Foto: site bbc.co.uk

O Manchester City, do técnico espanhol Pep Guardiola, manteve a liderança invicta da Premier League ao vencer (1 x 0) o Tottenham de Londres, no encerramento da décima rodada, na noite desta última segunda (29) de outubro, no estádio de Wembley, nos arredores da capital inglesa. Entre os destaques, o atacante francês Riyad Mahrez, que fez o gol logo aos seis minutos e o goleiro Ederson, da seleção brasileira, ao evitar, de carrinho, o gol de empate de Harry Kane, artilheiro da Copa 2018. O jogo, muito pegado, foi visto por 90 mil torcedores, capacidade máxima do estádio, em noite de 21 graus.

Foto: Catherine Ivill/Getty Images.

CAMPO RUIM – Um jogo de futebol americano, realizado na véspera, deixou o campo muito ruim, algo anormal na Europa. Ainda eram bem visíveis as demarcações, principalmente a do escudo na NFL, a liga de futebol americano, no grande círculo. O gol do argelino Mahrez foi com assistência do inglês Sterling, após o corte errado do lateral Trippier. O meia argentino Erik Lamella perdeu o gol de empate aos 34 do primeiro tempo, quando isolou passe precioso de Dele Alli.

Foto: goal.com / Getty

AINDA CHORA – Riyad Mahrez, autor do gol, é francês, naturalizado argelino, 27 anos,1,81m, foi comprado há quatro meses do Leicester por 60 milhões de libras e assinou contrato de cinco anos com o City. Ele costumava passar férias na Argélia e ainda chora ao se lembrar da morte do pai, que sofreu infarto fulminante, quando tinha 15 anos. Mahrez gosta muito dos três brasileiros do City – Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus – e diz ter vontade de assistir o Carnaval do Rio.

NO SALDO – A décima rodada terminou com 26 gols e o Manchester City, igual em tudo ao Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp e do atacante Roberto Firmino, da seleção brasileira, lidera o campeonato pelo saldo de gols (24 a 16). Os dois times somam 26 pontos, com 8 vitórias e 2 empates. O Chelsea, do técnico italiano Maurizio Sarri, é terceiro e também invicto – 7 vitórias, 3 empates -, com 24 pontos. Arsenal em quarto com 22 e o Tottenham, com a terceira derrota, caiu para o quinto lugar com 21 pontos.

Foto: telegraph.co.uk / Getty

AMARELOS – Tottenham 1 x 2 Manchester City teve só três cartões amarelos, dois para brasileiros: o apoiador Fernandinho, da seleção brasileira, por falta no argentino Erik Lamella, e o meia Lucas Moura, por ter segurado a bola com a mão, após cair simulando falta do lateral-direito Walker. O atacante Gabriel Jesus, da seleção brasileira, que só pôs duas vezes o pé na bola, entrou no minuto final, no lugar de Riyad Mahrez, autor do gol. 

Foto: Agüero / por Matthew Ashton – AMA/Getty Images

SERGIO AGUERO, atacante argentino, não esteve bem, mas só foi substituído aos 25 do segundo tempo pelo apoiador belga Kevin De Bruyne. O técnico Guardiola reforçou a defesa ao colocar o zagueiro inglês Kompany no lugar do meio-campo espanhol David Silva, nos minutos finais. O técnico argentino Maurício Pochettino, do Tottenham, substituiu Lucas Moura, aos 35 do segundo tempo, pelo dinamarquês Christian Eriksen.