A SELEÇÃO BRASILEIRA mostrou nesta 4ª feira (16), no primeiro treino com a participação de todos os 26 convocados, que adotará marcação forte, sem dar espaço à Sérvia, na estreia da Copa do Mundo, dia 24, no estádio Lusail. O técnico Tite utilizou um grande monitor para explicar bem o objetivo do treino defensivo.
O TÉCNICO DEIXOU CLARO que conhece bem o potencial dos sérvios que jogam mais avançados, ao se referir a Darko Lazovic, meia de 32 anos do Verona, que atua mais pelo lado direito, e a Filip Kostic, ponta de 30 anos, que a Juventus comprou em agosto do Eintrachtr Frankfurt, e joga mais pela esquerda.
TITE CITOU TAMBÉM os que jogam mais centralizados: Dusan Vlahovic, homem-gol de 1,90m, boa impulsão, canhoto de chute forte de meia distância, que a Juventus comprou da Fiorentina por 70 milhões de euros, dia 22 de janeiro, quando completou 22 anos. E o goleador Mitrovic, de 28 anos, do inglês Fulham.
OS LATERAIS, com o reforço dos atacantes que mais usam as pontas e terão que recuar para auxiliar na marcação, farão o bloqueio, impedindo que a bola chegue aos extremas sérvios. Tite ressalta: “Evitar o cruzamento não dá chance a que os homens de área finalizem, o que é muito perigoso, mesmo com a zaga bem atenta”.
A SELEÇÃO FARÁ mais dois treinos no CT da Juventus, em Turim, viajando sábado (19) para o Catar, onde se concentrará no luxuoso cinco estrelas Westin Doha Hotel & Spa, na região central da capital. Os treinos serão no Grand Hamad, estádio do Al Arabi, o time mais popular, oito vezes campeão nacional e da Copa do Catar.
A SELEÇÃO DA ESTREIA, dia 24 com a Sérvia, está definida: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Paquetá; Raphinha, Richarlison e Neymar. A única mudança poderia ser a saída de Fred, entrando Bruno Guimarães, que nesta 4ª (16) completou 26 anos e tem se sobressaído nos jogos do Newcastle.
A SELEÇÃO BRASILEIRA não quer completar a quinta Copa sem Copa, depois de ganhar a última em 2002. O Brasil foi eliminado nas quartas de final em 2006 pela França; em 2010 pela Holanda e em 2018 pela Bélgica. Campanha pior só a de 2014, ao perder o 3º lugar para a Holanda (3 x 0), depois dos 7 x 1 da Alemanha.
BRASIL FAZ 2º JOGO COM A SÉRVIA
O 1º JOGO DO BRASIL em Copa do Mundo foi na 2ª feira, 14 de julho de 1930, com a Iugoslávia, hoje Sérvia, no Parque Central, em Montevidéu, sede da histórica primeira Copa do Mundo, com 13 seleções. O gol do Brasil foi do capitão Preguinho, atacante do Fluminense, e a Iugoslávia venceu por 2 x 1.
EM 1 DE JULHO DE 50, o Brasil venceu a Iugoslávia por 2 x 0, gols de Zizinho e Ademir, no único jogo de todas as Copas em que uma seleção iniciou com 10. O ponta Rajko Mitic bateu com a cabeça na tampa de ferro do túnel do Maracanã, teve que levar pontos e voltou com uma touca de gaze, quando já estava 1 x 0.
NA COPA DE 1954, em 19 de julho, no estádio de La Pontaise, na Suíça, Branko Zebec fez o gol da Iugoslávia, e Didi empatou. Anos mais tarde, Nilton Santos me contou que os iugoslavos faziam sinal de que 1 x 1 classificava as seleções para as quartas de final, mas os jogadores brasileiros não conseguiam entender.
NA COPA DE 1974, o Brasil estreou com a Iugoslávia e ficou no 0 x 0, no Waldstadion, da cidade alemã de Frankfurt, na 5ª feira, 13 de junho. Com a extinção da Iugoslávia em 2003, surgiu um país denominado Sérvia e Montenegro, que em 2006 foi separado: a Sérvia, capital Belgrado, e Montenegro, capital Podgoritza.
NA COPA DE 2018, no primeiro jogo entre as seleções, o Brasil venceu a Sérvia por 2 x 0, gols do volante Paulinho, do Corinthians, e do zagueiro Thiago Silva, do PSG, e se classificou para as oitavas de final em 1º do Grupo E. O jogo foi na 4ª feira, 27 de junho, no estádio do Spartak Moscou. No jogo seguinte, a Bélgica eliminou o Brasil.
Fotos: Lucas Figueiredo/CBF e Divulgação Halo