Fernandinho / trendy balls

O apoiador Fernandinho, 33 anos, paranaense de Londrina e na Inglaterra desde 2013, falhou feio ao cometer pênalti no jovem meia inglês Sean Longstaff, 23 anos, e complicou a situação do vice-lider Manchester City, do técnico espanhol Pep Guardiola, que pode ficar a sete pontos do líder, se o Liverpool ganhar nesta última quarta (30) de janeiro do Leicester, em Liverpool. O City abriu o placar antes dos 30 segundos, com o gol do argentino Sergio Aguero, aos 26 segundos.

O Manchester City sofreu a virada (2 x 1) no segundo tempo, no St.James Park, em Newcastle, maior cidade do norte inglês, a 450 km da capital Londres. O gol de empate, aos 21, foi do venezuelano José Rondon, 29 anos, emprestado pelo West Bromwich. O pênalti de Fernandinho foi convertido aos 35 pelo atacante inglês Matt Ritche, 29 anos, em cobrança forte e colocada, sem chance para o goleiro Ederson, reserva de Alisson na seleção brasileira.

QUATRO BRASILEIROS – O goleiro Ederson e o apoiador Fernandinho foram mantidos até o fim do jogo. O lateral-esquerdo Danilo foi substituído pelo alemão Gundogan, de origem turca, aos 37 do segundo tempo. Gabriel Jesus, outra vez na reserva, só entrou aos 28 do segundo tempo no lugar do alemão Leroy Sané, mas nada acrescentou ao rendimento ofensivo do time. A derrota para o Newcastle, décimo quarto colocado, que só conseguiu a sexta vitória em 24 jogos, foi decepcionante para o Manchester City.

100 JOGOS COM DERROTA

GUARDIOLA, em 100 jogos no atual campeão inglês, sofreu a décima segunda derrota, depois de 15 empates e 73 vitórias, com seu time marcando 249 gols e sofrendo 85. Se o líder Liverpool, que joga hoje (30), em casa, vencer o Leicester, a vantagem vai aumentar para sete pontos. Faltando catorze rodadas, o Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, vai ficar ainda mais perto do título.

Na Inglaterra desde julho de 2016, o técnico espanhol Pep Guardiola, 48 anos, campeão da temporada 2017-18 em que o Manchester City passou de 100 pontos, não terá motivo para se lembrar do seu centenário no clube. Ontem (29), ao completar 100 jogos, perdeu de virada (2 x 1) para outro técnico espanhol, Rafael Benitez, de 58 anos, 10 anos mais velho. O Newcastle não ganhava do Manchester City há 22 jogos!

RICHARLISON – O ex-atacante do Fluminense voltou a fazer gol, no 1 x 0 de ontem (29) sobre o lanterna Huddersfield, deixando o Everton de Liverpool em oitavo com 33 pontos. Richarlison é o segundo brasileiro com mais gols nas cinco principais Ligas europeias, com o décimo gol que marcou na noite de ontem, em Huddersfield. O primeiro é Neymar, com 13. O PSG anunciou ontem (29) que até sábado (2) decidirá sobre o caso da contusão de Neymar. O clube tenta evitar nova cirurgia.

EVITOU PERDER – Com dois gols nos cinco minutos finais – Pogba, de pênalti, e Lindelof -, o Manchester United evitou a derrota para o Burnley, na noite de ontem (29), no estádio Old Trafford, em Manchester, noroeste inglês. O time do técnico norueguês Gunnar Solskjaer manteve a invencibilidade, depois de estar em desvantagem (2 x 0), mas perdeu a sequência de vitórias.