VINTE E TRÊS ANOS DEPOIS de ter sido zagueiro do Vitória de Guimarães, o gaúcho Paulo Turra, de 49 anos, está de volta ao clube como primeiro técnico brasileiro da temporada 2023-2024 da Primeira Liga, como é tratado o campeonato de Portugal, com o time tendo vencido o Estrela da Amadora (1 x 0) e o Gil Vicente (2 x 1). Paulo Turra foi demitido do Athletico Paranaense, em junho, depois de 36 jogos, e do Santos, em agosto, com uma vitória em sete jogos. Ele estreia domingo (27), na 3ª rodada, contra o Vizela, no Estádio Afonso Henriques, em Guimarães, cidade histórica do Norte.

FAMALICÃO e MOREIRENSE ficaram no primeiro 0 x 0 – um nulo, como se diz em Portugal -, nesta 2ª feira (21), ao concluírem a 2ª rodada, com a boa média de 3.83 gols por jogo (69 gols em 18 jogos). Boavista, Sporting, Porto e Vitória de Guimarães venceram nas duas primeiras rodadas. O campeão Benfica é o 11º, com uma derrota e uma vitória. O goleiro Hugo Souza, emprestado pelo Flamengo, sofreu seis gols em dois jogos perdidos pelo Chaves: 2 x 0 para o Rio Ave, quando ganhou o prêmio de melhor em campo, e 4 x 2, em casa, sábado (19) para o Sporting de Braga.

A POLÊMICA DO BEIJO NA BOCA

YOLANDA DIAZ, de 52 anos, ministra do Trabalho e Economia Social, e vice-presidente da República da Espanha, pediu hoje (21) a renúncia de Luis Rubiales, ex-zagueiro de 45 anos, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, pelo beijo na boca da atacante Jennifer Hermoso, de 33 anos, após a conquista da Copa do Mundo de domingo (20), na Austrália. A polêmica está aumentando em todas as camadas sociais do país, com opiniões muito contraditórias.

O EX-GOLEIRO Iker Casillas, de 42 anos, capitão, campeão e Luva de Ouro da Copa de 2010, e 18 títulos em 725 jogos pelo Real Madrid, disse que o presidente Rubiales não tem outra saída, a não ser a renúncia. As jogadoras espanholas têm opiniões divergentes, mostrando-se mais interessadas em curtir o título inédito, como salientou a própria Jennifer Hermoso, que dormiu com a taça no voo de volta a Madrid.

O PRESIDENTE DA FIFA, Gianni Infantino, suíço-italiano de 53 anos, também foi alvo de críticas de várias jogadoras, e a zagueira inglesa Lucy Bronze, de 31 anos, que joga no Barcelona, recusou-se a apertar a mão dele após receber a medalha de prata. A espanhola Alexia Putellas, de 29 anos, duas vezes melhor jogadora do mundo, disse que “a FIFA precisa mudar a realidade da mulher no futebol, com o mesmo tratamento especial que dispensa ao homem”.

OLGA CARMONA, de 23 anos, lateral-esquerda do Real Madrid, capitã e autora do gol do título, resumiu ao comentar a morte do pai, horas antes da decisão: “Foi o melhor e o pior domingo da minha vida, mas Deus sabe o que faz”. As campeãs comemoraram intensamente na volta ao país, aplaudidas por uma multidão em delírio, ao desfilarem pelos principais pontos da capital Madrid.

MILAN ESTREIA COM VITÓRIA E BELOS GOLS

O MILAN, 19 VEZES CAMPEÃO, estreou no Italiano 2023-2024, com boa vitória e belos gols no 1º tempo, no 2 x 0 da noite desta 2ª feira (21) sobre o Bologna, no Estádio Renato Dall’Ara. O francês Olivier Giroud, de 36 anos, marcou aos 11 e deu primorosa assistência para o estreante norte-americano Christian Pulisic, de 24 anos, fazer o 2º aos 21 minutos. Pulisic foi comprado do londrino Chelsea, em julho, por 20 milhões de euros (R$106 milhões).

O MILAN, do técnico Stefano Pioli, ex-zagueiro de 57 anos, mostrou força ao estrear como visitante, e sábado (26), em seu mítico estádio de San Siro, receberá o Torino, do técnico croata Ivan Juric, ex-meia de 47 anos, que estreou em casa e ficou no único 0 x 0 da 1ª rodada, com o Cagliari, do técnico romano Claudio Ranieri, ex-lateral de 71 anos. O Milan terá dois clássicos seguidos, com a Roma, na 3ª rodada, no Estádio Olímpico, e com a arquirrival Internazionale.

DEPOIMENTO DE PAQUETÁ ADIADO

O WEST HAM FC conseguiu adiar por três semanas o depoimento do meia Lucas Paquetá, que domingo (27) vai completar 26 anos, por suposto envolvimento em esquema de apostas dos jogos da Premier League, que costuma punir os implicados com o máximo rigor. O clube da região Leste de Londres disse que a Associação Inglesa de Futebol falhou em não fornecer qualquer evidência de má conduta para o jogador e sua equipe jurídica.

CORTADO DA SELEÇÃO brasileira para os dois primeiros jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, Paquetá voltou a ser advertido com cartão amarelo, domingo (20), quando converteu o pênalti no terceiro gol da vitória sobre o Chelsea por 3 x 1, por mais uma reclamação de falta não marcada. O cartão anterior, que provocou suspeita, foi no jogo com o Aston Vila, por uma falta grosseira, por trás, que cometeu no grande círculo.

ÍDOLO ASSUME SELEÇÃO FRANCESA

CAMPEÃO DO MUNDO em 1998, considerado maior ídolo e lenda do futebol francês, o ex-meia atacante Thierry Henry, de 46 anos, é o novo técnico da seleção Sub-21 da França, que disputará os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Ele foi o maior jogador da história do Arsenal, de Londres, entre 1999 e 2007, com 370 jogos e 226 gols, e depois brilhou no Barcelona, com 121 jogos e 49 gols, de 2007 a 2010. Na seleção, de 1997 a 2010, marcou 51 gols em 123 jogos.

THIERRY HENRY foi assistente do técnico espanhol Roberto Martinez, que comandou a seleção da Bélgica nas duas últimas Copas do Mundo, em 2018, quando eliminou o Brasil nas quartas de final e ficou em 3º lugar, e em 2022, no Catar, onde não teve brilho igual, eliminado na primeira fase pelo Marrocos, 1º lugar do grupo. Roberto Martinez assumiu a seleção portuguesa em janeiro, substituindo Fernando Santos, que foi dirigir a seleção da Polônia.

Foto: Bnews e Divulgação