COM O GOL DO ZAGUEIRO ARGENTINO Joel Carlis, aos 37 minutos do primeiro tempo, após boa assistência do atacante Rafael Navarro, o Botafogo venceu o Brasil de Pelotas por 1 x 0, na noite de ontem (15), no estádio Nilton Santos, subiu para o oitavo lugar e ultrapassou o Vasco, nono, ficando só a cinco pontos do líder Coritiba, derrotado por 3 x 0 pelo CSA. Foi a sétima vitória do Botafogo como mandante, sem sofrer gol. 

SUPERSTIÇÃO – Mantendo a longa superstição de 73 anos, criada no título carioca de 1948 pelo presidente Carlos Martins da Rocha, que entrava em campo com o cachorro-mascote Biriba, o Botafogo diz, orgulhoso, que o time não perdeu os seis jogos em que Joel Carli fez gol: dois empates e a quarta vitória na noite de ontem (15). Só está faltando a volta da gemada, que Carlito Rocha servia aos jogadores durante a campanha do último título antes do Maracanã.

PREJUDICADO – O Botafogo voltou a ser prejudicado pela arbitragem. Tiago Luis Scarascati, de 38 anos, da Federação Paulista de Futebol, deixou de marcar pênalti claro do lateral Oliveira no meia Pedro Castro. Na próxima quarta (18) o Botafogo, com 28 pontos, pode tirar o Guarani, com 29, do quarto lugar, e até ultrapassar Náutico, Avaí e Sampaio Corrêa, com 30, e terminar o turno no G4, o que seria um prêmio à evolução do time com o técnico Enderson Moreira.

SALDO DE GOLS – Botafogo e Vasco fazem campanhas praticamente iguais. Empatados em pontos (28), vitórias (8), empates (4) e derrotas (6), o Botafogo é oitavo pelo saldo de gols (5), com 24 marcados e 19 sofridos, e o Vasco, nono, com 3 gols de saldo (22 a 19). Os quatro primeiros: Coritiba, 33; CRB, 32; Goiás, 31; Sampaio Corrêa, 30. O útimo jogo do Botafogo será como visitante e o do Vasco, mandante, quarta (18), com o Londrina, em São Januário.

BOM LEMBRAR – Joel Carli, autor do gol da vitória da noite de ontem (15), no estádio Nilton Santos, é o terceiro estrangeiro com mais jogos com a camisa do Botafogo. Argentino de 34 anos, nascido em Mar del Plata, ele já havia feito 154 jogos e marcado 6 gols, na primeira passagem pelo clube, entre 2016 e 2020. Foi campeão carioca em 2018, marcando o gol de empate que decisão com o Vasco aos pênaltis: 4 x 3. 

Foto: UOL