoje (5) do 1º Super Mundial de Clubes de 2025, em que decidirá uma das duas vagas para as oitavas de final, com o Atlético de Madrid e o PSG, depois da estreia com o Seattle, dos Estados Unidos.
O FLUMINENSE, campeão da Libertadores de 2023, deve decidir o 1º lugar logo na estreia com o alemão Borussia Dortmund, porque ambos são superiores aos outros adversários do Grupo F, o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
O FLAMENGO, campeão em 1981, 2019 e 2022, estreará com o Espérance, da Tunísia, e no segundo jogo deve decidir o 1º lugar do Grupo D com o londrino Chelsea, também favorito na estreia com o mexicano Leon, que eliminou o Flamengo da Libertadores de 2014, com 3 x 2 no Maracanã.
O PALMEIRAS, bicampeão da Libertadores em 2020 e 2021, estreará como favorito ao 1º lugar do Grupo F com o FC Porto, e os outros adversários serão o Al Ahly, do Egito, e o Inter Miami, único dos 32 participantes como convidado da Fifa, por ter Messi, uma das maiores atrações do evento.
- NA ABERTURA da solenidade foi exibido o vídeo de Donald Trump, 45º presidente dos Estados Unidos, dando boas-vindas aos participantes. Ele será homenageado antes do jogo inaugural, no Hard Rock Stadium, em Miami, 6ª feira, 13 de junho, um dia antes do seu aniversário de 79 anos.
- O PRESIDENTE da Fifa, Gianni Infantino, suíço-italiano de 45 anos, convidou Ronaldo Fenômeno para exibir a seu lado o troféu que será entregue ao capitão campeão, após a grande final do domingo, 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova York, onde também será a decisão da Copa do Mundo de 2026.
- ALEJANDRO DOMINGUEZ, presidente da Confederação Sul-Americana, disse ter pedido à Fifa oito vagas, mas só conseguiu seis: “Espero que uma seja a do campeão, como sempre aconteceu nas primeiras edições de torneios importantes como será a 1ª do Super Mundial de Clubes”.
- ALÉM DOS QUATRO BRASILEIROS, os argentinos Boca, seis vezes campeão, e River, com quatro títulos, participarão. O Boca, no Grupo C, com Bayern Munique, Benfica e Auckland, da Nova Zelândia, e o River no Grupo E, com a Inter de Milão, Monterrey e Urawa Red Diamonds, do Japão.
- OS GRANDES DO RIO foram representados por três campeões: Branco, do Fluminense (83-84-85 e Copa do Mundo de 94); Diego Ribas, do Flamengo (campeão brasileiro e da Libertadores), e Sergio Manoel, do último título de campeão brasileiro do Botafogo, em 1995.
Foto: Brian Snyder/Reuters e Giorgio VIERA / AFP