COM A DERROTA PARA O AMÉRICA MINEIRO por 3 x 0, na noite desta 5ª feira (30), na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Botafogo está praticamente eliminado da Copa do Brasil, a menos que devolva o placar ou vença o jogo de volta por quatro gols, dia 14 de julho, no estádio Nilton Santos. O Botafogo já saiu para o intervalo perdendo por 2 x 0, e não teve competência para reagir.

WELLINGTON PAULISTA, de 39 anos, artilheiro do Campeonato Carioca de 2008 com 14 gols pelo Botafogo, fez o 1º gol do América Mineiro logo aos 5 minutos, completando de cabeça o cruzamento do lateral Patrick. Também de cabeça, o lateral-esquerdo Danilo Avelar, de 33 anos, marcou o 2º gol aos 25, após escanteio, e com o zagueiro Kanu apenas olhando. Gatito ainda evitou o terceiro gol.

O BOTAFOGO DESFEZ O ESQUEMA com três zagueiros, e voltou do intervalo com Jeffinho no lugar de Philipe Sampaio, que reapareceu mal, e o lateral argentino Saravia no lugar de Daniel Borges. Na sequência, Romildo substituiu Kayque, e Diego Gonçalves, que entrou no lugar de Vinicius Lopes, foi substituído por Daniel Cruz sem que o rendimento do time tenha melhorado.

O AMÉRICA MINEIRO fez 3 x 0 aos 14 minutos, com o gol do meia Alê, após cruzamento do lateral Marlon, pouco depois de substituir Danilo Avelar. Depois da virada heroica sobre o Inter em Porto Alegre por 3 x 2, o Botafogo teve atuação ainda pior do que na derrota para o Fluminense por 1 x 0. O Botafogo teve as melhores chances no 1º tempo com Mateus Nascimento, que acertou duas vezes a trave.

FOI O PRIMEIRO JOGO entre os times pela Copa do Brasil, que ambos ainda não conseguiram ganhar. O América desempatou o confronto de 19 jogos, com a 7ª vitória, contra 6 do Botafogo e 6 empates. Os dois próximos jogos do Botafogo também serão como visitante no Campeonato Brasileiro: 2ª (4), fechando a 15ª rodada com o Bragantino, e domingo (10), com o Cuiabá, pela 16ª rodada.

O TÉCNICO PORTUGUÊS Luis Castro disse que “há necessidade de reforços porque jogamos com a formação da Série B de 2021”. O Botafogo não pôde escalar Victor Cuesta, Oyama e Piazon, que já haviam jogado por outras equipes na Copa do Brasil, além de outros titulares que se recuperam de contusão. A atuação do time na derrota para o América Mineiro beirou o ridículo.

ALÉM DA VITÓRIA, O AMÉRICA MINEIRO também comemora por conta da venda de Richarlyson, do Everton de Liverpool para o Tottenham de Londres. O América vendeu o atacante em 2015 ao Fluminense,  que o vendeu em 2016 ao Watford, e vai receber R$1.900 mil, de acordo com o mecanismo de solidariedade, que faz parte da formação do jogador. O Fluminense vai receber R$2.400 mil.

Foto: Vitor Silva / Botafogo