A SELEÇÃO BRASILEIRA foi a única das favoritas a estrear sem vitória na Copa América, decepcionando no 0 x 0, primeiro empate em 12 jogos com a Costa Rica, diante de 68 mil torcedores, na noite de ontem (24), no SoFi Stadium, de Los Angeles.

O DOMÍNIO, com mais de 80% de posse de bola foi improdutivo, com a seleção sem saber aproveitar as chances criadas, e só com três chutes de fora da área, de Rodrygo por cima; Paquetá na trave, e Arana, na única defesa difícil do goleiro Sequeira.

O BRASIL teve gol do zagueiro Marquinhos bem anulado por impedimento, aos 29 do 1º tempo, após falta batida por Raphinha, que Rodrygo desviou com o ombro. A seleção da Costa Rica não exigiu sequer uma defesa do goleiro Alisson.

AOS 25 DO 2º TEMPO, saíram Raphinha e Vinícius, entrando Savinho e Endrick, que não chutou em gol, e aos 37, saiu João Gomes, sem criatividade, entrando Martinelli, que também nada acrescentou. Foi o primeiro jogo oficial de Dorival Junior.

A SELEÇÃO DO 1º EMPATE com a Costa Rica: Alisson, Danilo (c), Militão, Marquinhos e Arana; João Gomes (Martinelli), Bruno Guimarães e Paquetá; Raphinha (Savinho), Rodrygo e Vinicius Jr (Endrick). O Brasil volta a jogar 6ª feira (28) com o Paraguai.

A SELEÇÃO DA COSTA RICA está sendo renovada pelo ex-zagueiro argentino Gustavo Julio Alfaro, de 61 anos, que em 1988 deixou de ser engenheiro químico para iniciar a carreira de técnico. Antes, ele foi bem-sucedido na seleção do Equador.

FOI O 12º BRASIL x COSTA RICA, 3º da Copa América, com as goleadas de 5 x 0 em 1997 e 4 x 1 em 2004. A única vitória da Costa Rica foi por 3 x 0, no Pan-Americano de 1960, no Estádio Nacional da Costa Rica, na capital San José.

COLÔMBIA ESTREIA LÍDER

A COLÔMBIA estreou com vitória (2 x 1) sobre o Paraguai e lidera o Grupo D, tendo o meia James Rodriguez, do São Paulo, como destaque da noite de ontem (24) no NRG Stadium, em Houston, com a lotação máxima de 72 mil torcedores.

OS GOLS, com assistência de James Rodriguez, foram de dois jogadores do Crystal Palace, de Londres: o lateral Daniel Muñoz, de 28 anos, aos 32, e o meia Jefferson Lerma, de 29 anos, aos 42. Julio Enciso, meia de 20 anos, do inglês Brighton, fez o gol do Paraguai, aos 34 do 2º tempo.

AS DUAS SELEÇÕES são dirigidas por técnicos argentinos: a da Colômbia por Néstor Lorenzo, ex-zagueiro de 58 anos, e a do Paraguai por Daniel Garnero, ex-meia de 55 anos.

Fotos: Buda Mendes/Getty Images + Getty Images + Gazeta Esportiva