O PONTA RAPHINHA, da seleção brasileira na Copa de 2022, foi duramente recriminado pelo técnico Xavi Fernandez, ao ser expulso aos 42 minutos do 1º tempo, no 0 x 0 deste domingo (13), na estreia do Barcelona no Campeonato Espanhol de 2023-2024 com o Getafe. O árbitro Cesar Soto Grado, de 43 anos, mostrou vermelho direto para Raphinha, após a cotovelada na cara do zagueiro Pedro Gaston, uruguaio de 23 anos.
CAMPEÃO DA TEMPORADA 2022-2023, o Barcelona exerceu amplo domínio do jogo, com 81% de posse de bola, mas só acertou quatro das dezesseis finalizações na direção do gol, todas defendidas pelo goleiro espanhol David Soria, de 30 anos, 1,92m, dos mais firmes nas saídas de bola. O técnico espanhol José Bordalás, de 59 anos, soube armar bem o esquema defensivo para neutralizar o ataque do Barça, que teve no alemão Robert Lewandowski uma figura apagada.
GETAFE 0 x 0 BARCELONA registrou 13.410 pagantes no Coliseu Alfonso Perez, que dia 30 completa 25 anos de inauguração, no município de Getafe, a 14 km ao Sul de Madrid. O atacante Jaime Mata, madrilenho de 24 anos, deixou o Getafe com 10, ao ser punido com a primeira expulsão de sua carreira, aos 12 minutos do 2º tempo, por reclamar, abrindo os braços e gritando, de falta, que teria sofrido do atacante Ansu Fati, de 20 anos.
O INÍCIO DA TEMPORADA 2023-2024 não foi bom para Raphinha, expulso, menos ainda para o zagueiro paulista Eder Militão, do Real Madrid, que passará por cirurgia do joelho esquerdo e ficará afastado por sete meses, podendo perder o restante da temporada. A torção do joelho esquerdo, aos 5 minutos do 2º tempo de Athletico Bilbao 0 x 2 Real Madrid, sábado (12), afetou o ligamento cruzado de Eder Militão, que saiu chorando.
CLÁSSICO SEM VENCEDOR PELA 7ª VEZ
CHELSEA E LIVERPOOL completaram sete confrontos sem vitória, desde agosto de 2021, no primeiro clássico da temporada 2023-2024 da Premier League, neste domingo (13), diante de 40 mil torcedores no Estádio Stamford Bridge, na região central de Londres. O ponta colombiano Luis Diaz, comprado por 40 milhões de libras (R$352 milhões) do Porto, fez o gol do Liverpool aos 18, e o zagueiro francês Axel Disasi empatou aos 38 minutos do 1º tempo.
OS TIMES HAVIAM empatado os últimos quatro confrontos em 0 x 0, e antes de marcarem seus gols, hoje (13), tiveram um gol anulado pelo VAR, em análise de menos de um minuto, sem nenhuma reclamação dos jogadores ao árbitro Anthony Taylor. O ponta canhoto egípcio Mohamed Salah, em sua sexta temporada consecutiva no Liverpool, não fez gol na estreia da Premier League, e saiu irritado, arrancando as ataduras do braço, ao ser substituído.
O JOGO MARCOU a estreia do técnico argentino Mauricio Pochettino, ex-zagueiro de 51 anos, desde 1994 na Europa e de volta à Inglaterra deepois de nove temporadas, quando dirigiu o outro time grande de Londres, o Tottenham, em 2014. Ele ganhou abraço afetuoso, ao final do jogo, do alemão Jurgen Klopp, ex-zagueiro de 56 anos, desde 2015 dirigindo o Liverpool. É o primeiro campeonato de Klopp sem óculos, após a cirurgia de catarata, feita durante as férias de julho.
CHELSEA 1 x 1 LIVERPOOL registrou boa participação de sul-americanos, com os goleiros Alisson Becker, gaúcho de 30 anos, titular da seleção brasileira nas duas últimas Copas, desde 2018 no Liverpool, e Robert Sanchez, espanhol de 25 anos, um dos contratados do Chelsea, o que mais investiu na Premier League 2023-2024. Também tiveram boa atuação o meia argentino Enzo Fernandez e o atacante uruguaio Darwin Nuñez, e o zagueiro carioca Tiago Silva, do Chelsea.
UMA NOVIDADE da temporada de 2023-2024 da Premier League é a realização de um clássico nas seis primeiras rodadas do campeonato mais visto no mundo, com mais de 700 milhões de torcedores nos cinco continentes. Os próximos serão Tottenham x Manchester United, Arsenal x Manchester United, Everton x Arsenal, Manchester City x Fulham e Arsenal x Tottenham. Os ingressos para todos os jogos estão esgotados, três meses antes do início do campeonato.
Foto: DeFodi Images/Icon Sport e Lance!