Reprodução/Twitter/LFC

O Liverpool não perde e não para de ganhar. Único invicto do Campeonato Inglês, o time do técnico alemão Jurgen Klopp, conseguiu neste domingo (16) a décima quarta vitória em dezessete jogos, mantendo a liderança isolada com 45 pontos, ao derrotar (3 x 1) o Manchester United, do técnico português José Mourinho, diante de 54 mil torcedores em delírio no Anfield Road. O atacante alagoano Roberto Firmino, 27 anos, da seleção brasileira, não fez gol, mas foi um dos destaques, ao participar dos três gols. Menos feliz, o goleiro gaúcho Alisson, 26 anos, 1,91m, titular da seleção, falhou feio no gol do Manchester United.

OITO ANOS DEPOIS – O Liverpool não vencia o Manchester United há oito campeonatos, mas com os 3 x 1 deixou o adversário em situação desconfortável, ao sofrer mais gols (29) em dezessete rodadas do que os 28 gols em todo o campeonato da temporada anterior. De acordo com os analistas ingleses, o futuro do técnico José Mourinho está no ar, de vez que, tanto seu plano quanto ele próprio, se mostram perdidos. Apenas sexto com 26 pontos, o time sofreu a quinta derrota e ficou zerado no saldo de gols (29 a 29). Já o Liverpool aumentou o saldo para 30 gols, com 37 marcados.

FALHA DE ALISSON – O Liverpool fez 1 x 0 aos 24 minutos, com o gol do senegalês Sadio Mané, de voleio de canhota, após dominar no peito o lançamento do apoiador Fabinho. Mané é do Liverpool desde 2016, comprado do Southampton por 40 milhões de euros (quase R$190 milhões). O goleiro Alisson falhou feio no gol de empate, aos 33, após cruzamento do belga Lukaku, que o inglês Jesse Lingard, 26 anos, formado na base do Manchester United, aproveitou bem.

SUÍÇO BRILHA – Dois minutos depois de substituir o guineense Naby Keita, o meia suíço Xherdan Shaqiri, camisa 23, fez o segundo gol do Liverpool aos 27, em esplêndida troca de passes de que participaram Salah, Firmino e o próprio Shaqiri, que finalizou. Oito minutos depois, em jogada inteligente de Firmino, o suíço correu para abraçar o atacante brasileiro, após marcar o terceiro gol do Liverpool, hoje de uniforme todo vermelho, aos 35, consolidando a liderança e a invencibilidade.

OS LÍDERES INVICTOS – Alisson, Clyne, Lovren, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Wijnaldum e Keita (Shaqiiri); Salah, Firmino  e Mané (Henderson). Firmino obrigou o (excelente) goleiro espanhol David De Gea, 28 anos, 1,92m, a duas defesas muito difíceis, aos seis do primeiro tempo, com chute rasteiro de fora da área, e aos sete do segundo tempo, após passar por quatro marcadores. Firmino é um dos jogadores mais elogiados pelo técnico alemão Jurgen Klopp, 51 anos, e pelos torcedores do Liverpool.

CHELSEA EM QUARTO – Fora de casa, o londrino Chelsea – hoje todo de amarelo – venceu (2 x 1) o Brighton, que sofreu a oitava derrota, diante de 35 mil torcedores, lotação máxima da Arena Amex, em Brighton Hove, a mais famosa cidade litorânea do sudeste inglês. Com os gols do espanhol Pedro, ex-Barcelona, e do belga Eden Hazard, o time do técnico italiano Maurizio Sarri manteve o quarto lugar com 37 pontos, após a décima primeira vitória. 

PRIMEIRA EM CASA – O Southampton saiu do penúltimo lugar e deixou a zona de rebaixamento, subindo para o décimo sétimo, ao conseguir neste domingo (16) a primeira vitória em casa: 3 x 2 sobre o Arsenal de Londres, que perdeu a invencibilidade de 22 jogos do técnico espanhol Unai Emery, 47 anos, ex-PSG. O inglês Danny Ings marcou dois gols e Austin fez o outro. Foram do armênio Mkhitaryan os dois gols do Arsenal, agora disposto a pagar 40 milhões de libras – mais de R$200 milhões – ao Boca pelo atacante Cristian Pavon, 22 anos, na próxima janela de transferências, em janeiro.