O BOTAFOGO VENCEU O BRAGANTINO por 1 x 0, gol do atacante Vinicius Lopes aos 19 minutos do 2º tempo, no jogo que encerrou a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na noite desta 2ª feira (4), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Vinicius Lopes, de 23 anos, é carmelitano, como os gentílicos de Monte do Carmo, município do estado do Tocantins, a 95 km da capital Palmas.

COM A 6ª VITÓRIA, 4ª EM 9 JOGOS como visitante, o Botafogo ultrapassou o Santos, 10º com 19 pontos, e terminou a 15ª rodada em 9º lugar, com 21 pontos, igual ao Flamengo, 8º, em vitórias e derrotas (6) e empates (3), e desvantagem só no saldo de gols. O do Flamengo é positivo (18 a 16), e o do Botafogo, negativo (17 a 19). 14º com 18 pontos, o Bragantino sofreu a 5ª derrota, 3ª em casa sem fazer gol e é o único zerado no saldo de gols (20 a 20).

O 1º TEMPO, PRINCIPALMENTE DO BOTAFOGO, foi muito ruim, sem criatividade alguma, e obrigado a fazer a primeira substituição logo aos 12 minutos, após Kayque sofreu forte torção do joelho direito. O 2º tempo foi um pouco melhor, e o Bragantino teve dois gols anulados, aos 13 e aos 22, por impedimento de Artur e Natan, e um pênalti de Victor Cuesta em Helinho não confirmado pelo árbitro de video.

NOS ACRÉSCIMOS, o lateral Daniel Borges quase marcou o segundo gol do Botafogo, ao arriscar de longa distância, após rebatida errada do goleiro Cleiton, e o Bragantino esteve perto do empate em cabeçada de Alerrandro. No jogo da 16ª rodada, domingo (10), com o Cuiabá, na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, o Botafogo não terá o lateral Saravia e o atacante Vinicius Lopes, suspensos pelo 3º cartão amarelo.

NO ESQUEMA COM TRÊS ZAGUEIROS, Gatito, Kanu, Philipe Sampaio e Victor Cuesta; Saravia, Kayque (Romildo), Patrick de Paula, Lucas Fernandes – o melhor da noite – e Hugo; Vinicius Lopes (Daniel Borges) e Mateus Nascimento – outra vez apagado – (Daniel Cruz). O técnico português Luis Castro criticou o VAR: “Como pode o VAR chamar o árbitro para ver um lance claro, sem sequer uma sombra de dúvida”.

O ÁRBITRO RAMON ABATTI ABEL teve atuação correta e aplicou bem os cartões amarelos em Gabriel Novaes, atacante do Bragantino, e em Mateus Nascimento, Lucas Fernandes, Saravia e Vinicius Lopes, os dois últimos suspensos do próximo jogo do Botafogo. O meia Eric Ramires foi bem expulso nos acréscimos, com o jogo parado, ao jogar a bola na cara do lateral Hugo, do Botafogo.

O CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A 2022 registra em 15 rodadas, 354 gols em 150 jogos, média de 2.36 gols por jogo. O líder Palmeiras tem o ataque mais positivo (27) e a defesa menos vazada (12). Cano e Calleri, argentinos do Fluminense e São Paulo, artilheiros com 9. Arrascaeta e Scarpa, líderes de assistências, com 5. Maior público, Flamengo 0 x 0 Palmeiras – 64.816 pagantes -, no Maracanã.

Foto: Vitor Silva/Botafogo