O atacante Cryzan, paulista de 23 anos, nascido em Sud Mennucci, a 627 km da capital, entra na história do Clube Desportivo Santa Clara, como autor do gol da primeira vitória sobre o Benfica, no estádio da Luz, na noite de ontem (23), tirando a equipe da liderança, faltando seis rodadas. O Santa Clara, de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, capital econômica da Ilha dos Açores, a 1.445 km de Lisboa, conseguiu, pela primeira vez, fazer quatro gols no time com mais títulos (37) em Portugal.

EMPOLGANTE – Mesmo ainda sem público, o jogo foi muito empolgante, com cinco dos sete gols no primeiro tempo, em que o Benfica chegou a estar perdendo duas vezes, mas conseguiu sair para o intervalo com 3 x 2. O volante paulista Anderson Carvalho, de 30 anos, fez 1 x 0 Santa Clara, e o meia português Rafa Silva, de 27, anos empatou, mas os visitantes marcaram 2 x 1 com o meia belga Ryan Sanusi, de 28 anos. O maranhense Carlos Vinícius, de 25 anos, tratado como Vinícius da pose, pelos torcedores do Benfica, entrou e fez a virada (3 x 2) nos minutos finais do primeiro tempo. Ele é o artilheiro do campeonato com 17.

VIRADA HISTÓRICA – Cryzan tornou-se então o nome da virada histórica no estádio da Luz. Ele fez o terceiro gol do Santa Clara e deu assistência para o ponta-direita Zé Manuel marcar o quarto gol, aos 50 minutos, quando o empate já parecia satisfazer. José Manuel Silva Oliveira é de Braga e tem 29 anos, nascido no mesmo dia de Pelé, 23 de outubro, e seu primeiro contrato com o Santa Cruz termina exatamente dentro de uma semana (dia 30).

O HERÓI DA LUZ – Tão cedo não se esqueçará no estádio da Luz o nome de Cryzan da Cruz Queiroz Barcelos, que vai fazer 24 anos dia 7 de julho. Ele tem 1,90m e era do Athletico Paranaense antes de se transferir para Portugal. Sente prazer em dizer que nasceu em Sud Mennucci, município pioneiro no Brasil no fornecimento de acesso wi-fi gratuito à população, e que tem o nome em homenagem ao educador, escritor, geógrafo, sociólogo e jornalista Sud Mennucci – 1892 – 1948 -, nascido em Piracicaba e um dos jornalistas mais brilhantes do Estado de São Paulo, onde trabalhou a convite do fundador Julio Mesquita.

SANTA CLARA – A trajetória do clube, fundado em 12/5/1927, é bem modesta no futebol, com um só título, o de campeão da segunda divisão em 1997-98. Depois de quinze temporadas de muito trabalho, o time só conseguiu chegar à elite do futebol português em 2018, e agora, em 2019-20 realiza sua melhor campanha. A vitória sobre o Benfica o levou ao oitavo lugar, igualando o número de vitórias e derrotas (10), mas ainda  ainda com saldo negativo de gols (29 a 34). O técnico é João Henriques, de 47 anos, português nascido em Tomar, distrito de Santarém, província do Ribatejo, região central do sempre belo Portugal.

Fotos: Benfica F C, EPA/MANUEL DE ALMEIDA / POOL, SAPO DESPORTO.