O ATACANTE Wenderson Galeno, de 25 anos, maranhense de Barra do Corda, a 462 km da capital São Luis, brilhou com dois gols e uma assistência na vitória do FC Porto sobre o Shakhtar por 3 x 1, na noite desta 3ª feira (19), na rodada de abertura da Liga dos Campeões da Europa. Todos os gols no 1º tempo do jogo dominado pelo time português do técnico Sergio Conceição, ex-meia de 48 anos, que tem nome de estádio em Coimbra, sua terra natal.

GALENO FEZ 1 x 0 aos 8 minutos, após rebatida do goleiro Dmitro Riznyk, e aos 13, o atacante Kevin Kelsy, venezuelano de 19 anos, marcou de cabeça o gol do Shakhtar. Galeno desempatou aos 15, e aos 29 deu assistência para o iraniano Mehdi Taremi fechar o placar. O jogo foi no Volksparkstadion, de Hamburgo, a mais importante cidade portuária do Norte da Alemanha, escolhido pelo Shakhtar, devido à guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.

O PORTO iniciou como vice-líder do Grupo H, perdendo só no saldo de gols para o Barcelona, que goleou o Royal Antuerpia, campeão da Bélgica, por 5 x 0, no Estádio Olímpico Lluis Companys, no Sudoeste de Barcelona, em virtude das obras de ampliação do Camp Nou. O meia-atacante português João Felix, de 23 anos, emprestado pelo Atlético de Madrid, abriu e fechou a goleada, e deu assistência para o alemão Robert Lewandowski marcar o 2º gol. O 3º foi contra do zagueiro belga Jelle Bataille, e o meia Gavi marcou o 4º gol.

SÓ UM 0 x 0 NA ABERTURA DE 23 GOLS

MERECEDOR até de uma goleada, pelo amplo domínio do início ao fim, em seu mítico estádio de San Siro, o Milan não saiu do 0 x 0 com o inglês Newcastle, de volta à Champions depois de 21 anos, só preocupado em se defender. Três dias após perder a invencibilidade e ser goleado pela arquirrival Inter por 5 x 1, no Derby della Madonnina, pela 4ª rodada do Campeonato Italiano, o Milan voltou com outra postura, sem deixar a equipe inglesa sair do próprio campo.

NO OUTRO JOGO do Grupo F, o PSG venceu o Borussia Dortmund por 2 x 0, gols no 2º tempo de Mbappé aos 4 minutos, de pênalti, e do lateral marroquino Achraf Hakimi aos 13. Novo técnico do PSG, o ex-meia Luis Enrique Martinez, de 53 anos, volta à Champions após seis anos, depois de só ter sido campeão uma vez como técnico, com o Barcelona, em 2013-2014. O Grupo F é considerado o “Grupo da Morte”, com duas vagas para Milan, PSG e Borussia Dortmund.

VIRADA DO CITY DE GUARDIOLA

O MANCHESTER CITY, do técnico espanhol Josep Guardiola, ex-volante de 53 anos, atual campeão da Liga dos Campeões, que ganhou pela primeira vez ao vencer a Inter de Milão por 1 x 0, na decisão de 2022-2023, estreou com vitória de virada (2 x 1) sobre o Estrela Vermelha, da Ucrânia, na noite desta 3ª feira (19), no Etihad Stadium, em Manchester. O ponta ganês Osman Bukari, de 24 anos, fez o gol dos visitantes no último lance do 1º tempo, aos 46 minutos.

NA VOLTA DO INTERVALO, brilhou a estrela do meia-atacante argentino Julian Alvarez, de 23 anos, que empatou logo aos 2 minutos e marcou o da virada aos 15, participando também do 3º gol, do volante especial Rodrigo, de 27 anos, aos 28 minutos. Bom lembrar: Rodrigo marcou o gol da vitória da primeira Champions que o City ganhou na final de 2022-2023 com a Inter de Milão, no sábado, 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul.

NO OUTRO JOGO do Grupo G, o visitante Salzburg estreou bem, vencendo o Young Boys, da Suíça, por 3 x 1, no Estádio Wankdorf, da capital Berna. O zagueiro francês Simakan fez 1 x 0, de cabeça, logo aos 3 minutos, e o atacante congolês Meschak Elia empatou aos 33. No 2º tempo, o meia austríaco Xaver Schlager fez 2 x 1 aos 28, e o atacante esloveno Benjamin Sesko marcou o 3º aos 48.

PAPA NÃO GARANTIU A VITÓRIA

O TÉCNICO DIEGO SIMEONE, de 53 anos, e os jogadores do Atlético de Madrid foram ao Vaticano, antes do jogo com a Lazio, e entregaram uma camisa personalizada ao Papa alemão Bento XVI, mas o time espanhol sofreu o empate (1 x 1) no Estádio Olímpico, com o gol de cabeça do goleiro italiano Ivan Provedel, de 29 anos, 1,94m, que no desespero deixou sua área antes da cobrança do escanteio. O árbitro esloveno Slavko Vincic encerrou o jogo após a saída do Atlético.

O ATLÉTICO DE MADRID havia aberto o placar aos 29 minutos do 1º tempo, com o gol de longa distância do meia espanhol Pablo Barrios, de 20 anos, recém-lançado entre os profissionais. O técnico Diego Simeone voltou ao Vaticano depois de 25 anos, lembrando que em 97-98 a equipe da Inter de Milão, em que atuava, foi recebida pelo Papa João Paulo II, após ganhar a Copa Uefa 97-98, ao vencer a Lazio por 3 x 0 numa grande final italiana.

NO OUTRO JOGO do Grupo E, o Feyenoord, da Holanda, de volta à Champions depois de seis anos, venceu o escocês Celtic, de Glasgow, por 2 x 0, gols do ala holandês Calvin Stengs e do atacante iraniano Alireza Jahanbakhsh, no Estádio De Kuip, da bela cidade portuária de Roterdam. A expulsão de dois jogadores do Celtic, antes do primeiro gol, facilitou o domínio e a vitória da equipe holandesa.

ESTREIA DO MAIOR CAMPEÃO

RECORDISTA DE 14 TÍTULOS da Liga dos Campeões, o Real Madrid estreia nesta 4ª feira (20) com amplo favoritismo sobre o Union Berlin, no Estádio Santiago Bernabeu. Também como mandante, o Benfica recebe o Salzburg, da Áustria, no Estádio da Luz, em Lisboa, enquanto o outro representante português, o Sporting de Braga, também jogará em casa com o Napoli, campeão italiano. O jogo mais equilibrado deve ser Bayern x Manchester United, na Allianz Arena, em Munique.

Julian Nagelsmann, ex-zagueiro de 36 anos, é o novo técnico da seleção da Alemanha, depois do acerto com o presidente Bernd Neuendorf e com o diretor Rudi Voller, da Federação Alemã de Futebol. Ele assumirá nos amistosos de outubro nos Estados Unidos, dia 14 com a seleção norte-americana, em Hartford, capital do estado de Connecticut, e dia 17 com a seleção do México, em Filadélfia, a maior cidade do estado da Pensilvânia.

Julian Nagelsmann foi o mais jovem técnico do Campeonato Alemão, ao assumir o Leipzig aos 28 anos, livrando o time do rebaixamento e o levando no ano seguinte, pela primeira vez, à fase de grupos da Liga dos Campeões. Para tirá-lo do Leipzig, em 2021, o Bayern Munique pagou a multa de 20 milhões de euros, o que fez dele o técnico mais caro do mundo, e vencedor do primeiro título, ao conquistar a Copa da Alemanha.

O RESULTADO final da Eurocopa de 2024, que será disputada de 15 de junho a 15 de julho, na Alemanha, dirá se Julian Nagelsmann será mantido no comando da seleção. Pelo contrato de dez meses, ele ganhará 400 mil euros por mês, mais bonificações. Julian Nagelsmann encerrou a carreira de forma prematura, após 2006-07 no Munique 1860, e 2007-08 no Augsburg, devido a seguidas lesões no joelho, passando por três cirurgias.

Fotos: Marco Steinbrenner/DeFodi Images via Getty Images, Christof STACHE / AFP e divulgação