Foto: site bbc.co.uk
O Manchester City, do técnico espanhol Pep Guardiola, manteve a liderança invicta da Premier League ao vencer (1 x 0) o Tottenham de Londres, no encerramento da décima rodada, na noite desta última segunda (29) de outubro, no estádio de Wembley, nos arredores da capital inglesa. Entre os destaques, o atacante francês Riyad Mahrez, que fez o gol logo aos seis minutos e o goleiro Ederson, da seleção brasileira, ao evitar, de carrinho, o gol de empate de Harry Kane, artilheiro da Copa 2018. O jogo, muito pegado, foi visto por 90 mil torcedores, capacidade máxima do estádio, em noite de 21 graus.
CAMPO RUIM – Um jogo de futebol americano, realizado na véspera, deixou o campo muito ruim, algo anormal na Europa. Ainda eram bem visíveis as demarcações, principalmente a do escudo na NFL, a liga de futebol americano, no grande círculo. O gol do argelino Mahrez foi com assistência do inglês Sterling, após o corte errado do lateral Trippier. O meia argentino Erik Lamella perdeu o gol de empate aos 34 do primeiro tempo, quando isolou passe precioso de Dele Alli.
AINDA CHORA – Riyad Mahrez, autor do gol, é francês, naturalizado argelino, 27 anos,1,81m, foi comprado há quatro meses do Leicester por 60 milhões de libras e assinou contrato de cinco anos com o City. Ele costumava passar férias na Argélia e ainda chora ao se lembrar da morte do pai, que sofreu infarto fulminante, quando tinha 15 anos. Mahrez gosta muito dos três brasileiros do City – Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus – e diz ter vontade de assistir o Carnaval do Rio.
NO SALDO – A décima rodada terminou com 26 gols e o Manchester City, igual em tudo ao Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp e do atacante Roberto Firmino, da seleção brasileira, lidera o campeonato pelo saldo de gols (24 a 16). Os dois times somam 26 pontos, com 8 vitórias e 2 empates. O Chelsea, do técnico italiano Maurizio Sarri, é terceiro e também invicto – 7 vitórias, 3 empates -, com 24 pontos. Arsenal em quarto com 22 e o Tottenham, com a terceira derrota, caiu para o quinto lugar com 21 pontos.
AMARELOS – Tottenham 1 x 2 Manchester City teve só três cartões amarelos, dois para brasileiros: o apoiador Fernandinho, da seleção brasileira, por falta no argentino Erik Lamella, e o meia Lucas Moura, por ter segurado a bola com a mão, após cair simulando falta do lateral-direito Walker. O atacante Gabriel Jesus, da seleção brasileira, que só pôs duas vezes o pé na bola, entrou no minuto final, no lugar de Riyad Mahrez, autor do gol.
SERGIO AGUERO, atacante argentino, não esteve bem, mas só foi substituído aos 25 do segundo tempo pelo apoiador belga Kevin De Bruyne. O técnico Guardiola reforçou a defesa ao colocar o zagueiro inglês Kompany no lugar do meio-campo espanhol David Silva, nos minutos finais. O técnico argentino Maurício Pochettino, do Tottenham, substituiu Lucas Moura, aos 35 do segundo tempo, pelo dinamarquês Christian Eriksen.