No domingo de intensa vibração e alegria para os 42 mil torcedores que lotaram a Arena Juventus, em Turim, comemorando os primeiros gols de Cristiano Ronaldo, na vitória (2 x 1) sobre o Sassuolo, pela quarta rodada do campeonato, o registro triste foi o da expulsão do atacante Diego Costa, da seleção brasileira, por uma cusparada na cara do atacante italiano Federico Di Francesco, de 25 anos. O árbitro Danielle Chiffi recorreu ao apoio do árbitro de vídeo e em seguida mostrou o cartão vermelho.

FAMINTO – Cristiano Ronaldo mostrou-se, como sempre, muito voraz, faminto de gol. Nos três primeiros jogos, com Chievo, Lazio e Parma, tentou o quanto pôde, contou com o apoio dos companheiros, mas esbarrou sempre na marcação e nas boas defesas do goleiro. Neste domingo (16) foi diferente, embora só tenha conseguido o objetivo no segundo tempo, depois de várias finalizações antes de sair para o intervalo.

OS GOLS – Logo aos cinco do segundo tempo, em jogada de que participaram o uruguaio Betancurt, meio-campo de boa técnica, e o colombiano Juan Cuadrado, ponta que jogou na lateral, Cristiano Ronaldo fez o primeiro gol com a camisa da Juventus. Quinze minutos depois, com o time dominando amplamente, o artilheiro de 400 gols – marca obtida neste jogo em campeonatos nacionais – fez o segundo aos 20 minutos. Novo delírio dos torcedores na Arena Juventus, onde estavam, com a camisa do clube, sua mulher Cristiana e seu filho Cristiano Júnior.

HISTÓRICO – A Juventus é o quarto time de Cristiano Ronaldo em campeonatos nacionais. De 2001 a 2003, ele fez 31 jogos e 5 gols pelo Sporting de Lisboa, sendo três pelo Campeonato Português. De 2003 a 2009, no Manchester United – 292 jogos, 118 gols -, foram 84 gols no Campeonato Inglês. No Real Madrid, de 2009 a 2018, ele 450 gols em 438 jogos, sendo 311 pelo Campeonato Espanhol. Hoje – 16 de setembro – fez os dois primeiros gols em quatro jogos pela Juventus de Turim no Campeonato Italiano, depois de 37 finalizações em 320 minutos.

Cristiano Ronaldo não quer descanso: ele jogou, do início ao fim, todos os quatro jogos desta sua primeira temporada pela Juventus. Dentro do seu histórico, bom lembrar que no Sporting, seu primeiro time, só fez o primeiro gol no quinto jogo, mas no Manchester United e no Real Madrid, marcou o primeiro gol logo na estreia.

TIME HISTÓRICO – A Juventus vai colocar em seu precioso salão de troféus uma moldura especial com a foto do time que entra para a história do clube, com os primeiros gols do consagrado artilheiro. Escalação: Szczesny,  João Cancelo, Bonucci, Benatia e Cuadrado; Khedira, Betancur, Matuidi e Dybala; Douglas Costa e Cristiano Ronaldo. Técnico – Massimiliano Allegri.

ESPINGARDA – Gazetta dello Sport – principal jornal italiano – estampa, em sua primeira página, imediatamente após os primeiros gols de Cristiano Ronaldo pela Juventus, lider do campeonato com 100% de aproveitamento – 4 vitórias em 4 jogos -, este destaque: “CRISTIANO RONALDO É DOPPIETA!”, ou seja: “CRISTIANO RONALDO É UMA ESPINGARDA”. Em Madrid, também online, MARCA – principal jornal esportivo espanhol – ressalta: “CRISTIANO DESPERTÓ HAMBRIENTO!” , ou seja: “CRISTIANO ACORDOU COM FOME”.

Foto: site indianexpress.com / Reuters