Escolha uma Página

O BOTAFOGO tirou o Flamengo da liderança por apenas um ponto (19 a 18) e uma vitória (6 a 5), ao vencer o Grêmio, que entrou pela primeira vez no rebaixamento (17º), na noite deste domingo (16), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, município da Grande Vitória, capital do estado do Espírito Santo.

NA COINCIDÊNCIA dos números, o líder Botafogo e o vice-líder Flamengo também terminaram a 9ª rodada iguais no saldo de gols (8), com os ataques mais positivos (16) e as defesas com 8 gols sofridos, terceiras menos vazadas, depois de Palmeiras (4), Atlético e Internacional (5) e Athletico Paranaense (6).

O GRÊMIO tem sido mandante itinerante, ainda sem poder jogar em seu belo estádio, mas o Botafogo foi um visitante que se sentiu em casa, apoiado pela quase totalidade dos 17 mil torcedores, que lotaram o estádio de Cariacica.

O BOTAFOGO abriu o placar aos 10 minutos, com o lateral-esquerdo Cuiabano completando a boa tabela de Marlon e Luiz Henrique. O Grêmio empatou aos 21, com Gustavo Nunes em rápido contra-ataque, após Luiz Henrique perder a bola.

O GOL DA 6ª VITÓRIA, terceira consecutiva, foi de Junior Santos, sempre ele, completando aos 13 minutos a assistência de Luiz Henrique. No minuto seguinte, com um voleio sobre a linha de gol, Junior Santos evitou que Gustavo empatasse de cabeça.

O TIME LÍDER: John, Damian, Halter, Bastos e Cuiabano; Marlon, Gregore (Yarlen), Tchê Tchê (Eduardo) e Óscar Romero (Diego Hernandez); Luiz Henrique (Danilo) e Junior Santos. O Botafogo recebe o Athletico Paranaense, 4ª (19), no estádio Nilton Santos.

BAHIA ESCAPA DA DERROTA

DEPOIS DE SOFRER os gols do lateral Marcelo Hermes, de falta, por baixo da barreira, do ponta Caíke, de cabeça, no 1º minuto do 2º tempo, o visitante Bahia reagiu e empatou com o Criciúma (2 x 2), na noite deste domingo (16), no estádio Heriberto Hulse.

O ATACANTE gaúcho Everaldo fez o 1º gol aos 7 e passou a dividir a artilharia do Brasileiro com o argentino Vegetti, do Vasco, com 4 gols, e o meia carioca Caio Alexandre empatou aos 27. O goleiro Luiz Gustavo, do Criciúma, foi expulso aos 18, por cera.

O BAHIA, do técnico Rogerio Ceni, terminou a 9ª rodada em 3º, empatado ao vice-líder Flamengo em pontos (18), vitórias (5), empates (3) e 1 derrota, mas em desvantagem de 4 gols no saldo, porque marcou 13 e sofreu 9, e o Flamengo, fez 16 e sofreu 8.

FINALMENTE, A 1ª VITÓRIA

DEPOIS DE CINCO DERROTAS e três empates, o Vitória ganhou a primeira: 2 x 1 no Internacional, na noite deste domingo (16), no estádio Barradão, em Salvador. Ainda assim, continua em último, com 6 pontos, igual ao Fluminense, 19º, que tem menos um gol no saldo negativo (6 a 7).

O GOL DA 1ª VITÓRIA do campeão baiano, que voltou à Série A em 2024, como campeão da Série B de 2023, foi do atacante paulista Wagner Leonardo, nos acréscimos de 12 minutos do 2º tempo, convertendo pênalti que sofreu do argentino Alario. Willian fez o 1º gol e Wesley marcou o da 2ª derrota do Inter.

Fotos: Vitor Silva/Botafogo