COM, OU SEM A SELEÇÃO, o Brasil está garantido na final da 22ª Copa do Mundo, domingo, 18 de dezembro, no Estádio Nacional de Lusail, cidade de apenas 35 km2, na costa norte do município de Al Daayen, a 24 km da capital do Catar. Doha, em árabe, quer dizer redondeza, em alusão às baías arredondadas do litoral da área.

OS QUE ACOMPANHAM nossas matérias e têm boa memória, devem se lembrar que, por mais de uma vez, escrevemos sobre o conceito de que desfruta o árbitro goiano Wilton Sampaio, na Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e na Fifa. É um árbitro firme na marcação e de boa postura.

ESCALADO para um dos jogos mais importantes das quartas de final, que França e Inglaterra disputarão amanhã (10), Wilton Sampaio já atuou em dois jogos da fase de grupos – Holanda 2 x 0 Senegal, Polônia 2 x 0 Arábia Saudita -, e em Holanda 3 x 1 Estados Unidos, das oitavas de final -, e a final da Copa seria a cereja do bolo.

SE O BRASIL NÃO ESTIVER na final, o goiano Wilton Sampaio estará, e será o terceiro árbitro brasileiro em jogo decisivo de Copa, depois do carioca Arnaldo Cezar Coelho, aos 39 anos, em Itália 3 x 1 Alemanha, em 11 de julho de 1982, no Estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, e do paulista Romualdo Arppi Filho, aos 47 anos, em Argentina 3 x 2 Alemanha, em 29 de junho de 1986, no Estádio Azteca, na Cidade do México.

WILTON PEREIRA SAMPAIO formou-se em 2000, na Escola de Arbitragem da Federação de Futebol de Brasília, onde começou a apitar jogos das categorias de base aos 15 anos. Ganhou o prêmio de melhor árbitro do Campeonato Brasileiro da Série A de 2012, e em 2013, aos 32 anos, recebeu a insígnia da Fifa.

DESDE ENTÃO, Wilton Sampaio apitou três finais da Copa do Brasil: 2012 – Palmeiras 2 x 0 Coritiba; 2019 – Internacional 1 x 2 Athletico Paranaense; 2022 – Flamengo 1 x 1 Corinthians; vários jogos importantes da Libertadores e Sul-Americana; da Copa América e das eliminatórias da Copa do Mundo.

A FINAL DA COPA DE 2022, dia 18, seria o melhor presente de aniversário de 41 anos, que Wilton Sampaio completará oito dias depois. Ele nasceu no sábado, 26 de dezembro de 1981, em Teresina de Goiás, município mais novo da Chapada dos Veadeiros e com a maior riqueza natural do Centro-Oeste, a 490 km da capital Goiânia.

Fotos: UOL / Divulgação