O MEIA THIAGO ALCÂNTARA ganhou o prêmio de melhor do jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões, em que o Liverpool venceu o Villarreal por 2 x 0, diante de 59 mil torcedores, na noite desta 4ª feira (27), no estádio Anfield Road. O Liverpool é o 3º clube de Thiago, de 31 anos, nascido na Itália, em 11 de abril de 91, quando o pai, Mazinho, meia campeão do mundo em 94, jogava na equipe da Lecce.
O LIVERPOOL DOMINOU amplamente, o Villarreal resistiu no primeiro tempo, mas na volta do intervalo, sob a regência de Thiago, com atuação primorosa, sofreu dois gols em dois minutos e não teve capacidade de reação. É suficiente dizer que, enquanto o Liverpool fez 20 tentativas de gol, o Villarreal deu só um chute, defendido com facilidade pelo goleiro gaúcho Alisson, titular da seleção brasileira.
O EGÍPCIO MOHAMED SALAH, artilheiro da Premier League com 22 gols em 33 jogos, deu sequência aos lançamentos de Thiago nos dois gols. O primeiro foi contra, do lateral equatoriano Pervis Estupiñan, ao desviar cruzamento do lateral inglês Robertson, aos 8 minutos, e o segundo, aos 10, do ponta senegalês Sadio Mané, de 30 anos, finalizando na ponta do pé, como se fosse um bailarino.





O LIVERPOOL vai ao estádio de La Cerâmica, na próxima 3ª feira (3), em Villarreal, na comunidade autônoma de Valencia, com a vantagem de poder perder por um gol. Ainda assim, chegará à sua 10ª semifinal e tentará ganhar a 8ª Champions, na decisão com o vencedor de Real Madrid x Manchester City, no sábado, 28 de maio, em Paris, uma semana antes de seu aniversário de 130 anos, em 3 de junho.
A ESTATISTICA da União Europeia de Futebol revela: desde 2003-2004, o Liverpool foi o primeiro a chutar 12 bolas na direção do gol, no 1º tempo de um jogo semifinal da Liga dos Campeões, sem conseguir fazer gol. A justificativa tem nome e sobrenome: Geronimo Rulli, de 24 anos, 1,91m, goleiro argentino emprestado pelo Manchester City desde os 19 anos. Atuação notável, sem culpa nos gols.
O MEIA PAULISTA FABINHO, de 28 anos, teve gol anulado no 1º tempo, por impedimento. Ele saiu do Fluminense, sem ter feito sequer um jogo, em 2012, para o Rio Ave, de Portugal; passou pelo Real Madrid e se firmou no Mônaco, campeão francês, que o vendeu em maio de 2018 para o Liverpool por 45 milhões de euros (R$215 milhões). É sempre muito elogiado pelo técnico alemão Jurgen Klopp.
ANTES E DEPOIS DO JOGO, como em todos os jogos do Liverpool, desde 1960, os torcedores fizeram um espetáculo maravilhoso no estádio Anfield Road, cantando “You’ll Never Walk Alone” (Você Nunca Caminhará Sozinho). A música de dois compositores norte-americanos é cantada há mais de 70 anos e foi sucesso com Frank Sinatra (1945), Mario Lanza, notável tenor italiano (1950), Ray Charles (1963) e Elvis Presley (1968). Torcedores do Borussia Dortmund e do Celtic de Glasgow também adotaram a música.
Foto: Terra / Uol / Lance! / Placar