LÍDER DO CAMPEONATO BRASILEIRO, depois de nove rodadas, o Botafogo tenta vencer a LDU, na noite de hoje (6), para se isolar na liderança do Grupo A da Copa Sul-Americana e ter vantagem de jogar com adversário teoricamente mais fraco no mata-mata das oitavas de final. Invictos, Botafogo e LDU têm 8 pontos, 2 vitórias, 2 empates, saldo de 5 gols, mas o Botafogo lidera por ter marcado mais dois gols que a LDU (9 a 7). O Botafogo sofreu 4 gols e a LDU, 2.

BOTAFOGO E LDU estão classificados, restando saber quem será o primeiro do Grupo A, por serem tecnicamente muito superiores ao Magallanes, do Chile, adversário do Botafogo na última rodada, dia 28, no estádio Nilton Santos, e ao Cesar Vallejo, do Peru, que a LDU receberá na última rodada, na altitude de Quito. A LDU – Liga Deportiva Universitária – é o único time do Equador, campeão da Libertadores (2008), Sul-Americana (2009) e Recopa Sul-Americana (2009 e 2010).

O BOTAFOGO TENTA SE RECOMPOR, depois de duas derrotas consecutivas para o mesmo adversário, o Athletico Paranaense, que o eliminou da Copa do Brasil nos pênaltis, e o venceu no Campeonato Brasileiro, com outro 1 x 0, no último sábado (3). O técnico português Luis Castro, do alto da sua franqueza, resume: “Fizemos um voo longo de quase oito horas; a equipe está desgastada e vai jogar com adversário de qualidade técnica e acostumado à altitude”.

A LDU vive sua melhor fase da temporada, com a maior sequência invicta de 2023. A equipe não perde há oito jogos e é vice-líder do Campeonato Equatoriano, além de ter o vice-artilheiro, Alexander Alvarado, com 27 gols. A LDU é recordista de participações (14) na Copa Sul-Americana, junto com o São Paulo e o paraguaio Libertad. O jogo de hoje (6), será apenas o segundo entre os times, depois do 0 x 0 no estádio Nilton Santos, no jogo de ida.

O BOTAFOGO conta com a volta do meia Eduardo, que acusou desgaste físico e não participou dos dois jogos com o Athletico Paranaense, mas não terá o lateral Marçal, em tratamento do tornozelo. O técnico Luis Castro não anunciou a escalação, mas a mais provável será com Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon, Tchê Tchê e Eduardo; Junior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá.

LDU x BOTAFOGO será apitado por José Ramon Argote, de 42 anos, nascido na Colômbia e registrado na Venezuela. Médico veterinário, Argote é o único árbitro negro da Federação Venezuela e da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Foto: Futebol na Veia