“VÃO-SE OS ANÉIS, FICAM OS DEDOS”. O Botafogo perdeu a invencibilidade de 15 jogos, ao levar a virada do Goiás por 2 x 1, na noite deste domingo (14), no estádio da Serrinha, em Goiânia, mas se mantém líder com 15 pontos, depois de cinco vitórias consecutivas como único com 100% de aproveitamento. Tiquinho Soares, artilheiro do Campeonato Brasileiro, fez o gol do Botafogo aos 33 minutos, convertendo pênalti com a categoria habitual.

O BOTAFOGO LEVOU A VIRADA, com dois gols de defensores. O primeiro, do zagueiro cearense Bruno Melo, emprestado pelo Fortaleza, que se reabilitou do pênalti cometido em Gustavo Sauer, empatando aos 49 do 1º tempo. O Botafogo não voltou bem do intervalo, e depois de levar a virada aos 11 minutos, com o gol do lateral-direito mineiro Maguinho, tentou empatar, mas o goleiro paranaense Marcelo Rangel, de 34 anos, 1,86m, fez duas boas defesas.

O TÉCNICO LUIS CASTRO manteve a calma durante toda a entrevista coletiva: “É um sabor bem amargo, depois de dois meses sem perder, mas não caiu o mundo nem vai mudar nada. O trabalho continua com a certeza de que voltaremos a ter bons resultados”. O líder do Campeonato Brasileiro fará os dois próximos jogos em casa, com o Fluminense, sábado (20), e com o América Mineiro, domingo (28), depois do jogo de 4ª (17), com o Athletico, em Curitiba, pela Copa do Brasil.

O TIME QUE PERDEU A INVENCIBILIDADE, mas continua líder: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Luis Segovia (Carlos Alberto e Marçal (c); Marlon, Tchê Tchê (Lucas Fernandes) e Eduardo; Gustavo Sauer (Junior Santos), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique). O Botafogo havia ganhado em casa do São Paulo (2 x 1), Atlético Mineiro (2 x 0) e Corinthians (3 x 0), e não conseguiu a terceira vitória como visitante, depois de 2 x 1 no Bahia e 3 x 2 no Flamengo.

O GOIÁS SAIU DO REBAIXAMENTO e subiu ao 15º lugar, com 6 pontos, depois de quatro derrotas e saldo negativo de 7 gols (5 a 12). Foi a segunda vitória em casa, após a virada sobre o Corinthians por 3 x 1. O time do técnico mineiro Emerson Ávila, de 55 anos: Marcelo Rangel, Maguinho (Dodô), Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Willian (Bruno Santos), Dieguinho (Sidimar) e Palacios (Pedrinho); Mateus Peixoto e Diego Gonçalves (Alesson).

GOIÁS 2 x 1 BOTAFOGO registrou R$276.300,00. 6.674 pagantes. O árbitro gaúcho Rafael Klein atendeu o aceno do assistente paulista Marcelo Van Gasse, que marcou impedimento de Bruno Melo no gol de empate, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo e confirmou o gol depois de quase dois minutos de revisão. O Goiás será visitante nos dois próximos jogos, com Bahia e São Paulo.

                       CRUZEIRO GOLEIA E ENTRA NO G-4

O CRUZEIRO conseguiu se reabilitar bem da derrota para o Fluminense por 2 x 0, e entrou no G-4, ao golear o América por 4 x 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Ao marcar de cabeça o 1º gol, aos 33 minutos, Henrique Dourado correu para comemorar com Bruno Rodrigues, que fez o cruzamento, apagando de vez o desentendimento que tiveram no Mineirão, quando tentou bater o pênalti que Bruno Rodrigues não aproveitou em duas cobranças.

O CRUZEIRO fez mais dois gols de cabeça no 2º tempo, com Marlon aos 24, e aos 38 com Gilberto, que fechou a goleada aos 44 minutos com chute forte de pé direito. O Cruzeiro pôs fim ao longo jejum de dois anos sem ganhar do América, que havia vencido os sete jogos anteriores. 4ª feira (17), o Cruzeiro, com seis títulos, visita o Grêmio, com cinco, no jogo de ida das oitavas de final de 2023, entre os maiores campeões da Copa do Brasil.

O CRUZEIRO terminou a 6ª rodada em 4º lugar com 12 pontos – 4 vitórias, 2 empates -, com os mesmos números do Athletico, mas em vantagem no saldo de gols (6 a 3), com 11 marcados e 5 sofridos, enquanto o time paranaense fez 10 gols e sofreu 7. O Cruzeiro só voltará a jogar pelo Brasileiro, 2ª feira (22), em Belo Horizonte, com o Cuiabá, e na 8ª rodada, com o Flamengo, sábado (27), no Maracanã.

ÚLTIMO, com um empate e cinco derrotas, o América ainda não venceu, e tem o pior saldo de gols (12), com 17 sofridos e menos de um gol marcado por jogo (5). O técnico paulista Vagner Mancini disse que “a equipe está emocionalmente abalada”, após o clube ter afastado quatro jogadores – Nino, Mateusinho, Marlon e Dadá Belmonte – envolvidos no esquema de apostas ilegais, mas não perde a calma: “O trabalho continua para o América dar a volta por cima”.

                        VIRADA DO FURACÃO NOS ACRÉSCIMOS

EM JOGO DE CINCO GOLS, o Athletico Paranaense venceu de virada o Coritiba por 3 x 2, depois de ficar duas vezes em desvantagem no placar da Arena da Baixada. Marcelino Moreno fez o gol do 1º tempo, Pablo empatou logo na volta do intervalo, mas o Coritiba ficou de novo em vantagem com o gol de Robson. O Furacão empatou com o gol de Willian, ex-Palmeiras, emprestado pelo Fluminense, e fez a virada final aos 52 minutos, com o gol do ponta uruguaio Agustin Canobbio.

AO IMPOR A 4ª DERROTA ao Coritiba, penúltimo com 2 pontos e saldo negativo de 9 gols (5 a 14), o Athletico terminou a 6ª rodada em 5º lugar, com 12 pontos, 4 vitórias, 2 derrotas e saldo de 3 gols (10 a 7). A pontuação é igual à do Cruzeiro, 4º colocado pelo saldo de gols (6), com 11 marcados e 5 sofridos. Depois do jogo de 4ª (17), com o Botafogo, pela Copa do Brasil, o Athletico abrirá a 7ª rodada como visitante com o Bragantino, sábado (20), em Bragança Paulista.

Foto: Guia do Boleiro