BOTAFOGO E ATHLETICO PARANAENSE disputarão às 16 horas de hoje (22), os 39 minutos, mais acréscimos, do jogo suspenso da noite de ontem (21), por cinco interrupções do sistema de energia elétrica do Estádio Nilton Santos, quando estava 1 x 1. Julio Avelar, diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol, que promove o campeonato, informou que o jogo será concluído sem público, “por se tratar de um fato extraordinário e porque há limite de segurança pública no Rio de Janeiro”.

COM A CONCLUSÃO de Botafogo x Athletico Paranaense, hoje (22), Fortaleza x Botafogo, que seria depois de amanhã (24), na Arena Castelão, foi adiado, e provavelmente será entre as datas Fifa, de 16 a 21 de novembro, quando a seleção brasileira estará nas eliminatórias com a Colômbia e a Argentina. O jogo seria 3ª feira (24) para facilitar a viagem do Fortaleza para o Uruguai, onde disputará no próximo sábado (28) a final da Copa Sul-Americana com a LDU, do Equador, na cidade de Maldonado.

BOTAFOGO x ATHLETICO PARANAENSE estava 1 x 1, e os problemas de energia elétrica afetaram o funcionamento do VAR, o que gerou reclamações. No lance do gol de Tiquinho Soares, aos 24 minutos, os jogadores do Athletico Paranaense disseram que o artilheiro do Campeonato Brasileiro havia empurrado o zagueiro Tiago Heleno, e no gol de empate, marcado por Pablo, aos 41 minutos, os jogadores do Botafogo não se conformaram com a não marcação de impedimento do atacante.

EQUIPES DA LIGHT chegaram ao Estádio Nilton Santos pouco depois de acionadas, fizeram a revisão, informaram que as linhas de energia não foram afetadas e disseram que o problema estava no interior do estádio, de responsabilidade do Botafogo, que não se pronunciou. Marcelo Viana, delegado do jogo, chegou a dizer que não acreditava que a CBF marcaria a conclusão do jogo para hoje (22), conforme prevê o regulamento do Campeonato Brasileiro.

BEM ANTES DO JOGO, o Botafogo promoveu belíssimo show de luzes e drones, iluminando a estrela que dá vida ao escudo do clube, para comemorar a estreia do quarto uniforme, preto e amarelo. Bom lembrar: a estrela foi adotada do Club de Regatas Botafogo (1/7/1894), quando os remadores iniciavam os treinos de madrugada e viam Vênus, planeta também chamado de Estrela D’Alva, brilhar no céu.

POUCOS SABEM que Electro Club foi o primeiro nome do Botafogo e que o Botafogo de Futebol e Regatas foi criado em 8/12/1942, com a fusão do Club de Regatas Botafogo (1/7/1894) e do Botafogo FC (12/8/1904). No intervalo do jogo de basquete entre as equipes, o cestinha Albano, do Botafogo FC, morreu de infarto fulminante, e o presidente do Club de Regatas Botafogo, Augusto Frederico Schmidt, tentou dar a vitória ao adversário, ao que o Botafogo FC reagiu, dizendo: “Nas disputas entre nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo”. Foi então feita a fusão.

QUANDO O JOGO da noite de ontem (21) foi suspenso, o Botafogo estava com Lucas Perri, Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Junior Santos, Tiquinho e Victor Sá. O Athletico Paranaense com Bento, Cacá, Tiago Heleno e Kaíque Rocha; Cuello, Erick, Fernandinho e Esquivel; Vitor Bueno, Pablo e Zapelli. É assim que reiniciarão o jogo, hoje (22), às 16 horas, sem público, disputando os 39 minutos restantes, mais acréscimos.

SÃO PAULO VENCE E COMPLICA GRÊMIO

EM CONFRONTO DE TRICOLORES, o São Paulo impôs a terceira derrota consecutiva ao Grêmio por 3 x 0, na noite de ontem (21), diante de quase 50 mil torcedores no Morumbi, e terminou a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro em 10º com a 10ª vitória e 38 pontos. O meia colombiano James Rodriguez teve sua melhor atuação, com assistências para os gols de Michel Araújo, de cabeça, e Pablo Maia. No 2º tempo, Luciano marcou o 3º gol nos acréscimos.

COM A 10ª DERROTA, o Grêmio, 4º com 44 pontos, pode cair duas posições, se o visitante Palmeiras, 5º com 44, vencer o Coritiba, e o Atlético Mineiro, 7º com 43, vencer o Cruzeiro no outro jogo de hoje (22). Além disso, o Grêmio perdeu o artilheiro Luis Suarez para o jogo da próxima 4ª feira (25), com o Flamengo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro argentino Kannemann tornou-se o gremista mais advertido com cartão amarelo, ao receber o 13º.

O CARTÃO AMARELO de Kannemann foi inédito no atual Campeonato Brasileiro. Irritado pela não marcação de uma falta que disse ter sofrido, ao ser abraçado por David, no lance do 1º gol, Kannemann deu um abraço no árbitro mineiro André Policarpo Bento, para mostrar que havia sido abraçado pelo atacante do São Paulo, que o impediu de saltar para evitar que o meia uruguaio Michel Araújo cabeceasse livre e abrisse o placar.

SÃO PAULO 3 x 0 GRÊMIO registrou R$2.822.443,00. 47.132 pagantes, mesmo com o time oscilando muito no Brasileiro, depois de ganhar a Copa do Brasil, que garantiu a classificação na fase de grupos da Libertadores de 2024. Com a 10ª vitória e 38 pontos, o São Paulo abriu sete pontos de vantagem sobre o Goiás, 16º com 31, que empatou com o Cuiabá (1 x 1), afastando-se do risco de rebaixamento, que seria o primeiro de sua história.

BAHIA VENCE CLÁSSICO DO NORDESTE

PRIMEIRA VEZ, no Campeonato Brasileiro de 2023, o Bahia engatou a terceira vitória consecutiva, ao vencer o Fortaleza por 2 x 0, no maior clássico do Nordeste, na noite de ontem (21), diante de 45 mil torcedores na Arena Fonte Nova, em Salvador. O time do técnico Rogerio Ceni engrenou, após 6 x 4 no Goiás, no jogo com mais gols do atual campeonato, e de 1 x 0 no Internacional. Com a 9ª vitória, o Bahia está em 12º com 34 pontos.

O PRIMEIRO GOL, aos 22 minutos, foi do zagueiro Kanu, comprado do Botafogo por R$10 milhões, valor definido quando foi emprestado no início do ano. Ídolo e capitão do time, Kanu completou de cabeça o escanteio do meia-atacante Biel, ex-Fluminense. O segundo gol, nos acréscimos do 2º tempo, foi do atacante paulista Rafael Ratão, levando ao delírio os torcedores do tricolor baiano. O Bahia será visitante no próximo jogo, 4ª feira (25), com o Cruzeiro.

UM CASAL DE TORCEDORES do Bahia foi homenageado com a fumaça azul, antes do jogo, anunciando a chegada, no início de março, de Theo, primeiro filho de Dara e Stefano, que se conheceram em 2019 na Arena Fonte Nova. Quando o serviço de som do estádio informou o motivo da fumaça azul, os 45 mil torcedores aplaudiram, emocionando o jovem casal.

Foto: Reprodução, Marcos Ribolli e Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação