Quatro dias depois de ter feito o gol da vitória (3 x 2) sobre o PSG, campeão francês, na estreia da Liga dos Campeões 2018-2019, Roberto Firmino, 26 anos, 1,81m, atacante da seleção brasileira, volta em alta no conceito dos torcedores, ao Anfield Road, com a lotação completa de 54 mil lugares, na tarde deste sábado (22), para o clássico de abertura da sexta rodada do Campeonato Inglês, com o Southampton, da maior cidade portuária da costa sul do Reino Unido.

FIRMINO forma com o egípcio Salah, que segunda (24) vai disputar o prêmio de melhor do mundo com Cristiano Ronaldo e Luka Modric, e o senegalês Sadio Mané, um dos melhores ataques europeus, dando ao Liverpool o saldo de nove gols nos cinco primeiros jogos, o que deixa o time só menos um gol atrás do Chelsea, ambos com 100% de aproveitamento, com cinco vitórias. Uma campanha que tem a assinatura do técnico alemão Jurgen Klopp, 51 anos.

MARK HUGHES, técnico galês de 54 anos, apesar do excelente currículo de ex-atacante, que jogou até os 38 anos, no Barcelona, Bayern, Chelsea e no próprio Southampton, ainda não ajustou o time, apenas décimo terceiro, com cinco pontos, uma vitória, dois empates e duas derrotas. Na última vez que se enfrentaram pelo campeonato, em 18 de novembro de 2017, o Liverpool venceu (3 x 0), com dois gols de Salah e um de Philippe Coutinho, hoje no Barcelona.

UM BILHÃO – Nas quatro últimas temporadas, o Liverpool gastou o equivalente a 1 bilhão de reais para tirar jogadores do Southampton, entre eles os zagueiros Lovren (croata) e Van Dijk (holandês), e o atacante Sadio Mané, que em 2015 levou a torcida ao delírio, com três gols em menos de três minutos, no hat-trick mais rápido da história da Premier League. 

BRASILEIROS – O goleiro Ederson, o apoiador Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, que voltou a ser convocado ontem (21) para a seleção, estarão neste sábado (22) em Cardiff – capital mais nova da Europa, desde 20/12/95 a capital do País de Gales – para o jogo do Manchester City, do técnico espanhol Pep Guardiola, com o Cardiff City FC, que participa do Campeonato Inglês porque até 1992 o País de Gales não tinha campeonato profissional.

MESMO COM a campanha ruim do time, ainda sem vitória em cinco rodadas – 3 derrotas, 2 empates e saldo negativo de seis gols (3 x 9) -, o Cardiff City Stadium estará com a lotação de 55 mil lugares completa. O City é terceiro com 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate – e tem o melhor saldo (11), superando o Chelsea (10) e o Liverpool (9). O City não foi bem na estreia da Liga dos Campeões, perdendo (2 x 1), em casa, para o francês Olympique Lyon.

LÍDER VISITANTE – Um clássico de times da capital, amanhã (23), no Estádio Olímpico de Londres: o líder Chelsea, da região norte, visita o West Ham, do leste, no confronto dos técnicos Maurizio Sarri, napolitano de 59 anos, em sua primeira temporada no Chelsea – do zagueiro David Luiz e do meia Willian -,  e Manuel Pellegrini, chileno de 65 anos, também estreante na Premier League. 

CHELSEA é líder com 100% de aproveitamento – 5 jogos, 5 vitórias – e o West Ham, após quatro derrotas e só uma vitória em cinco rodadas, é apenas décimo sexto. 

Foto: site liverpoolfc.com