O ZAGUEIRO RODRIGO BECÃO, soteropolitano, como todo baiano que nasce em Salvador, tornou-se neste sábado (13) o terceiro brasileiro a marcar o 1º gol de três dos cinco principais campeonatos europeus da temporada 2022-2023. Ele fez de cabeça o 1º gol da visitante Udinese, logo aos 2 minutos, mas o campeão Milan, sempre predominante em seu estádio de San Siro, ganhou de virada por 4 x 2. 

RODRIGO BECÃO, campeão da Copa do Nordeste de 2017, foi emprestado pelo Bahia ao CSKA Moscou por 400 mil euros, ganhou a Supercopa da Rússia de 2018, e foi vendido em 2019 à Udinese por 1.400 mil euros (R$7 milhões). Bom lembrar: Zico foi artilheiro da Udinese, de 1983 a 1985, com 22 gols em 39 jogos.

O PRIMEIRO GOL do Campeonato Francês 2022-2023 foi do meia gaúcho Tetê, de 22 anos, pelo Lyon, na vitória sobre o Ajaccio por 2 x 1. Revelado no Grêmio, que o vendeu ao Shakhtar, foi emprestado pelo clube da Ucrânia ao Lyon, pouco depois da invasão das tropas da Rússia. 

O PRIMEIRO GOL do Campeonato Inglês 2022-2023 foi do atacante paulista Gabriel Martinelli, de 21 anos, que também marcou o 2º, na vitória do Arsenal sobre o Crystal Palace por 2 x 0. Ele foi revelado no Ituano, e depois de convocado para amistosos, deve entrar na lista final dos 26 do técnico Tite para a Copa do Mundo.

MILAN 4 x 2 UDINESE, com os gols do Milan do lateral francês Theo Hernandez, e dois do atacante croata Ante Rebic, que deu assistência ao meia espanhol Brahim Diaz, que voltou a marcar depois de 322 minutos. O técnico Stefano Pioli, do Milan, pensativo com os gols de cabeça, de zagueiros, que o time sofreu: o 2º foi do marroquino Adan Massina.

VITÓRIA SOFRIDA DA INTER

A VICE-CAMPEÃ INTER DE MILÃO, do técnico Simone Inzaghi, estreou com vitória sofrida sobre o Lecce por 2 x 1, no estádio Via del Mare, em Lecce. O 1º gol, logo aos 2 minutos, foi de Lukaku, maior artilheiro da seleção da Bélgica – 68 gols em 102 jogos -, de volta a Milão, após temporada ruim no Chelsea de Londres. 

A INTER SOFREU O EMPATE no início do 2º tempo, com o gol do atacante africano Assan Ceesay, da seleção de Gâmbia, e só conseguiu a vitória sofrida na estreia, aos 49 minutos, com o gol de fora da área do lateral-direito holandês Denzel Dumfries, de 26 anos. 

ESTREANTE NA SÉRIE A depois de mais de 100 anos, o Monza perdeu em seu estádio Brianteo para o Torino por 2 x 1, sem gol de italiano. O meia russo Miranchuk e o atacante paraguaio Antonio Sanabria marcaram os do Torino, e só nos acréscimos do 2º tempo, aos 48 minutos, o atacante português Danny Mota fez o gol do Monza.

OUTRA DERROTA EM CASA foi a da Sampdoria para o Atalanta, da cidade de Bergamo, por 2 x 0, no estádio Luigi Ferraris, da cidade portuária de Gênova. O 1º gol foi do zagueiro mato-grossense Rafael Tolói, de 31 anos, formado no Goiás, e desde 2014 na Itália. Naturalizado, ele é da seleção italiana, campeã da Eurocopa. O 2º gol foi do ponta inglês Ademola Lookman, de 24 anos.

Foto: IMAGO