COM A VITÓRIA da noite de ontem (19) sobre o América Mineiro por 2 x 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Bragantino subiu ao 3º lugar com 42 pontos, ultrapassando Grêmio, que desceu para 4º com 40 pontos, e Flamengo, que caiu para 5º com 39, mas pode voltar ao G4, se vencer o Goiás, na noite de hoje (20), em Goiânia. O Bragantino tem 11 vitórias, igual ao Flamengo, mas o dobro do saldo de gols (12 a 6).
A VITÓRIA do Bragantino foi boa para o Vasco, 18º com 20 pontos, porque manteve o América Mineiro em 19º com 17 pontos, além de o Vasco ter a vantagem de mais uma vitória (5 a 4), que pode ampliar se vencer o Coritiba, 20º com 14 pontos, amanhã (21), na reabertura de São Januário aos torcedores. Mas, mesmo que vença, o Vasco permanecerá em 18º, podendo só reduzir a um ponto a diferença para o Santos, 17º com 24.
O BRAGANTINO, do técnico português Pedro Caixinha, ex-goleiro de 52 anos, marcou um gol em cada tempo, na noite de ontem (19), com o volante pernambucano Jadson, de 22 anos, aos 36 minutos, e o meia paulista Lucas Evangelista, de 28 anos, aos 59, três minutos depois de o atacante uruguaio Mastriani, artilheiro do time, perder a chance do empate, ao bater o pênalti defendido pelo goleiro Cleiton. O 2º tempo teve 13 minutos de acréscimos.
FLAMENGO SEM TRÊS TITULARES
O FLAMENGO não terá o zagueiro Leo Pereira e o volante Erick, com problemas musculares, e o atacante Gabriel, suspenso, no jogo da noite de hoje (20) com o Goiás, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, em que precisa vencer para recuperar o 3º lugar, perdido para o Bragantino na noite de ontem (19). Mesmo com chances remotas, o Flamengo tenta se manter na disputa pelo título de campeão brasileiro, ou pelo menos, na vaga direta da Libertadores de 2024.
O GRÊMIO, com 40 pontos, também pode recuperar o 3º lugar, se vencer o vice-líder Palmeiras, com 44 pontos, no jogo de amanhã (21), na Arena Grêmio. O técnico Renato Portaluppi admitiu, após o empate de oito gols com o Corinthians, que “o Grêmio pode até nem ser campeão, mas vai disputar a vaga direta na Libertadores”.
O ÁRBITRO Wilton Sampaio e o monitor do VAR, Emerson Ferreira, foram afastados por tempo indeterminado pela comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, depois da não marcação do pênalti claro do atacante Yuri Alberto, que cortou com o braço direito o cruzamento do meia Ferreira, quando o jogo estava 4 x 4.
FLUMINENSE MUITO DESFALCADO
PRECISANDO voltar a vencer, depois de perder o clássico com o Vasco, o Fluminense vai entrar muito desfalcado na noite de hoje (20) no Maracanã: Cano e Arias ainda se queixam de dores no tornozelo, e Ganso e Felipe Melo sentem dores musculares, enquanto Marcelo também será preservado para o primeiro jogo da semifinal da Libertadores com o Inter, 4ª feira (27), já com os ingressos esgotados.
COM A VITÓRIA do Bragantino na noite de ontem – 2 x 0 no América Mineiro -, o Fluminense perdeu mais uma posição, caindo para o 6º lugar com 38 pontos.
NO OUTRO JOGO de hoje (20), o São Paulo, 13º com 28 pontos, embora precisando vencer para não se aproximar das últimas posições, só terá reservas ao receber o Fortaleza, no Morumbi, preservando todos os titulares para a final de domingo (24), em que o empate basta para ganhar pela primeira vez a Copa do Brasil. Já o Fortaleza, 8º com 36 pontos, com a segunda melhor campanha do returno, estará completo, querendo a vaga direta na Libertadores de 2024.