Depois de perder do Madureira e do Volta Redonda, com a equipe sub-23, o Botafogo conseguiu neste domingo (26) a primeira vitória na Taça Guanabara de 2020 – 3 x 1 sobre o Macaé -, terminando a rodada em terceiro lugar com três pontos, a um ponto do vice-lider Boavista e a quatro pontos do lider Flamengo, que também ainda não estreou os titulares. O Botafogo saiu para o intervalo só com 1 x 0 porque não soube aproveitar outras chances.

ESTREANTE – O gol do primeiro tempo foi do estreante Pedro Raul, de 23 anos, 1,93m, gaúcho de Porto Alegre, emprestado até o fim de 2020 pelo Vitória de Guimarães, sexto colocado do Campeonato Português. Ele soube aproveitar bem o cruzamento de Luis Fernando, logo aos quatro minutos. O Botafogo exerceu amplo domínio até o final do primeiro tempo, mas não soube aproveitar as chances diante de adversário tão frágil.

NOVE MINUTOS – O domínio continuou acentuado, mas o Botafogo só ampliou a vantagem aos 24, com assistência de Pedro Raul para Luis Henrique fazer 2 x 0 e ele próprio criar a jogada do terceiro gol, que Bruno Nazario marcou aos 33, advertido em seguida ao tirar a camisa para comemorar. O gol do Macaé, aos 43, foi de Mateus Babi, de fora da área, contando com desvio no zagueiro Joel Carli para tirar a chance de defesa do goleiro.

ARÁBIA SAUDITA – O atacante Mateus Babi, de 22 anos, 1,91m, artilheiro da Taça Guanabara com cinco gols em três jogos, foi revelado no sub-17 do Macaé e esteve por empréstimo no Grêmio em 2017 e no América em 2019. O Macaé deve negociá-lo, talvez até durante o Campeonato Carioca, com o Al Akhdoud FC, que ontem (26) ficou no 0 x 0 com Al Sahel e é terceiro colocado do campeonato saudita da segunda divisão.

BOTAFOGO – Gatito, Fernando, Marcelo, Joel Carli e Guilherme; Tiaguinho, Cicero (Alex Santana,39 do segundo tempo) e Bruno Nazario (Leandrinho, 35 do segundo tempo); Luis Fernando (Rhuan, 31 do segundo tempo), Pedro Raul e Luis Henrique. O técnico Alberto Valentim terá terça e quarta para ajustar mais o time para o jogo de quinta (30), de novo no estádio Nilton Santos, com o Resende, que neste domingo (26) perdeu (1 x 0) para a Portuguesa. 

HOMENAGEM – Antes de Botafogo 3 x 1 Macaé foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem à memória do jornalista Sergio Noronha e do ala-armador Kobe Bean Bryant, que durante toda a carreira – 1.346 jogos, 33.643 pontos -, só vestiu a camisa do Los Angeles Lakers, da NBA (National Basketball Association). Kobe Bryant morreu neste domingo (26), no estado da Califórnia, após a queda do helicoptero em que viajava com a filha.

QUE PÚBLICO! – Domingo, 26 de janeiro, 7 da noite, estádio Nilton Santos, Botafogo 3 x 1 Macaé, terceira rodada do turno do Campeonato Carioca de 2020: R$77.031,00. 4.303 pagantes. O árbitro Maurício Coelho teve atuação segura e advertiu com cartão amarelo Cassio, do Macaé, e Luis Fernando, Guilherme e Bruno Nazario, que tirou a camisa para comemorar o terceiro gol do Botafogo. Chama-se de futebol profissional a um jogo com 4 mil pagantes!