O BOTAFOGO sentiu muito a confirmação da saída do técnico Luis Castro, anunciada por ele próprio, ao chegar ao Estádio Nilton Santos, onde empatou em 1 x 1 com o Magallanes, do Chile, e perdeu a vaga para a LDU, que também jogando em casa, venceu o Cesar Vallejo, do Peru, por 3 x 0, na noite de ontem (29). Os torcedores do Botafogo vaiaram o técnico e imprimiram cédulas de Riyal, dinheiro da Arábia Saudita, com a foto dele, distribuídas no estádio.
O BOTAFOGO não conseguiu vencer o Magallanes, 3º, e único sem vitória no Grupo A, com 4 empates, 2 derrotas e saldo negativo de 5 gols (8 a 13), enquanto o Cesar Vallejo, do Peru, que perdeu para a LDU e foi o último do grupo, ganhou 1 jogo. De acordo com o regulamento da Copa Sul-Americana, só o 1º de cada grupo se classifica; o segundo, disputa com o 3º pior da fase de grupos da Libertadores, daí o adversário do Botafogo ser o Patronato, da Argentina.
O CLUB ATLÉTICO PATRONATO, de 109 anos, fundado em 1/2/1914, na cidade de Paraná, capital da província de Entre Rios, a 480 km de Buenos Aires, disputa a Série B em seu estádio Presbítero Bartolomé Grelha, com 22 mil lugares, onde o Botafogo fará o jogo de ida. A primeira camisa do clube era azul, mas seis anos após a fundação, passou a ser vermelha e preta, em homenagem ao padre Bartolomé Grelha, que era italiano e torcida fanático do Milan.
O VOLANTE MARLON FREITAS, de 28 anos, primeiro contratado de 2023, marcou o 1º gol com a camisa do Botafogo, aos 19 minutos do 1º tempo, e foi expulso aos 21 minutos do 2º tempo, ao atingir com pé alto o meia Velasquez. O Magallanes empatou aos 34 do 2º tempo com o atacante Zapata. O árbitro colombiano Bismark Santiago deixou de marcar pênalti claro do meia Alfaro, desviando a bola com o braço aos 14 minutos do 2º tempo.
COMO ESTAVA PREVISTO, o zagueiro argentino Joel Carli, recordista de jogos (200) com a camisa do Botafogo, entrou aos 42 minutos do 2º tempo no lugar de Adryelson e foi aplaudido em seu último jogo. Ele passará a ser diretor da base do futebol do clube, único que defendeu no Brasil. O time: Lucas Perri, Rafael (Di Plácido), Adryelson (Joel Carli), Victor Cuesta e Hugo; Marlon, Tchê Tchê (Danilo Barbosa) e Eduardo; Gustavo Sauer (Jr Santos), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique).
O TÉCNICO LUIS CASTRO revelou algo até então desconhecido de sua personalidade e foi falso ao dizer depois da eliminação que “só vou tomar uma decisão após a reunião de amanhã (hoje, 6ª feira, 30), com Textor, meu agente e meu advogado”. Segundo ele, “a proposta do clube saudita existe, mas ainda não tomei posição”. Botafogo 1 x 1 Magallanes foi o 77º jogo do técnico no Botafogo, 41 vitórias, 15º empate, 21 derrotas.
Fotos: Superesportes e Divulgação