LÍDER, INVICTO, ÚNICO 100% em três rodadas do Campeonato Brasileiro, o Botafogo também será líder do Grupo A da Copa Sul-Americana, se vencer a LDU – Liga Deportiva Universitária -, na noite de hoje (4), no estádio Nilton Santos, com mais de 25 mil ingressos vendidos. Em confrontos dos dois únicos invictos e que vão decidir quem será o 1º, a LDU lidera com 6 pontos e saldo de 5 gols (6 a 1), e o Botafogo é 2º, com 4 pontos e saldo de 4 gols (6 a 2).
O BOTAFOGO tentará também o 13º jogo sem derrota, mas o técnico português Luis Castro é realista: “Todos os dias sonho em ganhar, mas não me deixo enganar pelo futebol. Nosso momento é bom, mas não nos deu nada ainda, só um pouco mais de tranquilidade para que possamos continuar tentando novas vitórias”. Ele não antecipou a escalação, mas a tendência é que mantenha a do início do jogo que ganhou do Flamengo.
LUIS ZUBELDÍA, ex-meia de 42 anos, parou de jogar aos 23 anos por várias lesões no joelho. Tornou-se o mais jovem, aos 27 anos, a dirigir um time argentino, o Lanús, onde passou a maior parte da carreira de técnico. Sobre o jogo de hoje (4), ele disse: “O Botafogo é um time que foge ao protótipo do futebol brasileiro. É um time que não dá muito valor à posse de bola e deixa passar a impressão de que está sendo dominado. É um time traiçoeiro, que faz muito bem a transição para o ataque e mata o jogo, como vi quando venceu o Flamengo, mesmo com menos um em campo”.
OS DOIS JOGOS seguintes do Botafogo serão às 11 da noite, pela diferença de menos duas horas do Peru e do Equador. Dia 25, com o Cesar Vallejos, no estádio Mansiche, de 25 mil lugares, em Trujillo, a maior cidade do Norte do país, com quase um milhão de habitantes e a 559 km da capital Lima. Dia 6 de junho, com a LDU, que apresenta seu estádio Casablanca, de 41.575 lugares, em Quito, como a casa do primeiro time do Equador campeão da Libertadores e da Sul-Americana, e duas vezes campeão da Recopa Sul-Americana.
JOSÉ ANGULO, atacante de 28 anos, é talvez a principal figura da LDU, com uma particularidade na atual Copa Sul-Americana. Ele é um dos vice-artilheiros, com três gols, e líder de assistências dos seis gols da equipe, com um detalhe: todas de letras. Ele conseguiu se igualar ao brasileiro Rafinha, meia gaúcho de 31 anos, meia do Blooming, já na quinta temporada na Bolívia, com 109 jogos, 37 gols e a braçadeira de capitão do time de Santa Cruz de La Sierra.
AMÉRICA MINEIRO EMPATA NA COLÔMBIA
PIOR DA SÉRIE A do Campeonato Brasileiro, único que perdeu todos os jogos das três primeiras rodadas e só fez dois gols, o América Mineiro só empatou (1 x 1) com o Millonarios, da Colômbia, na noite de ontem (3), no estádio El Campin, da capital Bogotá. O atacante Leonardo Castro fez o gol do Millonarios aos 15 minutos e o atacante paulista Felipe Azevedo empatou ainda no 1º tempo, aos 47 minutos. O Millonarios, único invicto, lidera o Grupo F, com 7 pontos; o América é 2º, com 4.