O meia Lucas Moura, ex-São Paulo, foi o destaque dos 3 x 0 do Tottenham sobre o Manchester United, no clássico que concluiu a terceira rodada da Premier League, diante de 76.790 pagantes, lotação máxima do Old Trafford, estádio do Manchester United, na noite desta segunda-feira (27). Lucas é um dos artilheiros do campeonato, com três gols, junto com o capixaba Richarlison (ex-Fluminense), do Everton de Liverpool, e o argentino Sergio Aguero, do Manchester City.

Artilheiro da Copa do Mundo 2018 na Rússia, o inglês Harry Kane fez o primeiro gol do Tottenham, aos seis do segundo tempo, completando de cabeça o escanteio do lateral inglês Trippier. Dois minutos depois, Lucas Moura fez seu primeiro gol, também com assistência de Trippier, e o outro gol do brasileiro, aos 38, foi em jogada individual, após driblar o zagueiro Smalling e finalizar cruzado, sem chance para o (bom) goleiro espanhol De Gea.

O Tottenham, dirigido pelo técnico argentino Maurício Pochettino, é um dos quatro times com 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas com 9 pontos, e ocupa a vice-liderança porque o Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, lidera pelo saldo de gols (7 x 6). O Chelsea, treinado pelo italiano Maurizio Sarri, é terceiro, e o quarto é o Watford FC, do técnico espanhol Javi Gracia, adversário do Tottenham na quarta rodada, domingo (2), no estádio Vicarage Road.

LUCAS MOURA, de 26 anos, 1,72m, formou-se na base do Juventus, da capital paulista, onde nasceu, do Corinthians e do São Paulo, onde se tornou profissional em 2010 e jogou até 2013 (33 gols em 128 jogos). Vendido ao Paris Saint Germain por 43 milhões de euros – R$109 milhões -, em 8 de agosto de 2012, só foi para a França em 2013 e ficou até 2018, marcando 46 gols em 229 jogos pelo PSG, que o emprestou em 31 de janeiro de 2018 ao Tottenham até 2023.

83 GOLS EM 371 JOGOS foi o que Lucas Moura completou nesta segunda (27), ao marcar os dois gols dos 3 x 0 sobre o Manchester United, em jogo que rendeu comentários altamente positivos nas edições online dos principais jornais da Europa. MARCA, da Espanha, escreveu: “Com dois golações de Lucas Moura, Tottenham choca Old Trafford e agita Mourinho”. RECORD, de Portugal: “Lucas Moura, com atuação de gala, impôs a Mourinho pior derrota da carreira”. THE GUARDIAN, da Inglaterra: “Dois gols fantásticos de Lucas Moura duplicam a melancolia de Mourinho”.

ENLOUQUECIDOS com a grande vitória, a exibição de gala do time e os gols de Lucas Moura, os torcedores do Tottenham também provocaram o técnico português José Mourinho com seguidos coros de que vai ser demitido. O técnico, que normalmente sai direto para o vestiário após o jogo, desta vez fez questão de entrar em campo e cumprimentar um a um seus jogadores, adversários e árbitros, e ao deixar o gramado ainda acenou e bateu palmas para os torcedores do seu time.

foto: NICK POTTS/PA